Todos ansiamos as grandes noites europeias. Dos embates entre gigantes às surpresas das equipas mais pequenas, passando por reviravoltas que jamais imaginávamos, há de tudo na Liga dos Campeões.
Desta vez, vamos falar das “remontadas” históricas, porque não há impossíveis no que à conquista da Champions diz respeito.
Entre Taça dos Clubes Campeões Europeus e Liga dos Campeões, apenas por duas vezes se observou a anulação de uma desvantagem por dois golos em terreno alheio.
Reviravoltas na Liga dos Campeões
As “Remontadas” fora
Liga dos Campeões 1968/69
Quando ainda decorria a década de 1960, mais precisamente na temporada 1968/69, o bicampeão europeu SL Benfica jogava os quartos de final frente ao Ajax.
Venceu a equipa de Cruyff, em Amesterdão, por 3-1, resultado que veio a ser anulado em Lisboa. A eliminatória viria a ser decidida num terceiro jogo, onde os encarnados voltaram a perder.
Liga dos Campeões 2018/19
Em 2018/19, altura em que um golo fora dava mais vantagem, o Manchester United foi surpreendido pelo poderoso PSG em sua casa, com Kimbepe e Mbappé a marcarem dois golos sem resposta.
Já em Paris, Lukaku marcou logo aos dois minutos, mas Juan Bernat empatou dez minutos depois, o que faria com que o Manchester United voltasse a precisar de dois golos. Lukaku fez os “red devils” sonhar e Marcus Rashford, no último momento do jogo, colocou o Manchester United nos quartos de final da prova.
As “Remontadas” em casa
Liga dos Campeões 2003/04
Na temporada em que o FC Porto foi campeão europeu, houve uma surpresa nos quartos de final. O Milan jogava frente ao Deportivo da Corunha e tudo parecia fácil na cidade italiana, onde os “rossoneri” – que tinham sido campeões europeus na época anterior- venceram por 4-1 em sua casa. No entanto, os espanhóis tinham uma surpresa guardada no Riazor.
Antes do apito soar para o intervalo, o Deportivo já vencia por 3-0 e, para surpresa de todos, Fran marcou o 4-0 que carimbou definitivamente a passagem da equipa da Corunha às meias-finais.
Nessa ronda, encontrou o FC Porto e o resto é história.
Liga dos Campeões 2016/17
No que respeita a reviravoltas fantásticas, temos novamente o PSG em destaque, mas, desta vez, o adversário era o FC Barcelona.
Tudo aconteceu nos oitavos de final da temporada 2016/17, onde os “culés” tinham uma tarefa verdadeiramente hercúlea. Depois de perder 4-0 em Paris, a equipa na altura orientada por Luis Enrique superou-se e, em Camp Nou, venceu os parisienses por 6-1. Suárez, Kurzawa – autogolo -, Messi, Neymar (por duas vezes) e Sergio Roberto fizeram os golos catalães, que tiveram uma resposta tímida por parte de Cavani.
Liga dos Campeões 2017/18
Parece que o FC Barcelona está em todas. Na temporada 2017/18, disputavam os quartos de final frente à Roma. Se, em Camp Nou, os “culés” não dera hipótese e venceram por uns expressivos 4-1, acabaram por ser surpreendidos em Roma pela equipa italiana, que venceu por 3-0. O golo marcado em Espanha foi crucial para que os romanos passassem à fase seguinte.
Liga dos Campeões 2018/19
Houve ainda outra “Remontada” épica, novamente envolvendo o Barcelona, e aconteceu em 2018/19. O Liverpool virou a eliminatória a seu favor após ter perdido por 3-0 em Camp Nou. Anfield entrou em ebulição depois da vitória por 4-0, jogo que culminou na passagem à final da Liga dos Campeões dessa temporada, que veio a vencer frente ao Tottenham.
Reviravoltas na Final da Liga dos Campeões
Não nos podemos também esquecer da mítica final entre o AC Milan e o Liverpool em 2004/05. Os italianos venciam ao intervalo por 3-0, com golos de Maldini e Hernan Crespo (bis). No entanto, os ingleses não deitaram a toalha ao chão e fizeram desta uma das finais mais memoráveis. O capitão Gerrard deu o mote ao 54 minutos, seguido de Smicer aos 56′ e Xabi Alonso, à hora de jogo, empatou a partida.
Seguiram-se o prolongamento, onde o Milan voltou a tentar a sua sorte, mas encontrou pela frente um gigante chamado Dudek que negou todas as tentativas. Já nas grandes penalidades, o guarda-redes polaco defendeu dois remates da marca dos 11 metros e trouxe assim a Liga dos Campeões para Liverpool.