Já deverá faltar pouco para deixarmos de ver os nomes de Cristiano Ronaldo e Lionel Messi presentes na lista dos candidatos à Bola de Ouro.
A pensar nisso, procurámos perceber quem poderão ser os próximos candidatos à conquista do maior troféu de futebol a nível individual.
Fica a conhecer dez jogadores que, na nossa opinião, podem ganhar o “Ballón D’or” nos próximos anos.
10 Jogadores que vão estar na luta pela bola de ouro nos próximos anos
Haaland
Erling Haaland é uma máquina de fazer golos. Prova disso são as épocas que fez ao serviço do Dortmund e, desde 2022/23, no Manchester City. Pelos “citizens”, o norueguês já conta com 20 golos em 14 partidas – e estamos só a meio de outubro!
A manter este nível, é certo que estará na lista dos próximos grandes prémios individuais.
Mbappé
Kylian Mbappé chegou ao PSG para ser o “Principezinho” de Paris. No clube desde 2017/18, o francês tem estado em evidência no trio atacante, com Lionel Messi e Neymar.
Caso a sua seleção vença a final do Mundial no Catar, e juntando aos bons resultados a nível de equipa, Mbappé poderá ser um sério candidato aos próximos troféus.
Vinicius Júnior
Com apenas 22 anos, Vini Jr. é já um jogador bastante titulado, mas 2021/22 foi, até ao momento, a sua melhor época.
Uma Liga dos Campeões – e o marcador do único golo da final frente ao Liverpoo l-, uma Supertaça Europeia (e uma assistência), 52 partidas, 22 tentos marcados e 16 passes para golo, fazem do atleta brasileiro um sério oponente no que à “guerra” da Bola de Ouro diz respeito.
Ansu Fati
Ansu Fati é um dos produtos da “La Masia” catalã. No clube desde os sub-13, o jovem atacante está a afirmar-se como uma das peças principais dos “culés”.
Representa igualmente a seleção espanhola (em detrimento da portuguesa, que poderia ter escolhido), e irá estar presente no Catar 2022.
Rafael Leão
Apesar de ter passado uma temporada complicada no Sporting CP (2017/18), o jovem português começou a dar cartas no Lille com Galtier (atual treinador do PSG). As suas boas exibições chamaram a atenção do AC Milan, que rapidamente quis ficar com o diamante em bruto português.
Foi considerado o melhor jogador da Serie A numa temporada em que o AC Milan venceu o “Scudetto”, ajudando com 14 golos em 42 jogos.
O futuro de Leão adivinha-se risonho, e poderá ter aqui uma forma de o coroar a ouro.
Phil Foden
Phil Foden é o exemplo que todos os jovens adeptos do Manchester City querem seguir. No clube desde 2012/13, o avançado de 22 anos precisa de duas mãos ( e de um dedo a mais) para contar os títulos conquistados com o símbolo dos “citizens”: quatro ligas inglesas, quatro League Cups, duas Community Shield e uma FA Cup.
A juntar a este início de carreira brilhante, soma ainda o Mundial de sub-17 e os prémios de melhor jogador sub-17 e de melhor Jovem da Premier League, este último por duas vezes.
Jude Bellingham
Jude Bellingham foi o jogador mais jovem de sempre a alinhar pelo Birmingham, com 16 anos e 38 dias. Precisou apenas de mais um mês para quebrar novo recorde, o de jogador mais jovem de sempre a marcar pelo mesmo clube, com 16 anos e 63 dias.
A sua transferência para o Dortmund motivou a retirada do número 22, aquele que envergava nas costas no Birmingham, com o intuito de homenagear o jovem inglês e motivar as novas gerações a seguir o seu caminho.
Certo é que Gareth Southgate reparou no seu potencial e já lançou “o menino” na seleção principal inglesa. Vamos ver o que é que o médio-centro poderá trazer ao futebol moderno.
William Saliba
Saliba nasceu em França em 2001, mas é no Arsenal de Mikel Arteta que tem provocado verdadeiras dores de cabeça aos atacantes adversários.
O defesa central já venceu uma Community Shield pelos “Gunners”. A nível internacional, mereceu também o reconhecimento de Didier Deschamps, que o colocou na seleção principal francesa.
Eduardo Camavinga
Continuando por França, mas desta vez no meio-campo, há um nome que se destaca: Eduardo Camavinga.
O jovem de 19 anos (fará 20 em novembro) tem estado em evidência no Real Madrid, por quem marcou dois golos em 2021/22 e assistiu para outros tantos.
A inteligência tática e a noção de posicionamento em campo fazem de Camavinga um dos jovens a ter em atenção nos próximos anos. Poderá ser o substituto de Casemiro ou Kroos que os “merengues” procuravam.
Jamal Musiala
Jamal Musiala é um dos mais jovens do nosso top, mas avaliar a sua qualidade pela tenra idade é um erro. A pérola do Bayern Munique foi formada no Chelsea, mas é pelos bávaros que está a mostrar o seu poderio. Se em 2021/22, em 40 jogos, marcou oito golos, em 2022/23 leva já sete tentos marcados em 14 partidas.
Apesar de jogar a médio ofensivo, Nagelsmann tem aproveitado a veia goleadora do jovem alemão (que preferiu jogar a internacional pela seleção germânica em vez da inglesa) para completar o seu já poderoso ataque.