Futebol

Finais históricas da Copa Libertadores

Tudo o que precisas saber sobre a história da Copa Libertadores

Quando foi criada a Copa dos libertadores da América?

A Copa Libertadores da América nasceu em 1960. O nome homenageia os líderes da independência das nações da América do Sul. 

Falamos de Simón Bolivar, Dom Pedro I, José de San Martin, Antonio José Sucre e Bernardo O’Higgins.

Quando começa a Copa dos libertadores?

Desde 2017 que este torneio começa no final da janeiro e acaba em novembro. Nele participam os vencedores dos campeonatos nacionais das federações filiadas à Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL).

Para além dos campeões, participam também os melhores classificados dos torneios nacionais ou campeões de outros torneios. Sem esquecer o campeão da Libertadores e da Sul-Americana do ano anterior.

A final da edição de 2022 é jogada dia 29 de outubro, entre o Flamengo e o Athlético Paranaense, no Estádio Monumental, Equador.

Finais históricas da Copa Libertadores

A primeira final da Copa Libertadores: 1960

Peñarol, do Uruguai, tornou-se no primeiro campeão da história da Copa dos Libertadores ao vencer em casa o Olimpia, do Paraguai, por 1-0 , e empatar (1-1) em Assunção.

Final da Copa Libertadores de 1962

O Santos de Pelé foi a primeira equipa brasileira a conquistar este troféu. A final, disputada frente ao Peñarol, foi disputada em três jogos. Houve vitórias brasileiras por 2-1 no primeiro jogo e no terceiro por 3-0. O segundo teve triunfo da formação uruguaia.

Final da Copa Libertadores de 1964

Independiente ganharia a primeira de sete finais desta competição. Após um nulo no primeiro jogo, os argentinos foram superiores ao Nacional Montevideo (1-0).

Final da Copa Libertadores de 1977

Boca Juniors ganhou a primeira Copa frente aos brasileiros do Cruzeiro. Foram disputados três jogos. O primeiro teve vitória do Boca e o segundo, vitória brasileira. No terceiro jogo, a decisão desenrolou-se até às grandes penalidades, caindo a favor dos argentinos.

Final da Copa Libertadores de 1981

Zico e companhia conquistaram a primeira Copa do Flamengo diante do Cobreloa do Chile. Uma final dividida novamente em três jogos. Os primeiros dois tiveram uma vitória para cada lado. No terceiro, o resultado terminou em 2-1 para o Flamengo, com dois golos de Zico e uma resposta insuficiente de Merello.

Final da Copa Libertadores de 1986

A final desta temporada foi vencida pelo River Plate. Dupla vitória sobre os colombianos do América de Cali (2-1 e 1-0).

Final da Copa Libertadores de 1991

Colo-Colo é a única equipa do Chile a deter estre troféu no seu historial. Numa final decidida no segundo jogo, Pérez (dois golos) e Herrera garantiram a vitória contra o Olímpia do Paraguai.

Final da Copa Libertadores de 1992

Os brasileiros do São Paulo conquistaram neste ano a primeira Copa da sua história. O adversário foi o Newell’s Old Boys.

O duelo inaugural foi ganho pelos argentinos (1-0). No segundo, os tricolores venceram nas grandes penalidades por 3-2, após 1-0.

Final da Copa Libertadores de 2005

Foi o terceiro troféu para o São Paulo. No primeiro jogo com o Atlético Paranaense houve empate (1-1). No segundo, aconteceu um 4-0 “São Paulino”.

Final da Copa Libertadores de 2008

Liga de Quito ganhou o primeiro encontro por 4-2. O Fluminense foi feliz no segundo jogo ao vencer por 3-1. Nas grandes penalidades, a vitória sorriu aos equatorianos por 3-1.

Jorge Jesus venceu a prova em 2019

Final da Copa Libertadores de 2019

Jorge Jesus levou o Estádio Monumental (Lima) a uma explosão de loucura. O Flamengo venceu o River Plate por 2-1 no dia 23 de novembro, consumando assim uma reviravolta épica.

Os argentinos venciam desde os 14 minutos, com um golo de Borré. Gabriel Barbosa, aos 89 e aos 92 minutos, deu uma saborosa vitória aos brasileiros, que não venciam a competição desde 1981.

Final da Copa Libertadores de 2020

Jesus abriu caminho e Abel Ferreira depressa o seguiu. Em 2020, o técnico português venceu o troféu frente ao Santos por 1-0, no mítico Maracanã.

O Palmeiras já não festejava um título da Copa Libertadores há 21 anos.

A última final da Copa Libertadores

Em 2021, Abel Ferreira levou novamente o troféu, pela segunda vez consecutiva. O Flamengo, que tinha ganho a edição de 2019, foi a vítima do Verdão numa das noites mais gloriosas da sua história.

No final o placard mostrava 2-1 a favor da equipa treinada pela equipa de São Paulo.

E agora?

Pela primeira vez em três anos, não haverá um técnico português no banco.

No entanto, a final de 2022 contará com velhos conhecidos do futebol português, como David Luiz, Everton “Cebolinha” ou Gabriel “Gabigol” Barbosa, e ainda Luiz Felipe Scolari, ao comando do Athletico-PR.

Artigos que também podes gostar

Futebol

Nos últimos anos, vários portugueses têm sido felizes no futebol brasileiro, a jogar ou a treinar. Desta vez vamos dar atenção aos treinadores lusos...

Futebol

Todos nós já tivemos dúvidas com presentes de última hora para um familiar ou para aquele amigo secreto que sabe sempre tudo sobre futebol....

Futebol

Luiz Felipe Scolari vai, dia 29 de outubro, em busca da sua terceira Copa Libertadores. A primeira foi conquistada com o Grêmio, em 1994/95,...

Futebol

Chelsea e Palmeiras defrontam-se este sábado para decidir quem sucede ao Bayern de Munique como vencedor do Mundial de Clubes. No banco do Verdão...

bwin.pt | Todos os direitos reservados