Para o futebol nacional, a época já está a começar. No entanto, as restantes principais modalidades só agora terminaram, bem depois do “desporto-rei”.
Vamos então analisar os principais acontecimentos da época em cada uma delas.
Voleibol
Quem foi o campeão de voleibol na época 21/22?
O campeonato de voleibol português foi dos primeiros a terminar, e o vencedor da prova foi o SL Benfica.
A equipa das “águias” – que alcançou o tricampeonato – chegou à final e defrontrou o Sporting CP, vencendo os “leões” por 3-0.
Pode-se mesmo dizer que os encarnados dominaram no que ao voleibol diz respeito. Para além do título nacional, arrecadaram a Supertaça, igualmente frente ao Sporting CP, e a Taça de Portugal, frente à AJ Fonte do Bastardo.
Andebol
As finais de andebol foram repartidas entre os “três grandes” da modalidade: FC Porto, Sporting CP e SL Benfica.
Quem foi o campeão de Andebol na época 21/22?
A nível nacional, a equipa portista deu cartas ao ficar em primeiro no campeonato, somando esse título à Supertaça.
Por outro lado, e ainda a nível interno, o Sporting CP conquistou a Taça de Portugal numa final frenética contra os “dragões”.
Já no plano internacional, o SL Benfica elevou a bandeira portuguesa ao patamar mais alto, conquistando a EHF Europa League, a segunda competição mais importante no panorama do andebol no continente europeu.
Basquetebol
No que diz respeito ao basquetebol, todas as decisões contaram igualmente com “os três grandes” do desporto nacional: FC Porto, SL Benfica e Sporting CP.
No entanto, as grandes decisões penderam principalmente para os clubes do sul.
Quem foi o campeão de Basquetebol na época 21/22?
Se as “águias” arrecadaram o troféu do campeonato, os “leões” conquistaram Supertaça, Taça de Portugal e Taça da Liga.
Futsal
Em primeiro lugar, há que referir a época memorável no que respeita ao futsal internacional de seleções. Em apenas uma temporada (devido à pandemia Covid-19), foram disputados, em poucos meses, o Campeonato Europeu bem como o Mundial da modalidade, com Portugal a sagrar-se campeão em ambas as competições (frente à Russia e à Argentina, respetivamente).
Já em panorama nacional, e como tem vindo a acontecer há alguns anos, o duelo Sporting CP – SL Benfica disputou-se em todas as fases decisivas das provas internas.
Quem foi o campeão de futsal na época 21/22?
Desta feita, o Sporting dominou em todas as decisões, arrecadando os quatro títulos possíveis (Supertaça, Taça da Liga, Taça de Portugal e Campeonato) da temporada.
É igualmente importante ressalvar que ambas as equipas continuam a representar Portugal além fronteiras, ao estarem constantemente na final a quatro da UEFA Liga dos Campeões de futsal. Desta feita, o Sporting CP não conseguiu revalidar o título de campeão europeu, perdendo na final contra o FC Barcelona. O SL Benfica, que também chegou à final-four, viu-se afastado justamente pela equipa catalã.
O Sporting CP é campeão nacional de futsal 🏆🦁 pic.twitter.com/ScwQ89CUZG
— bwin_pt (@bwin_portugal) June 25, 2022
Hóquei em Patins
O Campeonato de hóquei em patins é considerado um dos melhores no plano mundial. As equipas portuguesas marcam presença na maioria das provas internacionais e, para além disso, Portugal é o campeão em título do mundial da modalidade – troféu que procura revalidar em novembro de 2022, na Argentina.
Quem foi o campeão de Hóquei em patins na época 21/22?
Começando pelo campeonato nacional, FC Porto e SL Benfica protagonizaram uma final intensa, disputada até “à negra”, onde a equipa do norte levou a melhor sobre os lisboetas.
Também na Taça de Portugal, o duelo decisivo foi entre ambos os clubes, e, depois de dois anos sem ser disputada, pendeu igualmente para os “dragões”.
O FC Porto venceu ainda a Supertaça numa partida disputada frente à Oliveirense, dentora da Taça de Portugal no ano transacto, fazendo assim deste um dos 4 títulos ganhos pelos “azuis e brancos” esta temporada.
O FC Porto é campeão nacional de hóquei em patins 🏆 pic.twitter.com/w7LCVqQTHp
— bwin_pt (@bwin_portugal) June 29, 2022
Referimos 4 títulos porque não podemos esquecer a importância internacional que as equipas portuguesas também têm, onde o FC Porto se sagrou campeão da Taça Intercontinental, vencendo o Sporting CP na final (esta disputa foi entre duas equipas europeias visto que, devido à pandemia, não participaram clubes sul-americanos).
Falando ainda da época internacional, é de relembrar que o Sporting CP venceu igualmente a Taça Continental esta temporada, frente aos espanhóis do Lleida. A formação de Alvalade disputou esta partida enquanto vencedora da Liga Europeia, frente aos catalães, que ganharam a Taça WS.
Foto de Capa: SL Benfica