Leverkusen é a próxima paragem do FC Porto, que procura esquecer o mau arranque na Liga dos Campeões e vai lutar para conquistar nova vitória na competição.
No entanto, na única partida em casa disputada até ao momento, os alemães já mostraram quem manda e, por isso, os comandados de Sérgio Conceição não terão vida fácil.
FC Porto na Liga dos Campeões
Uma vitória e duas derrotas. É assim que se resume a caminhada dos portistas na Liga dos Campeões até ao momento. No entanto, não estão sozinhos, já que no grupo B partilham o mesmo número de pontos com o Atlético e com o Leverkusen, que têm os mesmos resultados da equipa portuguesa.
Os primeiros três pontos foram alcançados na vitória em casa frente à equipa germânica, o que levou ao despedimento de Gerardo Seoane, técnico do Bayer.
Esta partida foi uma das mais bem conseguidas por parte do FC Porto, apesar do início tremido. Depois de um golo do FC Porto analisado pelo VAR, o árbitro Anthony Taylor anulou o tento e deu penálti a favor do Leverkusen, por mão na grande área azul e branca.
Nos 11 metros, Schick voltou a tremer frente a Diogo Costa, como havia sucedido no jogo da Liga das Nações (Chéquia x Portugal). Os golos acabaram assim por só aparecer na segunda parte, por Zaidu e Galeno.
As várias soluções no ataque dão bom agoiro à formação de Sérgio Conceição. Mehdi Taremi e Evanilson são a dupla a temer, mas é preciso contar ainda com a inteligência tática de Pepê e Galeno, que têm, entre si, seis golos marcados.
Bayer Leverkusen na Liga dos Campeões
Depois do jogo no Dragão, o Bayer Leverkusen não teve um regresso fácil a terras germânicas. O seu treinador, que já estava a ser bastante questionado, acabou mesmo por ser dispensado pela direção.
Para o seu lugar entrou Xabi Alonso, mítico jogador espanhol com passagens pelo Real Madrid, Liverpool e Bayern Munique.
O seu conhecimento acerca do futebol alemão pode ser importante, bem como a vasta experiência enquanto jogador na Liga dos Campeões. Recorde-se que, enquanto jogador, venceu duas Champions League, uma ao serviço dos “reds” e outra pelos “blancos”.
O seu começo foi positivo, ao vencer de forma categórica o Shalke 04 (4-0), no entanto, é difícil ter uma base de comparação, já que desde que iniciou a sua carreira de treinador, apenas treinou a Real Sociedad B.
O técnico espanhol está também impossibilitado de utilizar o defesa Frimping, expulso na última partida. Também de fora fica Robert Andrich por acumulação de amarelos nesta fase de grupos.
A equipa precisa de ganhar para poder seguir em frente. Neste momento, encontra-se em igualdade pontual com Porto e Atlético, e só um resultado positivo poderá dar força às crenças germânicas.
O árbitro do Bayer Leverkusen x FC Porto
O romeno István Kovács irá arbitrar a partida em Leverkusen. Curiosamente, é a segunda vez em que as três equipas se encontram, já que o juiz esteve também presente num duelo disputado no Porto, a contar para os 16 avos de final da Liga Europa. Na altura, a vitória sorriu aos alemães por 3-1.
Foto de Capa: FC Porto