Futebol

Campeão Mundial de 2022: El Pibe no céu, Dibu com os pés na terra e muita emoção

Quem ganhou o Mundial 2022?

Soou o apito final do Mundial mais polémico da história. A final não poderia ter sido mais emotiva. A razão europeia enfrentou a emoção sul-americana e culminou num dos jogos mais frenéticos de sempre. No fim, 36 anos depois da última conquista, a Argentina levantou o terceiro troféu de campeão mundial de futebol.

Campeão Mundial de 2022: a caminhada até à final

Chegou como uma das favoritas à vitória, mas tropeçou logo no jogo inaugural frente à equipa teoricamente mais fraca do grupo, a Arábia Saudita. É assim que podemos definir o início da caminhada da Argentina no Mundial 2022.

As vitórias seguintes frente ao México – um eterno rival – e à Polónia permitiram que a Argentina segurasse o primeiro lugar e consequente passagem aos oitavos de final.

Se na ronda dos melhores 16 foi fácil ultrapassar a Austrália, o mesmo não se pode dizer dos quartos de final frente aos Países Baixos, com a partida a ser decidida nas grandes penalidades, depois da resposta épica dos europeus.

Já na meia-final, a luta foi de 10 nas costas, dividida entre Modric e Messi. O argentino levou a melhor, mas o respeito entre ambos imperou.

A melhor final de sempre

Lionel Messi de um lado, Kylian Mbappé de outro. A pura classe enfrentava a irreverência. Um lutava pelo único troféu que lhe faltava, outro procurava pelo bicampeonato, chegando assim a uma marca que apenas Pelé conseguiu alcançar (vencer dois Campeonatos do Mundo com menos de 24 anos).

A raça da Argentina começou desde cedo a ser notada e o jogo parecia apenas ter o sentido da baliza de Hugo Lloris. Dembelé derrubou Di María e o árbitro Simon Marciniak apontou de imediato para a marca dos 11 metros. Lionel “La Pulga” Messi agigantou-se perante o guardião francês e fez assim o primeiro. Mas o espetáculo argentino viria pouco tempo depois.

Numa jogada que merece estar nos almanaques do futebol, Messi tocou para Julián Alvarez, que colocou em Mac Allister, que passou a Di “Magia”, que culminou da melhor forma, levando todos às lágrimas, inclusivamente o próprio Di María, que não conseguiu conter a emoção.

Chegávamos ao intervalo e ninguém estava preparado para o que aí vinha. A Argentina mantinha-se por cima do jogo, mas Deschamps continuava a colocar as melhores peças em campo. Aos 80 minutos, Otamendi acabou por fazer falta e Mbappé foi chamado a converter o segundo penálti do jogo. Apesar da tenra idade, o “menino de ouro” francês não tremeu e bateu Emiliano Martínez. O jogo estava relançado e acabou por ficar ainda mais espetacular quando, um minuto depois, Mbappé bisa e coloca tudo por igual. O jogo de nervos estava apenas no início.

Kylian Mbappé foi um dos destaques da final do Mundial 2022 ao marcar um hat-trick

O prolongamento começava e ambas as equipas faziam de tudo para evitar as grandes penalidades. Messi assistiu Lautaro Martínez, que rematou para uma defesa apertada de Lloris; na recarga, Leo faz o golo, apesar dos esforços de Upemecano para aliviar a bola. Contavam-se 108 minutos de jogo.

A resistência francesa fez-se sentir e aos 117 minutos voltam a empatar a partida, após mão de Montiel, que desceu ao inferno nesse momento. Mbappé voltou a ludibriar “Dibu” Martínez e fez o 3-3. Kolo Muani teve nos pés uma oportunidade incrível para fazer o 4-3 nos instantes finais, mas pela frente encontrou uma das figuras deste Mundial – Emiliano Martínez – que, numa mancha espetacular, negou o golo ao francês. O desempate por grandes penalidades era inevitável.

Messi e Mbappé inauguraram esta decisão com sucesso. Coman acabou por ver o guardião argentino defender a sua grande penalidade. Dybala marcou o segundo para a “albiceleste” e Tchouaméni atirou rasteiro, mas a bola passou ao lado. Paredes acertou e Kolo Muani ainda deu alguma esperança aos franceses, que foi destruída por Montiel logo de seguida, redimindo-se assim do penálti que havia cometido . A história estava escrita.

Uma final como o Mundo merecia, com duas equipas de grande nível que acabaram por mostrar a magia do futebol. Maradona voltaria a ser relembrado, Messi eternizado e Emiliano Martínez consagrou-se como um dos melhores jogadores argentinos.

Os prémios da final do Mundial de 2022

A seleção Campeã do Mundo em 2022 acabou por arrecadar grande parte dos prémios.

  • Prémio Melhor Jogador Jovem do Mundial 2022: Enzo Fernández
  • Prémio Melhor Marcador do Mundial 2022: Mbappé
  • Prémio Melhor Guarda-Redes do Mundial 2022: Emiliano Martinez
  • Prémio Melhor Jogador: Lionel Messi

Em primeiro lugar, o Prémio Melhor Jogador Jovem do Mundial 2022 foi entregue a Enzo Fernández, médio da Argentina que segurou o seu lugar ainda durante a fase de grupos e mostrou ser muito importante no meio-campo da “albiceleste”. O jogador do SL Benfica – um dos dois Campeões do Mundo das “águias” – chegou ainda a marcar um golo e a fazer uma assistência, sucedendo a Kylian Mbappé nesta premiação.

Mbappé, um dos jogadores mais velozes do Mundial, com oito golos marcados, foi o melhor marcador deste Mundial. Duplicou a sua contagem pessoal em comparação com o Mundial de 2018 e torna-se ainda mais especial devido à sua tenra idade (23 anos, completando 24 no dia 20 de dezembro) e ao percurso que ainda tem pela frente. O hat-trick marcado na final frente à Argentina deixou um sabor agridoce, mas demonstrou todo o potencial do avançado para o que daí virá em diante.

Enzo Fernández, Lionel Messi, Emiliano Martinez e Kylian Mbappé com os respetivos prémios do Mundial 2022

Intransponível na baliza, Emiliano “Dibu” Martinez foi galardoado com a Luva de Ouro neste Mundial. O guardião foi incrível nas duas decisões de grandes penalidades a que foi sujeito, para além de todas as defesas que seguraram o resultado nesta final. A aposta de Scaloni no guarda-redes do Aston Villa tornou-se certeira, juntando assim o troféu de Campeão Mundial à Copa América e à Finalíssima.

O prémio de melhor jogador do torneio foi para Lionel Messi. Se pouco há a acrescentar sobre o astro argentino, muito se pode aprender com o seu tipo de jogo. Importante em todos os momentos da Argentina, uniu o grupo em torno de um só objetivo e logrou acrescentar o único título que faltava ao seu palmarés. Lutou até ao fim pela Bota de Ouro deste Mundial, indo esta para o seu companheiro de equipa, Kylian Mbappé, mas alcançou o “prémio carreira” que tanto desejava.

Messi foi a grande figura do Mundial 2022

Leo está de parabéns e, para a história, fica a semelhança incrível entre uma foto sua tirada nos festejos do título com uma outra tirada a Diego “El Pibe” Maradona, em 1986, fechando com chave de ouro aquela que terá sido a sua última participação num Mundial.

Artigos que também podes gostar

Futebol

Conhece as 11 maiores transferências do futebol mundial.

Futebol

Há um português entre os melhores marcadores da Champions!

Futebol

Vê quem são os 10 Maiores Marcadores da História do Mundial de Clubes

Futebol

Portugal é um país pródigo no futebol. De clubes campeões europeus a seleções vencedoras, passando por jogadores imortais, não há quem não tenha ainda...

bwin.pt | Todos os direitos reservados