A jornada 3 da Liga Portugal bwin traz consigo duelos muito interessantes, com dois velhos conhecidos a abrirem as hostilidades e um clássico bem quente (com o seu devido destaque aqui). Ressalva ainda para o jogo do SL Benfica, que se disputará depois da jornada 4, e que terá o devido destaque nessa altura.
19/08
Estoril Praia – Rio Ave FC (20h15)
O encontro entre “estorilistas” e “rioavistas” marca o pontapé de saída na jornada 3 da Liga Portugal bwin. Ambas as formações vêm de derrotas, por isso querem limpar a imagem que deixaram na jornada passada e amealhar os três pontos.
Esta partida marca, desde já, um reencontro especial: Luís Freire volta a uma casa onde foi feliz, já que orientou os “canarinhos” por uma temporada, em 2018/19. Na altura, alcançou o terceiro lugar, e o carinho mútuo perdurou.
O Rio Ave FC, que ainda não pontuou (nem marcou qualquer golo), vê neste jogo uma oportunidade para o fazer. Por outro lado, tem pela frente um Estoril Praia, que apesar de se ver desfalcado na defesa, após a expulsão de Gonçalo Esteves na semana passada, tem mostrado um bom futebol e entra determinado a fazê-lo vingar.
A história favorece, no entanto, o conjunto de Vila do Conde. Nos últimos cinco jogos, o Rio Ave FC venceu por três vezes, duas em terreno do adversário (sempre por 2-0). Curiosamente, das vezes em que o Estoril Praia ganhou, foi sempre pelo mesmo resultado: 2-1, sendo que o último desafio contou para a Taça de Portugal da época passada.
Dúvidas/ausências: Lucas Áfrico (lesão), Gonçalo Esteves (expulsão).
20/08
CD Santa Clara – FC Arouca (15h30)
O Santa Clara volta a casa após uma derrota com o Boavista por 2-1. O visitante, nesta jornada, será o FC Arouca, motivado pela vitória frente ao europeu Gil Vicente.
A formação de Mário Silva vê-se privada da utilização de dois jogadores, já que Bruno Almeida e Cristian Tassano foram expulsos na partida passada. Do outro lado, o FC Arouca mostrou que a pesada derrota no Estádio da Luz não afetou a equipa, querendo dar continuidade ao bom momento, alavancado com a boa prestação dos reforços.
Nos 11 duelos disputados entre ambas as equipas, o empate tem sido a palavra de ordem: foram cinco, contra duas vitórias do CD Santa Clara e três do FC Arouca. Pesa ainda o facto de os arouquenses nunca terem vencido em terreno insular.
Dúvidas/ausências: Tomás Domingos e João Costinha (lesão), Cristian Tassano e Bruno Almeida (expulsão). Pedro Moreira, Nino Galovic e Sema Velázquez (lesão) e David Simão (em dúvida).
GD Chaves – FC Vizela (18h00)
O GD Chaves está a mostrar que veio para ficar na Liga Portugal bwin. Depois de um arranque tremido frente ao Vitória SC, os “flavienses” venceram na Madeira e procuram dar novo “pulo” na classificação, às custas do sempre complicado FC Vizela.
FC Vizela que venceu na jornada inaugural o Rio Ave FC e que, apesar do jogo de grande sacrifício que fez, viu Marcano marcar o único golo da partida frente ao FC Porto, deixando, no entanto, uma boa nota para a qualidade defensiva do grupo.
Os “vizelenses” entram com favoritismo para esta partida, tendo vencido 12 dos 32 duelos. As vitórias do GD Chaves e os empates contam-se pelo mesmo número: 10.
Dúvidas/ausências: Rodrigo Moura e Euller Silva (lesão), Juninho Vieira e Obiora (em dúvida). Claudemir, Friday Etim e Igor Júlião (lesão), Alex Méndez (em dúvida).
FC Porto – Sporting CP (20h30)
O FC Porto – Sporting CP é o jogo que vai aquecer esta jornada. Os “dragões” procuram dar continuidade ao forte arranque de temporada, enquanto a formação de Rúben Amorim tenta não perder mais pontos, para não se afastar dos lugares cimeiros. Podes ler uma antevisão mais alargada aqui.
Dúvidas/ausências: Wilson Manafá (lesão), Marko Grujic (em dúvida). Daniel Bragança e Paulinho (lesão)
21/08
Casa Pia AC x Boavista FC (15h30)
Tem sido comum ver as equipas recém primodivisionárias a praticar um bom futebol, e o Casa Pia AC não é exceção. Frente ao SL Benfica conseguiu segurar o nulo durante bastante tempo, dando algumas dores de cabeça na altura do ataque.
O Boavista também tem conseguido gerir bem as expectativas, com Petit a mostrar que tem um projeto coeso e com futuro. Ainda não perdeu nenhuma partida e só sofreu um golo nesta temporada.
Relativamente a confrontos entre ambos os conjuntos, apenas se registou um, em 2019/2020, onde o Casa Pia AC chegou mesmo a bater as “panteras” por 2-0. Qual será o resultado esta temporada?
Dúvidas/ausências: Carnejy Antoine (lesão). Ricardo Mangas, Miguel Reisinho Njie e Luís Santos (lesão).
SC Braga – CS Marítimo (18h00)
Bracarenses e madeirenses encontram-se em lugares muito díspares da tabela. O SC Braga soma um empate (3-3 frente ao Sporting CP) e uma vitória contundente (3-0) frente ao FC Famalicão. Do outro lado está um CS Marítimo que sofreu uma pesada derrota na visita ao FC Porto (5-1) e novamente outro desaire frente ao GD Chaves (2-1).
Contudo, os “insulares” não baixam os braços e procuram dar a volta a esta entrada em falso na Liga Portugal bwin. A fórmula é clara: tentar, no mínimo, replicar o resultado da última partida frente aos “gverreiros”, já que venceram por 1-0.
Pela frente estarão Artur Jorge e a sua armada. O timoneiro bracarense já referiu em público que o objetivo será vencer todos os jogos e demonstrou que está num bom caminho. A pontaria da sua equipa está afinada e esta jornada quererão mostrar que não será exceção.
Dúvidas/Ausências: Victor Gómez (lesão). João Afonso e Pedro Teixeira (lesão).
Portimonense SC – Vitória SC (20h30)
O Vitória SC é outra das equipas que começou a Liga Portugal bwin 2022/23 com o pé direito. Com seis pontos amealhados, os vitorianos deslocam-se agora até ao sul de Portugal para defrontar o Portimonense, equipa que arrecadou a primeira vitória na jornada passada.
De fora ficam Alfa Semedo e Matheus Índio, por expulsão, mas os algarvios contam com várias ausências por lesão. Não podemos esquecer ainda a “machadada” nas aspirações “vimaranenses” depois da saída prematura da Liga Conferência Europa.
Para a história ficam as 24 vitórias do Vitória (passando a redundância…) em 45 duelos com os algarvios. Mas, atentando nos resultados das últimas duas temporadas, observa-se que apenas por uma vez a formação de Guimarães venceu; nas restantes, o Portimonense levou a melhor ou então houve divisão de pontos.
Ausência/lesões: Sapara, Anderson Oliveira, Bryan Róchez, Carlinhos, Gonçalo Costa, Gustavo Klismahn (lesão). Jorge Fernandes e Tomás Handel (lesão).
22/08
Gil Vicente FC – FC Famalicão (20h15)
O Gil Vicente FC e o FC Famalicão são as últimas equipas a encontrarem-se este fim-de-semana (à exceção do SL Benfica – FC Paços de Ferreira, disputado apenas no dia 30).
Os “gilistas” enfrentam o FC Famalicão depois de um duro golpe, a derrota pesada no play-off da Liga Conferência Europa, por 4-0. No entanto, a nível interno, as coisas não correm igualmente pelo melhor a Ivo Vieira, que conta com uma vitória e um desaire na Liga Portugal bwin.
O FC Famalicão vai à procura dos primeiros três pontos na prova. Espera-se que com a chegada de “Puma” Rodríguez, o ataque famalicense mude, mantendo assim a esperança de sair da última posição da tabela.
Certo é que, historicamente, golos não faltarão à festa do futebol: na temporada 2021/22, o Gil Vicente venceu o primeiro duelo por 4-0 e, na segunda metade do campeonato, a partida acabou em empate a dois golos. Nos últimos jogos, apenas um jogo contou com menos do que três golos: a partida da 11.ª jornada, que os “gilistas” venceram por 1-0.
Dúvidas/ausências: Lucas Barros, Kritciuk e Murilo Souza (Lesão) e Fran Navarro (em dúvida). Diogo Queirós, Iván Jaime, Martín Aguirregabiria e Ivo Rodrigues (lesão), Gustavo Assunção (castigo) e Riccieli (expulsão).
Foto de Capa: GD Chaves