Futebol

Portugal x Gana – Mundial 2022

Depois de vermos seleções como a Argentina, França, Alemanha e Espanha a iniciarem a sua caminhada no Mundial 2022, chegou finalmente a altura de gritarmos a plenos pulmões “A Portuguesa”.

Portugal no Mundial 2022

Portugal X Gana

Portugal chegou ao Catar depois de uma vitória moralizadora frente à Nigéria, num jogo de preparação que terminou 4-0. Apesar do ensombro da entrevista de Cristiano Ronaldo, a formação das “quinas” parece estar indiferente à situação, procurando treinar-se da melhor forma para a primeira partida no torneio.

A nível do Grupo H, os portugueses são das equipas que mais possibilidades têm de passar aos melhores 16, e será sobretudo com o Uruguai que disputarão o primeiro lugar.

Todos nós temos como motivação o famoso golo de Éder na final do Euro 2016, e que bom seria novamente fazer esse “xeque-mate”.

A nível de equipa, Portugal leva, talvez, uma das seleções mais completas dos últimos anos: com a mestria de Diogo Costa na baliza, juntamente com os experientes Rúben Dias e Pepe para o centro da defesa, onde António Silva poderá entregar também boas exibições, e ainda com João “tanto jogo bem à esquerda como à direita” Cancelo, a formação de Fernando Santos conta com uma defesa equilibrada.

No meio-campo, Otávio, William Carvalho, Bruno Fernandes e João Palhinha são nomes a ter em conta e claro, no ataque, CR7 promete não perdoar, tendo a seu lado o “golden boy” João Félix e Rafael Leão para o ajudarem a fazer golos.

Para Portugal, esta é a sexta participação consecutiva num Mundial (cinco delas com Cristiano Ronaldo) e a equipa lusitana nunca teve tão bem cotada.

Mesmo a nível de competições, no último ano, Portugal perdeu apenas dois jogos, venceu seis e empatou uma vez, tendo um rácio positivo de 20 golos marcados contra quatro sofridos.

Apesar de ter ficado fora da final-four da Ligas das Nações, os campeões europeus de 2016 têm a motivação necessária para chegar longe nesta competição. No entanto, como já vimos em grupos anteriores, há sempre espaço para surpresas, por isso, a concentração terá de estar nos níveis mais altos.

MUNDIAL 2022 | 1ª JORNADASUMGPRMVPPAS
0-2
6-2
0-2
1-1
1-2
0-0
0-0
4-1
0-0
1-2
7-0
1-0
1-0
0-0
3-2
2-0

O Gana no Mundial 2022

O Gana conta com um plantel bastante interessante. Os irmãos Ayew no ataque são os nomes mais sonantes, mas a formação africana conta ainda com Thomas Partey e Iñaki Williams para dar dores de cabeça à defesa portuguesa.

A equipa liderada por Otto Addo tem um registo mais pobre a nível de resultados (em 2022 conta com seis vitórias, outras tantas derrotas e cinco empates) e, mesmo no rácio de golos, contabiliza 18 marcados e 19 sofridos.

Portugal X Gana | Selecção do Gana a festejar um golo frente a Portugal em 2014

Ambas as formações já se encontraram no Mundial de 2014, no Brasil. Na altura, estavam no mesmo grupo, o G, e Portugal venceu por 2-1, com golos de Cristiano Ronaldo e John Boye (autogolo). Porém, de nada valeu para as aspirações das duas seleções, que ficaram pelo caminho. Nesse grupo, passaram a Alemanha e os Estados Unidos da América.

Artigos que também podes gostar

Futebol

Marca no teu calendário! O encontro terá lugar na sexta-feira, 22 de setembro, às 20h10 (hora de Lisboa).

Apostas

Deixa-te imergir no RWC 2023 e descobre quando joga Portugal, onde assistir aos encontros e como apostar neste empolgante evento global de rugby com...

Futebol

Conhece as 11 maiores transferências do futebol mundial.

Futebol

O Mundial de Futebol Feminino de 2023 vai ser disputado entre os dias 20 de julho e 20 de agosto na Austrália e Nova...

bwin.pt | Todos os direitos reservados