Neste halloween trazemos-te uma assustadora lista de jogos que correram tão mal, mas tão mal, que ainda hoje dão calafrios. Continua a ler, se tiveres coragem…
Celta de Vigo 7 – Benfica 0
A 25 de novembro de 1999 teve lugar uma das noites mais negras da história do SL Benfica. Sete golos sem resposta frente ao Celta de Vigo, a contar para a Taça UEFA, deixaram os encarnados a perguntarem se teriam sido vítimas de um bruxedo.
Uma equipa que contava com jogadores como Enke, João Vieira Pinto ou Poborsky não foi capaz de contrariar o poderio dos espanhóis, que ao intervalo já venciam por 4-0.
Sporting 1 – CSKA 3
Depois de uma meia-final épica frente ao AZ Alkmaar, o Sporting garantia um lugar na “sua” final da Taça UEFA, disputada em pleno Alvalade XXI.
A 18 de maio de 2005, os adeptos esperavam ver a equipa levantar um troféu europeu pela segunda vez na história. A esperança tornou-se ainda maior depois de Rogério inaugurar a contagem com um tiro do meio da rua, mas a alegria cedo deu lugar ao terror.
O CSKA, com Vágner Love e Daniel Carvalho em grande, deu a reviravolta ao marcador e acabaram mesmo por consolidar a vantagem com o 1-3 final. A Taça UEFA foi para a Rússia e em Portugal só ficou o trauma de uma glória esfumada.
Sporting 1 – Bayern de Munique 12 (acumulado)
Os “leões”estavam nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões 08/09. Tudo parecia bem, mas, nesta eliminatória, a equipa lisboeta não iria ter direito a doces, só travessuras.
Do outro lado estava o poderoso Bayern de Munique de Jurgen Klinsmann, onde alinhavam estrelas como Podolsky, Klose, Muller ou Schweinsteiger. E tudo o que poderia correr mal, correu mesmo. A um humilhante 0-5 na primeira mão em Alvalade seguiu-se um ainda pior 7-1 em Munique, fixando o resultado acumulado em 1-12 a favor dos bávaros.
2013 – Um annus horribilis para o Benfica
2013 poderia ter sido um ano de glória para o SL Benfica, já que esteve prestes a vencer o campeonato, Taça de Portugal e Liga Europa.
No entanto, o inesquecível golo de Kelvin aos 92 minutos de um FC Porto x SL Benfica impediu os encarnados de serem campeões nacionais, seguindo-se dolorosas derrotas nas finais da Liga Europa, frente ao Chelsea, e Taça de Portugal, contra o Vitória de Guimarães.
Barcelona 2 – Bayern de Munique 8
É possível uma equipa que conta com jogadores como Messi, Suárez ou Busquets perder por 2-8? É, se do outro lado estiver o Bayern de Munique.
A 14 de agosto de 2020, ano de pandemia, as duas equipas disputaram em Lisboa o acesso às meias-finais da Liga dos Campeões. Os “culés”, orientados por Quique Setién, não tiveram hipóteses frente a um autêntico rolo compressor bávaro, que só pararia na grande final, com a Taça nas mãos.
Portugal 0 – Grécia 1
Os astros pareciam estar todos alinhados. Um país unido à volta da seleção, num Europeu disputado em solo nacional. Jogos épicos, vencidos graças à enorme qualidade de jogadores como Luís Figo, Deco ou Rui Costa, e de um míudo irreverente chamado Cristiano Ronaldo.
Aquele 4 de Julho prometia ser o culminar perfeito de uma história feliz. O Estádio da Luz fervilhava de emoção e confiança numa vitória contra a Grécia, que consagraria Portugal como Campeão Europeu. Só que um grego chamado Charisteas (quem não se lembra deste nome?!) resolveu voar numa vassoura de bruxa e cabecear nas alturas para um golo que foi, para nós, uma autêntica tragédia grega.
Brasil 1 – Alemanha 7
Se quiseres assustar um brasileiro, lembra-o deste jogo. O trauma foi tão grande que ainda hoje, depois de oito anos, continua bem presente nos adeptos da “canarinha”.
A humilhação foi ainda pior por ter sido em casa, num Mundial organizado pelos sul-americanos. Scolari orientava uma equipa de estrelas como Marcelo, Maicon, Oscar, David Luiz ou Fred, que davam garantias de uma meia-final renhida. No entanto, foram os alemães que acabaram a sambar.
E tu, que estória assustadora te tira o sono?