Cristiano Ronaldo Mundiais
Cristiano Ronaldo é, com 37 anos, um fenómeno do futebol moderno. Com vitórias em praticamente todos os clubes por onde passou, CR7 deu cartas também na seleção. Desta vez, vamos relembrar os cinco Mundiais que disputou, onde alcançou um grande feito: marcar em todos eles. No entanto, e curiosamente, nenhum dos golos foi marcado numa fase a eliminar.
Cristiano Ronaldo no Mundial 2006
Depois do desalento que foi o Euro 2004, em que Portugal foi o anfitrião do evento e perdeu na final frente à Grécia, o jovem Cristiano Ronaldo prometia limpar as lágrimas e voltar mais forte. E assim foi.
Elogiado por muitos, o “pequeno” monstro ia mostrando o seu potencial e ajudou Portugal a alcançar o quarto lugar na prova disputada na Alemanha, igualando a melhor prestação de sempre da seleção em Mundiais, o quarto lugar de 1966.
Foi aqui que começou outra das suas conquistas, ao marcar um dos golos na vitória contra o Irão por 2-0. Iria repetir o feito em mais quatro Mundiais, frente a outras seleções distintas.
Cristiano Ronaldo no Mundial 2010
Foi na África do Sul que o Mundo viu um Cristiano Ronaldo mais maduro e a ser o líder da sua equipa, assumindo esse papel depois da saída de vários nomes importantes, como é o caso de Luís Figo.
A seleção das quinas caiu nos oitavos de final frente à Espanha, aquela que se viria a tornar a nova campeã mundial, mas Cristiano voltou a fazer a diferença na sua equipa. Participou na goleada frente à Coreia do Norte por 7-0 com um golo e uma assistência.
Cristiano Ronaldo no Mundial 2014
Esperava-se que o Brasil fosse o virar de página em relação ao Mundial anterior, num ano marcado pela segunda Bola de Ouro de CR7, o que deixava bastantes expectativas para o que iria fazer o capitão português.
Portugal, infelizmente, não passou da fase de grupos, mas Cristiano Ronaldo, um dos melhores marcadores da Selecção portuguesa, continuava o seu percurso a passos largos e voltou a marcar um golo na competição, desta vez, frente ao Gana.
Cristiano Ronaldo no Mundial 2018
Portugal chegou à Rússia como campeão europeu e, por consequência, era uma das seleções favoritas para a conquista do troféu. Cristiano Ronaldo e a turma das quinas estavam confiantes de que iriam chegar longe, mesmo estando presentes num grupo complicado, com Espanha, Marrocos e Irão.
O capitão português entrou da melhor forma neste Mundial, ao marcar os três golos no empate inaugural frente à Espanha (3-3). Marrocos foi a “vítima” seguinte e Cristiano não perdoou, marcando novamente mais um golo frente à formação africana.
Contra o Irão, acabou por ficar em branco, bem como frente ao Uruguai, adversário dos oitavos de final, onde a derrota determinou o fim do trajeto português, apesar de muito querer alcançar.
Nesta altura, Cristiano Ronaldo já perseguia o recorde de Eusébio, que marcou oito golos em Mundiais com a camisola portuguesa ao peito.
Cristiano Ronaldo no Mundial 2022
37 anos, com um crer e uma ambição enormes. Portugal nunca teve uma seleção tão completa, cheia de individualidades capazes de criar as ações necessárias para que a seleção lusa fosse uma das favoritas à vitória.
Novamente, Cristiano Ronaldo entrou com o pé direito frente a um Gana que já conhecia o poder do português. CR7 marcou o primeiro de três golos portugueses na partida inaugural e tinha tudo para bater finalmente o recorde de Eusébio.
Cristiano Ronaldo: o último Mundial?
Infelizmente, não se logrou esse objetivo e Portugal caiu nos quartos de final frente a Marrocos. No total, foram cinco as partidas disputadas neste Mundial e Cristiano Ronaldo tentou contribuir ao máximo em todas, mas não conseguiu voltar a marcar.
Um final inglório para aquele que, ao que tudo indica, foi o último Mundial de Cristiano Ronaldo. A carreira de Cristiano Ronaldo está repleta de surpresas. Mas será que o madeirense ainda poderá surpreender?