A Taça da Liga é um dos quatro troféus nacionais que todas as equipas portuguesas querem vencer.
Neste artigo abordamos algumas finais que ficaram para a História desta competição. Spoiler alert: muitos dos intervenientes são, ainda hoje, figuras proeminentes do nosso futebol.
Mas, primeiro, queremos saber: quem é que achas que vai vencer a 16.ª edição da Taça da Liga?
As finais da Taça da Liga
Vitória FC 0 – 0 Sporting CP (3-2 G.P.) – 2007/2008
Claro que não poderíamos deixar de destacar a primeira edição. Foi jogada entre o Vitória FC e o Sporting CP, no Algarve, no longínquo ano 2007/08.
Os “sadinos”, depois de um empate a zeros no tempo regulamentar, venceram nas grandes penalidades por 3-2. Eduardo, que havia sido emprestado pelo SC Braga ao Vitória FC, acabou por ser uma das figuras da partida.
SL Benfica 1 – 1 Sporting (3-2 G.P.) – 2008/2009
No segundo ano da Taça da Liga, o Sporting CP volta a chegar à final da competição. Depois de vencer o FC Porto por 4-1 nas meias-finais, encontrou o eterno rival, o SL Benfica.
Os “encarnados” acabaram por levar a melhor, vencendo nas grandes penalidades (após empate por 1-1 no tempo regulamentar) por 3-2. Foi a primeira de sete vitórias das “águias” na final da competição até ao momento.
SL Benfica 3 – 0 FC Porto – 2009/2010
Nova final, novo clássico. Desta vez, “águias” e “dragões” encontraram-se no jogo decisivo, disputado também no Algarve. A partida ficou marcada por um erro do guarda-redes portista, Nuno Espírito Santo, na sequência de um remate de…Rúben Amorim.
Destaque ainda para o “míssil” de Carlos Martins para o 2-0. Óscar Cardozo fechou as contas do jogo ao assinar o terceiro e último tento.
SC Braga 1 – 0 FC Porto – 2012/2013
Em 2012/13, assistiu-se à primeira de duas vitórias do SC Braga nesta competição. O adversário nesta temporada foi o FC Porto, que voltou a perder o jogo decisivo pela segunda vez consecutiva.
O único golo da partida foi marcado por Alan no final do primeiro tempo, e o FC Porto não conseguiu dar a volta.
SL Benfica 6 – 2 Marítimo – 2015/2016
Coimbra recebeu a final da Taça da Liga com mais golos até ao momento. Foi uma reedição da final da edição anterior, onde o SL Benfica já tinha vencido por 2-1. Desta feita, voltou a ganhar aos insulares, mas por 6-2.
Mitroglou (bisou), Gaitán, Jonas, Raul Jiménez e Jardel fizeram os golos dos “encarnados”. Pelos maritimistas marcaram João Diogo e Fransérgio.
Esta foi a última vez, até ao momento, em que o SL Benfica ganhou a competição.
Moreirense 1 – 0 SC Braga – 2016/2017
2016/17 marca nova surpresa na Taça da Liga. O Moreirense, liderado por Augusto Inácio, venceu na final o SC Braga por 1-0, com golo de Cauê.
O SC Braga ainda viu um golo ser invalidado, mas um jogo quase perfeito por parte dos “cónegos” ditou a vitória frente aos “gverreiros”, que perderam devido a uma grande penalidade cometida por Matheus sobre Francisco Geraldes.
Sporting CP 1 – 1 Vitória SC (5-4 G.P.) – 2017/2018
Demorou, mas chegou. Ao fim de dez anos o Sporting CP finalmente vingou a final perdida para o Vitória FC, na primeira edição da prova.
No entanto, os “leões” sofreram para chegar à vitória. Gonçalo Paciência marcou logo nos primeiros cinco minutos de jogo e Bas Dost, aos 80 minutos, conseguiu empatar a partida.
Novamente em grandes penalidades, o Sporting CP conseguiu alcançar a tão desejada taça. Tomás Podstawski – que já tinha cometido a falta que deu o golo de Bas Dost – foi o único a falhar da marca dos 11 metros.
Sporting CP 1 – 0 SC Braga – 2020/21
A Taça da Liga da temporada 2020/21 foi o primeiro título – de quatro, até ao momento – de Rúben Amorim ao serviço do Sporting CP.
A final ficou marcada pelas expulsões de ambos os treinadores e ainda de Pedro Gonçalves. O golo foi marcado por outro Pedro, Porro, assistido por Gonçalo Inácio.
SL Benfica 1-2 Sporting CP – 2021/22
O Sporting CP vence a Taça da Liga pela segunda vez consecutiva (já tinha alcançado este feito em 2017/18 e 2018/19) vingando, desta vez, a derrota frente ao SL Benfica de 2008/09.
Gonçalo Inácio e Pablo Sarabia fizeram os golos dos “leões”, aos 49 e 78 minutos, respetivamente, depois de Everton ter inaugurado o marcador aos 23′.
Sporting CP – FC Porto – 2022/23
A partida entre Sporting CP e FC Porto será uma reedição da final da temporada 2018/19. Rúben Amorim procura o seu quinto título (e quarta Taça da Liga), enquanto o FC Porto tenta entregar este troféu, pela primeira vez, ao seu Museu.