O sorteio da fase de grupos da Liga dos Campeões 2022/23 conta novamente com FC Porto, Sporting CP e SL Benfica nos seus potes, os primeiros por acesso direto e as “águias” por terem passado, com sucesso, a terceira pré-eliminatória e o play-off da competição. É o segundo ano consecutivo em que os três grandes estão na Liga Milionária.
Futebol Clube do Porto – Grupo B
O FC Porto, que se encontrava no pote 1, fugiu a alguns “tubarões”, como é o caso do Real Madrid, AC Milan, PSG ou Bayern. A sorte ditou que disputasse o Grupo B com Atlético de Madrid, Leverkusen e Clube Brugge.
O Futebol Clube do Porto foi a equipa portuguesa que mais vezes defrontou o Atlético Madrid em competições europeias: foram dez no total. A última foi na temporada passada, e os dragões não foram além de um empate e uma derrota na fase de grupos.
É preciso mesmo recuar até à época 2009/2010 para vermos uma vitória dos azuis e brancos frente aos “colchoneros”. Na altura, venceu por 2-0 em casa, com golos de Falcao e Rolando, e 3-0 no velhinho Vicente Calderón, onde marcaram Bruno Alves, Falcao e Hulk.
O Leverkusen é adversário do pote 3 do FC Porto. As equipas defrontaram-se na Liga Europa de 2019/20, e os alemães levaram a melhor sobre os “dragões”, vencendo o agregando das duas mãos por 5-2. Recorde-se que este jogo contou para os dezasseis-avos da prova.
O último adversário foi então o Clube Brugge. A formação belga defrontou pela última vez os “dragões” em 2016/17. Os azuis e brancos venceram ambas as partidas (1-0 em casa e 2-1 fora).
Opiniões? 👀 #UCLdraw pic.twitter.com/XNVu65CpSX
— bwin_pt (@bwin_portugal) August 25, 2022
Sporting Clube de Portugal – Grupo D
O Sporting CP vai defrontar Eintracht Frankfurt, Tottenham e Marselha no grupo D.
Eintracht Frankfurt e Sporting CP nunca se encontraram para provas oficiais. No entanto, a saga dos “leões” frente a equipas alemãs não é muito feliz, mas em mente têm a vitória em casa, frente ao Dortmund, na temporada passada, que garantiu a passagem aos oitavos de final da prova.
Sporting CP e Tottenham também nunca se defrontaram para as competições europeias, contando apenas com um empate no seu histórico num jogo de pré-temporada, corria o ano de 2010. Será especial, no entanto, ver Eric Dier regressar a Alvalade, clube que o formou e de onde saiu em definitivo na temporada 2013/14.
Por fim, o adversário do pote 4 é o Marselha. Um dos clubes menos desejáveis (pela sua qualidade, claro está) acabou por confirmar presença no grupo da equipa de Rúben Amorim. O último jogo disputado entre ambas as formações foi disputado na temporada de 2018/19 e acabou em empate.
SL Benfica – Grupo H
O SL Benfica, que ultrapassou o Midtjylland e o Dínamo de Kiev, ficou no Grupo H e irá discutir a passagem aos oitavos de final com PSG, Juventus e Maccabi Haifa.
O Paris Saint Germain é uma das equipas mais fortes do pote 1. SL Benfica e PSG encontraram-se por seis vezes tanto para a Liga dos Campeões como para a Liga Europa, as duas últimas para a principal competição europeia. Aí, as vitórias caíram para cada lado: os franceses venceram em sua casa por 3-0, enquanto as “águias” ganharam por 2-1 no Estádio da Luz.
Marcará igualmente o regresso de Renato Sanches ao Estádio da Luz, de onde saiu em 2015/16 para o Bayern Munique.
Os italianos da Juventus foram os adversários que calharam em sorte no grupo 2. A última vez que SL Benfica e Juventus se encontraram foi para a malograda Liga Europa de 2013/14. Aí, a equipa da Luz venceu a formação italiana por 2-1 no seu estádio, empatando a segunda mão em Turim a zero. Na altura, Garay e Lima foram os marcadores dos golos das “águias” e Tévez reduziu para a “vecchia signora”.
Aliás, nos seis jogos disputados para provas oficiais, apenas por uma vez a Juventus conseguiu superar o SL Benfica, terminando todas as partidas em empate ou vitória para a equipa portuguesa. Dí Maria vai voltar ao Estádio da Luz.
O último adversário do SL Benfica é o Maccabi Haifa. A formação israelita chegou à fase de grupos após derrotar o Estrela Vermelha no playoff. A última vez a chegar a esta fase foi 2009/10.
Foto de Capa: SL Benfica