Já há alguns anos que, no mundo do futebol, o pós-Natal é visto com muita expetativa. É nesta altura que todos se reúnem para ver o regresso da Premier League, uma das melhores competições a nível desportivo, no chamado Boxing Day.
Qual é o significado do Boxing Day?
Ninguém sabe exatamente a época em que começou, mas o objetivo era apenas um: ajudar os mais pobres.
Uma das teorias está relacionada com uma tradição entre os membros da nobreza e os seus criados, onde era dada, para além de folga no dia seguinte ao Natal, uma caixa com alguns bens que sobravam da Consoada, as “Christmas boxes” (caixas de Natal).
Por outro lado, nas igrejas, por altura natalícia, eram colocadas caixas à porta onde as pessoas deixavam algumas doações, entre comida a dinheiro, para serem distribuídas pelos mais necessitados no dia a seguir ao Natal.
Desta forma, o “Boxing Day” (“Dia das Caixas” em português) tornou-se um feriado nos países anglo-saxónicos, sendo essa altura aproveitada para vários momentos de família, sendo também o dia em que são trocados alguns presentes recebidos, havendo grandes promoções nessa época. É comemorado no primeiro dia útil a seguir ao Natal.
E qual é a ligação do Boxing Day ao futebol?
Das tradições familiares à volta da mesa até aos momentos de lazer, várias são as formas de aproveitar o feriado a seguir ao Natal.
Neste caso, a evolução passou depressa das corridas de cavalos para o futebol e, devido ao facto de o calendário inglês ser bastante apertado, houve a necessidade de se aproveitar este momento natalício para incluir mais algumas partidas.
Inicialmente, apenas equipas com relativa proximidade geográfica jogavam entre si, no entanto, o futebol começou a popularizar-se e da Premier League até à quarta divisão inglesa, todos os clubes se enfrentam.
Devido à globalização do futebol, são vários os adeptos de todos os cantos do Mundo que anseiam por esta altura, por não haver qualquer competição importante a decorrer nos seus países.
Já aqueles que podem assistir ao jogo no estádio, geralmente, vão vestidos com indumentárias natalícias, por isso, é bastante normal haver mais do que um Pai Natal a pintar de vermelho e branco as bancadas dos seus clubes.
Certo é que o Boxing Day inglês se tornou tão popular, que há ligas que o estão a tentar perpetuar nos seus próprios países. E tu, gostavas de ter esta tradição em Portugal?