Futebol

Fair-Play financeiro

O fair-play financeiro é uma regra que permite controlar as contas dos clubes.

Muito se tem falado sobre a questões do fair-play financeiro. PSG, FC Barcelona e até FC Porto são alguns dos clubes que já foram abrangidos por esta regra da UEFA. Mas o que é que a mesma implica?

O que é o fair-play financeiro?

O fair-play financeiro é uma regra da UEFA criada em 2011 para confirmar a saúde económica dos clubes presentes nas competições europeias. É avaliado a cada três anos e pretende ajudar os clubes a ter equilíbrio financeiro.

Esta regra atesta se os clubes têm dívidas para com outras entidades, sejam elas clubes, jogadores e entidades fiscais institucionais, por exemplo.

Ao mesmo tempo, desde a temporada 2014/15, os clubes têm de ter as contas equilibradas, não podendo gastar mais do que o dinheiro ganho nesse ano.

Isto não significa que os clubes não possam ter dívidas. Quer dizer que há um determinado valor de gasto que não pode ser ultrapassado, que é de cinco milhões do que o ganho em casa período de avaliação.

No entanto, os donos dos clubes nunca poderão injetar dinheiro diretamente nos mesmos, tendo assim de haver um patrocínio por parte de um parceiro do clube. No entanto, esta situação é igualmente avaliada pela UEFA para perceber se foi feita de forma legítima.

Os clubes têm sanções caso não cumpram o fair-play financeiro?

Sim. A UEFA impôs várias sanções para a falta de cumprimento, que poderão ir desde advertências, à proibição de inscrição de jogadores por determinado tempo ou então desqualificação de provas.

Os casos de fair-play financeiro em Portugal

Em Portugal, já houve também clubes que foram sancionados devido à regra do fair-play financeiro.

  • Sporting CP
  • FC Porto

O Sporting CP, no ano de 2015, foi sancionado com uma multa e uma redução de jogadores inscritos nas competições europeias por não ter cumprido a questão do equilíbrio financeiro.

Também o FC Porto fez um acordo com a UEFA para o cumprimento do fair-play financeiro, onde teria de apresentar um relatório de contas equilibrado até 2022, que foi cumprido na totalidade.

Caso não tivesse respeitado o acordo com o órgão máximo do futebol europeu, o clube azul e branco arriscar-se-ia a pagar uma multa de cem mil euros e ainda ficariam impedidos de participar nas competições europeias durante três épocas.

Houve algum clube que tenha sido expulso de competições europeias devido ao fair-play financeiro?

Sim. O AC Milan, o Galatasaray e o Málaga foram expulsos das provas europeias por não terem cumprido os acordos de fair-play financeiro.

Também o Manchester City, Barcelona e PSG foram altamente sancionados e proibidos de inscrever novos jogadores devido à regra financeira.

App bwin Google Play | App bwin App Store

Artigos que também podes gostar

Futebol

O Dia Mundial da Televisão assinala-se anualmente a 21 de novembro, no seguimento da adoção da Resolução N.º 51/205, de 17 de dezembro de...

Futebol

Índice 1. O início da jornada: as primeiras participações do Benfica na Liga dos Campeões 2. História de conquistas: os títulos europeus do Benfica...

Futebol

Na qualidade de um dos clubes de futebol mais icónicos de Portugal, inserido no grupo dos aclamados “Três Grandes”, em que se faz acompanhar...

Futebol

O que é o “Tiki Taka” e qual a sua origem? O “Tiki Taka” não é apenas uma tática de futebol; é uma filosofia,...

bwin.pt | Todos os direitos reservados