Futebol

Atlético Madrid x FC Porto – Liga dos Campeões

O Futebol Clube do Porto volta a encontrar, na fase de grupos da Liga dos Campeões, o Atlético Madrid. Esta será a 11ª vez que ambas as equipas se defrontam no total de todas as competições.

Nos 10 jogos já disputados entre ambas as equipas, os “colchoneros” arrecadaram os três pontos por quatro vezes, e por outras tantas houve divisão de pontos. Apenas por duas vezes a vitória sorriu aos “dragões” (na fase de grupos da Liga dos Campeões de 2009/10, o FC Porto venceu por 2-0 e 0-3).

FC Porto na Liga dos Campeões

O FC Porto é uma equipa a ter em conta para os seus adversários. Vencedor de duas Ligas dos Campeões, os “dragões” acabam por impor respeito além-fronteiras.

Partilhando o grupo ainda com Bayer Leverkusen e Club Brugge, o FC Porto está em condições de ser uma das equipas a passar diretamente à próxima fase. O oposto aconteceu no ano passado, onde ficou enquadrado com um dos grupos da “morte”: Atlético Madrid, Liverpool (finalista vencido) e AC Milan. Na altura, a equipa portuense ficou em terceiro lugar, sendo relegada para a Liga Europa.

Apesar de ter perdido algumas referências do seu plantel – Vitinha e Fábio Vieira à cabeça – Sérgio Conceição conta com um plantel equilibrado para fazer frente a esta fase.

Desde já, porque Mehdi Taremi continua de “pé quente” em todas as provas, a quem se junta Evanilson e Pepê na frente. Também Gabriel Veron, reforço que chegou este verão, traz velocidade ao ataque azul e branco.

Mehdi Taremi já marcou cinco golos esta temporada
Foto: FC Porto

Atrás, não nos podemos esquecer de Otávio, peça fundamental no onze titular e, claro, Pepe. O capitão de 39 anos já mostrou que sabe o que é ganhar (e as três Ligas dos Campeões depressa o denunciam), como também tem mestria suficiente para travar as ofensivas adversárias. Na baliza, o jovem Diogo Costa segurou a titularidade e não mais a largou. O guarda-redes de 22 anos mostrou que é a escolha certa e, certamente, o futuro da nossa seleção.

Em seis jogos disputados (contando com o da Supertaça), o FC Porto marcou 15 golos, um terço deles através de Taremi. Por outro lado, apenas sofreu quatro tentos, três deles aquando da última derrota no campeonato, frente ao Rio Ave FC.

Atlético Madrid na Liga dos Campeões

O Atlético Madrid tem vindo a fazer boas campanhas na Champions. Chegou, por duas vezes nos últimos três anos, aos quartos de final da prova e, se recuarmos até ao início da década de 2010, alcançou a final por um par de vezes (2013/14 e 2015/16).

Na temporada passada, os “colchoneros” chegaram aos oitavos de final depois de derrotar o Manchester United. Na primeira mão, um empate a uma bola (com golo de João Félix) deixou tudo em aberto para Old Trafford, onde Renan Lodi marcou o golo solitário que deu a passagem aos quartos de final. Nessa eliminatória, foram derrotados pelo Manchester City, onde perderam por 1-0 no agregado das duas mãos (1-0 no Etihad, com golo de Kevin de Bruyne, e 0-0 em casa).

João Félix é um velho conhecido do FC Porto
Foto: Atlético Madrid

O seu plantel conta com jogadores que conhecem bem a realidade portuguesa: Jan Oblak, Alex Witsel e João Félix foram todos jogadores do SL Benfica, clube por onde passou também Reinildo Mandava, e Felipe vai reencontrar a sua antiga equipa. É de referir ainda a ausência do guarda-redes esloveno, por lesão, para a partida inaugural.

A nível interno, a formação liderada por Diego Simeone conta com duas vitórias, um empate e uma derrota. O mais surpreendente é, no entanto, o rácio de golos marcados e sofridos: cinco para três.

Há um dado curioso a reter para este encontro: “Cholo” Simeone nunca perdeu frente ao FC Porto, ao contrário do que sucedeu com Sporting CP, SL Benfica e… Académica. Marcará igualmente o reencontro entre ambos os treinadores, que partilharam balneário na Lazio em 1999/2000.

O árbitro do Atlético Madrid x FC Porto

O juiz escolhido para este encontro é Szymon Marciniak, da Polónia. O árbitro de 41 anos, que faz parte dos quadros da FIFA desde 2011, já esteve presente em várias partidas de ambos os clubes.

Do lado do FC Porto, arbitrou o jogo que deu acesso à Liga dos Campeões em 2016/17. Na altura, “os Dragões” venceram por 0-3 a AS Roma. Um dos golos foi marcado por Felipe, defesa agora do Atlético, e Hector Herrera, antigo jogador das duas equipas, fez duas assistências.

Esteve igualmente associado a vários jogos do Atlético Madrid: em 2015/16, arbitrou o Galatasaray x Atlético (0-2); Em 2016/17, participou no Atlético x Bayern (1-0); em 2019/20, no Atlético Madrid x Liverpool (1-0). Arbitrou ainda a Supertaça Europeia entre as duas equipas de Madrid em 2018/19, com a vitória a sorrir aos “colchoneros”.

Foto de Capa: FC Porto

Artigos que também podes gostar

Futebol

A Liga dos Campeões da UEFA é, desde a sua fundação em 1955 (altura em que era conhecida por “Taça dos Clubes Campeões Europeus”,...

Futebol

Índice 1. O início da jornada: as primeiras participações do Benfica na Liga dos Campeões 2. História de conquistas: os títulos europeus do Benfica...

Futebol

Na qualidade de um dos clubes de futebol mais icónicos de Portugal, inserido no grupo dos aclamados “Três Grandes”, em que se faz acompanhar...

Futebol

Fica a conhecer as contas das equipas portuguesas nas competições europeias.

bwin.pt | Todos os direitos reservados