Liga dos Campeões Feminina
A Champions League Feminina é uma competição da UEFA criada no início de 2000, ainda sob a nomenclatura de Taça UEFA Feminina.
Até 2009, houve várias alterações entre os formatos da competição, entre as quais se destacam o aumento do número de equipas que disputavam a prova e também a final discutida a duas mãos.
A partir de 2009, e com uma reformulação na Champions League Feminina, o Olympique Lyonnais começou a mostrar a revolução que estava para trazer à prova. Depois de ter perdido a final de 2004/05 frente ao Potsdam, a senda triunfal das francesas fez-se notar em 2010/2011, quando venceram a equipa alemã por 2-0.
Em 2011/12, a “vítima” foi novamente alemã, mas desta feita foi o Frankfurt, outro dos grandes vencedores da Taça UEFA Feminina (quatro vezes), fazendo assim da equipa francesa bicampeã europeia.
No entanto, este ímpeto francês foi travado pelo Wolfsburgo, que venceu também por duas vezes consecutivas, entre 2012/13 e 2013/14, com a última final a ser disputada em Lisboa, no Estádio da Luz.
O Frankfurt em 2014/15 e o Barcelona em 2020/21, foram as únicas equipas a intrometerem-se entre o Lyon e o pódio, fazendo assim da formação francesa a mais titulada da prova, com oito troféus.
As melhores jogadoras da Champions League Feminina
Dentro das jogadoras mais conhecidas da prova na última temporada, o destaque vai para Alexia Putellas, capitã do FC Barcelona, considerada a melhor jogadora do torneio. Pela sua equipa, que acabou por sair vice-campeã, a atleta (que joga no meio-campo) marcou 11 golos em dez jogos, sendo a maior goleadora da prova.
Também Ada Hegerberg, que se ausentou das provas por quase dois anos devido a uma lesão, é uma das peças-chave do futebol feminino. Para além das seis Champions League femininas que venceu, continua a ser preponderante na evolução do futebol feminino em toda a Europa.
Equipas portuguesas na UEFA Women’s Champions League
Apesar das várias presenças de clubes portugueses na Champions League Feminina, como é o caso do SC Braga, Sporting CP ou CF Benfica, foi o SL Benfica que mais deu cartas, ao figurar na fase de grupos da prova na temporada 2021/22, entrando para o grupo D, com o grande “tubarão”, o Lyon.
Apesar de tudo, a formação portuguesa alcançou o terceiro lugar do grupo com 4 pontos, vencendo as suecas do BK Hacken e empatando com o Bayern Munique.
O SL Benfica vai entrar novamente na ronda 1 da Liga dos Campeões, por ter vencido o campeonato português.
Pela frente, terá os mini-torneios da ronda 1, onde vai encontrar o campeão kosovar, o Hajvalia, numa eliminatória a uma só mão agendada para dia 18 de agosto.
Caso ultrapassem este adversário, encontrarão o vencedor da partida entre o FC Twente e o Agarista CSF Anenii Noi 2020 na ronda 2.
Champions league feminina Calendário 2022/23
Relativamente ao calendário da próxima temporada, já se sabe que a final será disputada em Eindhoven, no estádio do PSV (Países Baixos), no início de junho.
No entanto, até lá terão de se disputar ainda algumas fases de qualificação. Em primeiro lugar, será jogada a ronda 1 (ronda onde entra o SL Benfica), num formato de mini-torneio que terminará a 21 de agosto. Posteriormente, será disputada a ronda 2 no final de setembro (a primeira mão a 20 e 21 e a segunda a 28 e 29).
A fase de grupos será sorteada no dia 3 de outubro e começará nos dias 19 e 20 do mesmo mês, prolongando-se até aos dias 21 e 22 de dezembro. Os quartos-de-final serão disputados em março (primeira mão a 21 e 22 e a segunda a 29 e 30). As meias-finais disputar-se-ão entre os dias 22 e 30 de abril, culminando então na final nos Países Baixos, com data ainda a designar, mas prevista para os dias 3 ou 4 de junho.
Foto de Capa: Damien LG – OL