Cristiano Ronaldo não é apenas um dos maiores fenómenos desportivos a nível nacional. É-o também à escala mundial. Por isso, nada melhor do que recordar alguns dos momentos mais importantes da carreira de Cristiano Ronaldo, porque nunca é demais celebrar tudo o que conseguiu conquistar.
Carreira do Cristiano Ronaldo
O primeiro troféu de Cristiano Ronaldo
Cristiano Ronaldo conquistou a sua primeira taça a 18 de agosto de 2002, num triunfo do Sporting CP por 5-1 diante do Leixões, a contar para a Supertaça portuguesa.
Ronaldo, contudo, acabou por não sair do banco. Carlos Carvalhal era o técnico da equipa de Matosinhos e Laszlo Bölöni o treinador de CR7.
A estreia de Cristiano Ronaldo enquanto sénior
Ronaldo tinha 17 anos quando Laszlo Bölöni o lançou numa partida frente ao Inter de Milão, a contar para a Liga dos Campeões, substituindo Toñito aos 58 minutos.
O Sporting CP empatou a zero com uma equipa onde alinhavam estrelas como Zanetti, Vieri ou Sérgio Conceição.
O primeiro golo de Cristiano Ronaldo
O dia 7 de outubro de 2002 será decerto especial para Cristiano Ronaldo. Numa partida frente ao Moreirense a contar para a Liga Portuguesa, CR7 fez o gosto ao pé por duas vezes. O jogo viria a acabar com uma vitória do Sporting CP por 3-0, com o outro golo a ser marcado por Kutuzov.
O primeiro jogo de Cristiano Ronaldo por Portugal
Em agosto de 2003, Cristiano Ronaldo mereceu pela primeira vez a confiança de Luiz Felipe Scolari para representar Portugal ao mais alto nível. O jogo de estreia foi um amigável frente ao Cazaquistão, que serviu para preparar o Euro 2004.
Carreira de Cristiano Ronaldo na Seleção Nacional
Conta, até ao momento, com 260 internacionalizações e 136 golos marcados.
Da sua carreira na seleção, destacam-se três momentos: o choro desolado na final do Euro 2004; o Campeonato Europeu conquistado em 2016, onde infelizmente se lesionou mas continuou a mostrar o seu espírito de liderança e, por fim, a conquista da edição inaugural da Liga das Nações.
Primeiro campeonato por clubes
Apesar do carinho pelo Sporting CP, foi apenas no Manchester United, em 2006/07, que conseguiu levantar o seu primeiro troféu de campeão. Não satisfeito, voltou a repetir a façanha por mais duas temporadas consecutivas.
O Manchester United foi um clube de extrema importância para a carreira de Cristiano Ronaldo.
Nos “red devils” viveu um dos capítulos mais bonitos da sua vida profissional, vencendo diversos troféus individuais e coletivos. Chegou ainda a voltar à equipa inglesa depois de passagens por Real Madrid e Juventus, mas desta vez as coisas acabaram por não correr tão bem.
Carreira de Ronaldo: as Bolas de Ouro
Uma “manita” de Bolas de Ouro conquistadas por Ronaldo fazem dele, indiscutivelmente, um dos melhores jogadores de sempre.
2008, 2013, 2014, 2016 e 2017 marcam os anos destas conquistas.
Carreira de Cristiano Ronaldo: Golo Puskas
Em 2009, o prémio Puskas escreveu-se em português e, claro, por Cristiano Ronaldo. O talentoso lusitano marcou um golo de belo efeito na Liga dos Campeões frente ao FC Porto, que ditou o afastamento dos azuis e brancos da competição.
A ida para o Real Madrid
Ronaldo move multidões e exemplo disso foi a enchente à qual o Santiago Bernabéu assistiu na apresentação do seu novo astro. 80 000 quiseram marcar presença no primeiro dia de trabalho de Ronaldo.
Em nove épocas ao serviço do emblema espanhol, ganhou tudo o que havia para ganhar, tornando-se no melhor marcador de sempre do Real Madrid, com 451 golos.
Conquistou duas La Ligas, duas Supertaças e outras tantas Taças do Rei, três Mundiais de clubes e ainda quatro Ligas dos Campeões.
Cristiano Ronaldo é também atualmente o melhor marcador da Champions League.
Marcou 140 golos em 183 jogos, feito alcançado por três clubes diferentes: Manchester United, onde alcançou o primeiro troféu da competição, Real Madrid, clube com mais champions league, onde conquistou quatro “orelhudas” e Juventus.
A Juventus, o Manchester e o Al-Nassr
Depois de sair do Real Madrid em 2018, Cristiano Ronaldo passou pela Juventus, onde ficou durante três temporadas e meia, e novamente pelo Manchester United, numa experiência menos feliz e mais quezilenta. Recentemente, Ronaldo voltou a fazer manchetes de jornais, com o anúncio da sua transferência para o Al-Nassr da Arábia Saudita.
Com tantas conquistas individuais e coletivas, só nos resta perguntar: o que é que falta Cristiano Ronaldo alcançar?