O Sporting CP, que se qualificou diretamente para a Liga dos Campeões, desloca-se a Frankfurt para jogar a ronda inaugural contra o Eintracht. O grupo é equilibrado, contando ainda com Tottenham e Marselha, pelo que é fundamental começar logo com uma vitória.
O Sporting CP na Liga dos Campeões
Apesar do início de temporada tremido – empate frente ao SC Braga e derrota contra o FC Porto e GD Chaves – , a equipa de Rúben Amorim está motivada para dar continuidade à boa imagem deixada na Liga dos Campeões em 2021/22.
No ano passado, num grupo igualmente equilibrado, com Ajax, Borussia Dortmund e Besiktas, os “leões” conseguiram passar diretamente aos oitavos de final, depois de uma grande resposta frente aos alemães no estádio José Alvalade, que garantiu então a qualificação para a fase a eliminar.
Pela frente encontraram o Manchester City, após uma polémica que envolveu esta fase. Afinal, o primeiro adversário havia sido a Juventus – difícil, porém mais acessível – mas um erro informático fez com que se repetisse o sorteio.
O Sporting CP recebeu então a equipa de Pep Guardiola na primeira mão, onde sofreu uma pesada derrota por 5-0. Na segunda mão, acabou por confirmar a eliminação da Liga dos Campeões, mas com um empate a zeros.
Esta temporada, a formação de Rúben Amorim, que ficou desfalcada de jogadores importantes, principalmente na zona do meio-campo, tem pela frente equipas de bom calibre. No entanto, tem boas chances de ultrapassar esta primeira fase.
Uma das principais figuras da equipa é Pedro “Pote” Gonçalves. O jovem, que começou como médio no Famalicão, tem pisado terrenos mais avançados e é um dos amuletos do Sporting. Ultimamente, com Trincão e Edwards pelas alas, os “leões” procuram marcar a diferença com um ataque mais móvel. Também na defesa contam com a experiência de Pedro Porro e “Seba” Coates, mas também com a vontade de Jeremiah St. Juste, que deu bons indícios no último jogo frente ao Estoril.
Apesar das várias mudanças no plantel, decerto que os sportinguistas têm na memória o resultado frente à equipa alemã que defrontaram na temporada passada. O facto de o adversário nunca ter disputado esta fase na Liga dos Campeões pode ser bom, no entanto, o Frankfurt tem muitas valias.
O Eintracht Frankfurt na Liga dos Campeões
O Frankfurt chega à Liga dos Campeões após ter vencido a Liga Europa na temporada 2021/22. Esta é, contudo, a primeira vez em que participa nesta fase da competição. Historicamente, o Frankfurt ainda disputou a final da Taça dos Campeões Europeus, em 1959/60. Na altura, perdeu para o Real Madrid de Di Stéfano, Gento e Puskás.
No entanto, para quem acompanha o campeonato alemão, sabe que o Eintracht não é tarefa fácil para quem o defronta.
Na primeira jornada perdeu frente ao Bayern Munique por 6-1, em casa. Nas quatro jornadas seguintes, somou dois empates e outras tantas vitórias, tendo marcado 8 golos nestas últimas (3-4 frente ao Werder Bremen e 4-0 com o Leipzig).
Apesar do plantel contar com jogadores experientes como Kevin Trapp, Mario Gotze (campeão mundial em 2014 que regressou esta temporada à Alemanha, depois de uma aventura de duas épocas no PSV) e Sebastian Rode (de fora esta jornada por lesão), o destaque vai para o japonês Daichi Kamada. O avançado, que chegou a estar associado ao SL Benfica, conta com cinco golos e duas assistências em seis jogos esta época.
Para além dos reforços dentro de campo, atente-se ainda nos fervorosos adeptos das “águias” de Frankfurt, bastando apenas recordar o grande volume de aficionados que se deslocou a Barcelona na temporada passada.
O árbitro do Eintracht Frankfurt x Sporting CP
O israelita Orel Grinfeld foi o juiz escolhido para este encontro. Faz parte dos quadros da FIFA desde 2012 e conta já no currículo com várias partidas internacionais.
A nível de clubes portugueses, arbitrou o AEK x SL Benfica, da fase de grupos da Liga dos Campeões temporada 2018/19. Na altura, as “águias” venceram por 2-3, com golos de Seferovic, Grimaldo e Alfa Semedo.
Mais recentemente, ajuizou o Portugal x Suíça, que contou para a fase de Grupos da Liga das Nações. A formação das “quinas” venceu por 4-0.
Foto de Capa: Sporting CP