Futebol

Estádios com nomes de lendas do futebol

Há estádios fantásticos ao redor do mundo, mas alguns são mais especiais do que outros. Porquê? Lê este artigo até ao fim, porque vais ter a resposta.

O estádio de um clube de futebol é a casa de qualquer adepto. Afinal de contas, é ali que se faz a festa em torno do jogo que vai decorrendo no campo, e onde nascem muitas vezes amizades para a vida.

Muitos dos estádios que conhecemos ganharam o seu nome como forma de eternizar várias personalidades – jogadores, treinadores, dirigentes, entre outros – que tiveram uma grande importância na história dos respetivos clubes.

Vamos mostrar-te alguns casos famosos.

Estádios com nomes de lendas

Estádio Diego Armando Maradona – Argentina

Casa do Argentinos Juniors, o estádio foi batizado em 2004 em homenagem ao astro argentino, que começou a sua carreira neste clube.

Estádio Diego Armando Maradona – Itália

Maradona é Deus! Teve uma grande carreira e a casa do Nápoles – anteriormente designada de San Paolo – parece pequena para dar eco ao legado que a sua habilidade deixou.

No dia do seu falecimento, o estádio do clube mudou de nome como forma de homenagear El Pibe, figura incontornável da história dos napolitanos.

Estádio Puskás Arena – Hungria

Ferenc Puskás, principal nome da história do futebol húngaro, tem este estádio em sua homenagem. Recebeu diversos jogos da Liga dos Campeões durante a pandemia e irá também ser o anfitrião da final da Liga Europa, em 2023.

Estádio Ali Daei – Irão

Foi o mais importante jogador da história do Irão. É o atleta que mais vezes vestiu a camisa da seleção deste país e o melhor marcador da mesma.

Estádio Mané Garrincha – Brasil

O atual Mané Garrincha foi construído para o Mundial 2014. Considerado um dos estádios mais caros de todos os tempos, recebeu o nome de um dos mais talentosos e irreverentes jogadores da história do futebol brasileiro.

Estádio Johan Cruyff Arena – Holanda

A casa do Ajax era conhecido como Amsterdam Arena antes de ser renomeado, em 2017, em memória da lenda da equipa holandesa.

Estádio Estádio Guus Hiddink – Coreia do Sul

A Coreia do Sul deu a este estádio o nome do treinador que conduziu o país ao quarto lugar no Mundial de 2002. Será que Paulo Bento vai ter a mesma sorte?

Estádio Jorge ‘Magico’ González – São Salvador

É mais um daqueles jogadores de futebol que entra para o grupo dos mais subestimados da sua geração. Levou São Salvador ao Mundial de 1982.

O estádio tem capacidade para 35 mil pessoas e já recebeu, por exemplo, um concerto dos Iron Maiden.

Estádio Santiago Bernabéu – Espanha

É o nome do homem que transformou o Real Madrid no gigante que é hoje. Jogou como avançado dos “blancos” e, posteriormente, foi presidente do clube até ao dia da sua morte.

Estádio Abe Lenstra – Holanda

Lenstra é considerado um dos maiores jogadores holandeses de todos os tempos, e o seu legado é lembrado pelo Heerenveen.

Estádio Marcelo Bielsa – Argentina

É a casa dos Newell’s Old Boys, equipa de Rosario e clube de formação de Lionel Messi. O nome foi dado em homenagem a Marcelo Bielsa, antigo treinador da formação argentina e que a levou a grandes êxitos.

Estádio Giuseppe Meazza – Itália

Giuseppe Meazza é considerado uma lenda italiana, sendo campeão mundial por duas vezes consecutivas. Por ser um nome incontornável da história do Inter, após a sua morte o estádio foi “rebatizado” com o nome do antigo jogador. Um facto curioso é que o mesmo estádio tem outro nome: San Siro, utilizado igualmente como casa do AC Milan.

Foto de Capa: UEFA

Artigos que também podes gostar

bwin.pt | Todos os direitos reservados