Depois de uma derrota que teve tanto de injusta como de polémica, o Futebol Clube do Porto recebe, na segunda jornada da Liga dos Campeões, o Club Brugge, equipa da Bélgica que ambiciona surpreender nesta competição.
O FC Porto na Liga dos Campeões
Acerca do jogo dos “dragões” na jornada inaugural, muito haveria a dizer. Apesar de ter jogado de igual para igual frente ao Atlético Madrid, contra quem ambicionava alcançar a primeira vitória, os últimos minutos da partida foram muito ingratos. O FC Porto desceu ao Inferno para lutar por um empate, para depois Griezmann estragar a festa de todos os adeptos portugueses presentes.
É inevitável não comentar a expulsão por acumulação de amarelos de Mehdi Taremi, uma das figuras do plantel de Sérgio Conceição. O árbitro Szymon Marciniak não teve dúvidas ao ajuizar a simulação feita pelo ponta de lança, admoestando-o assim com o segundo cartão.
Este foi um jogo ao qual não faltou dramatismo: depois de serem concedidos nove minutos de tempo de compensação, Hermoso rematou e, aproveitando um desvio que traiu Diogo Costa, festejou o primeiro golo, que todos pensaram que seria o único da partida.
No entanto, o mesmo Hermoso cometeu falta na sua própria área (mão na bola) e foi assinalado pontapé de penálti para o FC Porto, o qual Uribe não desperdiçou. Oblak ainda se esticou, mas foi incapaz de parar o remate do colombiano.
Na última jogada da partida, Giezmann, que entrou à hora de jogo, terminou da melhor maneira (para o Atlético, claro está) o desvio de Witsel após um canto batido por Lemar. O Wanda Metropolitano entrou em ebulição e os “colchoneros” festejaram mais um golo. Simeone foi a correr para ao pé dos seus jogadores, os adeptos da bancada acorreram ao canto onde se celebrava e fizeram deste um final verdadeiramente emocionante.
Destaque, pela negativa, para a saída de Otávio de maca, jogador importante para o conjunto azul e branco e que vai ficar de fora para recuperar de duas costelas partidas. Sem dois dos seus elementos mais importantes, Sérgio Conceição terá agora grandes dores de cabeça para construir a equipa, de forma a ficar igualmente competitiva.
O Club Brugge na Liga dos Campeões
No outro jogo do grupo B, o Club Brugge venceu o Bayer Leverkusen por 1-0. As duas equipas disputaram um jogo muito equilibrado, decidido por um golpe de cabeça de Abakar Sylla . Má sorte para o guarda-redes do Leverkusen, que acabou por se desequilibrar para dentro da baliza e assim validar o golo.
Ainda foram anulados dois golos à equipa alemã, ambos por fora-de-jogo, mas o primeiro acabou por ser bastante polémico.
Destaque ainda para Yaremchuk, que na última janela de transferências se mudou para a Bélgica, fazendo agora parte do ataque da equipa de Bruges.
A formação formação belga vem ainda de um jogo para o campeonato local, contra o RFC Seraing, onde venceu por 2-0, mantendo assim a terceira posição na Jupiler Pro League.
Foto de Capa: FC Porto