Futebol

Supertaça Europeia – Um só campeão

A Supertaça Europeia abre oficialmente as hostilidades da temporada 2022/23. No dia 10 de agosto, pelas 20h00 (Portugal Continental), Real Madrid e Eintracht Frankfurt encontram-se para decidir quem é o verdadeiro campeão europeu. Os espanhóis chegam a esta partida enquanto vencedores da Liga dos Campeões; já os alemães conquistaram a Liga Europa, garantindo assim o acesso a esta competição.

Supertaça Europeia: a história

A Supertaça Europeia discute-se, como já referido acima, entre os vencedores da Liga dos Campeões e da Liga Europa.

A primeira edição ocorreu na temporada de 1973/74 a duas mãos, e colocou frente a frente o AC Milan e o Ajax, sendo vencida pela equipa dos Países Baixos (6-1 foi o resultado final).

Até 1997, o formato foi esse, ou seja, partidas disputadas fora e em casa de cada uma das equipas participantes. De 1998 a 2012, a história foi diferente, sendo o Stade Louis II, no Mónaco, a receber esta importante decisão. A partir daí, a Supertaça Europeia foi decidida apenas a uma mão, marcando assim o início da temporada futebolística.

A partir de 2013, a Supertaça Europeia foi sempre disputada em diferentes estádios, sendo o Estádio Olímpico de Helsínquia, na Finlândia, a receber a festa do futebol em 2022.

O AC Milan e o Barcelona partilham o pódio desta competição, com cinco troféus vencidos por cada um. Também o FC Porto venceu em 1987, frente ao Ajax, sendo a única equipa portuguesa a vencer esta competição.

Real Madrid – o momento de forma

Depois da vitória por 1-0 frente ao Liverpool, a 28 de maio de 2022, o Real Madrid venceu pela 14.ª vez a Liga dos Campeões, sendo a equipa mais titulada na história desta competição.

No entanto, a formação de Madrid ainda não começou oficialmente a sua temporada. A La Liga começa apenas no próximo fim-de-semana, mas os “blancos” procuraram adversários desafiantes para a sua pré-época. Juventus (2-0), América (2-2) e Barcelona (0-1) foram os rivais da pré-época.

O facto de contarem com Carlo Ancelotti no comando da equipa também é outro ponto favorável, já que o técnico italiano, para além de contar com uma vasta (e bem-sucedida!) carreira, ganhou também diversas competições internacionais.

A equipa do Real Madrid mexeu pouco nas suas fileiras. Com a chegada de Rudiger para a defesa, vindo do Chelsea, e de Tchouameni para o sector do meio-campo, a equipa madridista pouco se movimentou no mercado.

Por outro lado, 2021/22 ficou marcada como a época de despedida de Marcelo, que defendeu as cores do clube por 15 anos, e de Isco, de saída para o Sevilha. Também Gareth Bale e Luka Jovic tiveram ordem de saída, o primeiro para o LAFC, da MLS, e o segundo para a Fiorentina.

A figura – Vinícius Jr

O jovem avançado foi a verdadeira estela da final da Liga dos Campeões e fez o Real Madrid brilhar em todas as competições. Tendo a seu lado o experiente Benzema, vai procurar as falhas na defesa adversária e, em conjunto com o francês, almejar a baliza dos alemães.

Eintracht Frankfurt – o momento de forma

A equipa alemã já começou as competições oficiais e, por isso, na teoria, está com um maior ritmo para esta partida.

No entanto, os comandados de Oliver Glasner, que venceram o Magdeburg da segunda visisão para a DFB Pokal, não começaram da melhor forma a sua caminhada pela Bundesliga: na partida inaugural, frente ao Bayern Munique, sofreram uma pesada derrota por 6-1.

A nível de mercado, a equipa alemã já não conta com Gonçalo Paciência, emprestado ao Celta de Vigo. Também Kostic já não viajou com a equipa para Helsínquia, devido a uma possível transferência para a Juventus.

Já a nível de entradas, o nome mais sonante é o de Gotze, vindo do PSV. O experiente alemão conta com vários títulos internacionais, podendo ser uma das vozes de liderança da equipa de Frankfurt.

A figura – Mario Götze

A experiência do médio alemão pode ser determinante para virar o underdog Eintracht Frankfurt numa equipa vitoriosa nesta final. Com uma motivação especial por regressar ao seu país natal, Götze poderá ser o verdadeiro joker de Glasner.

Supertaça Europeia – as novidades

A Supertaça Europeia conta com uma grande novidade ao nível da tecnologia. A UEFA vai testar, nesta partida, a Tecnologia Semiautomática de Fora-de-jogo. Este novo sistema irá ajudar a equipa do Var a decidir de uma forma mais célere e precisa se um jogador está ou não em posição irregular.

Para isso, vão ser montadas câmaras especializadas, que irão detetar 29 pontos diferentes do corpo por jogador.

Assim, Michael Oliver, inglês escolhido para arbitrar a partida, e os seus assistentes (onde se pode encontrar o português Tiago Martins como assistente de VAR) terá uma ajuda extra para que esta partida corra sobre rodas.

A pergunta é só uma: quem vai vencer?

Aposta na Supertaça Europeia com a bwin

Na bwin podes encontrar as melhores odds para a Supertaça Europeia. Escolhe os teus favoritos e faz os teus palpites. Aproveita ainda para descobrir tudo o que a bwin tem para oferecer para as restantes ligas!

Tens dúvidas sobre como apostar em futebol? Nós ajudamos. Acede a este artigo, um verdadeiro guia de apostas de futebol.

Foto de Capa: UEFA

Artigos que também podes gostar

Futebol

A Liga dos Campeões da UEFA é, desde a sua fundação em 1955 (altura em que era conhecida por “Taça dos Clubes Campeões Europeus”,...

Futebol

Índice 1. O início da jornada: as primeiras participações do Benfica na Liga dos Campeões 2. História de conquistas: os títulos europeus do Benfica...

Futebol

Na qualidade de um dos clubes de futebol mais icónicos de Portugal, inserido no grupo dos aclamados “Três Grandes”, em que se faz acompanhar...

Futebol

Fica a conhecer as contas das equipas portuguesas nas competições europeias.

bwin.pt | Todos os direitos reservados