conecte-se conosco

Olá, o que procuras?

Conhece toda a história da Taça de Portugal, a prova rainha do futebol português
Conhece toda a história da Taça de Portugal, a prova rainha do futebol português
Conhece toda a história da Taça de Portugal, a prova rainha do futebol português

Futebol

Taça de Portugal, a história da prova rainha do futebol português

Taça de Portugal, a prova rainha

Taça de Portugal é conhecida como a prova rainha do futebol português, onde a festa do futebol positivo pode e deve imperar. Trazermos algumas estórias que fizeram a história da “prova rainha” desde a sua primeira edição.

A história da Taça de Portugal já é longa, onde clubes não profissionais medem forças com os chamados grandes de forma igual, exaltando o público para a festa que se quer no futebol.

Taça de Portugal: O início

A primeira Taça de Portugal

A estreia da Taça de Portugal, que veio substituir o Campeonato de Portugal, teve lugar na já longínqua época de 1938/39 e foi ganha pela Académica, ao vencer o Benfica por 4-3 no Campo das Salésias (o Estádio do Jamor só começou a receber a final em 1946, dois anos após a sua inauguração).

Arnaldo Carneiro foi a figura do jogo, ao marcar dois dos golos da Briosa. Assim, Albano Paulo foi o primeiro treinador a conquistar esta competição.

Dados históricos sobre Taça Portugal

Desde então, aconteceram mais de 75 finais, com duas interrupções pelo meio. Mais concretamente, na época 1946/47, por constrangimento de calendários, e, ainda, em 1949/50, não se realizou porque o Jamor estava reservado para a Taça Latina. Também neste capítulo, as finais da Taça de Portugal também tiveram vários palcos escolhidos para as suas finais: Campo das Salésias; Estádio do Lumiar; Antas; José de Alvalade e Cidade de Coimbra, mas a maior parte das finais é sempre no histórico Estádio Nacional, no Jamor. Por sua vez, Otto Glória e José Maria Pedroto são treinadores que mais vezes conquistaram este torneio.

Os títulos desta competição estão divididos pelo SL Benfica, com 26 títulos; FC Porto e Sporting CP com 17 títulos cada um; Boavista 5 títulos, “Os Belenenses” e Vitória Futebol Clube e SC Braga com 3 títulos cada um. Seguem-se a Académica de Coimbra com 2 títulos; Beira-Mar; Estrela da Amadora; Leixões, Vitória Sport Clube e o Desportivo das Aves, inscreveram o seu nome na lista de vencedores por uma vez.

Agora, destaque para os clubes que nunca venceram, mas que chegaram a finais. Falamos do Atlético CP, Marítimo e Rio Ave, duas vezes cada um, seguindo-se a presença por uma vez do Estoril-Praia; Olhanense, Torreense; Sporting Covilhã; Farense; Campomaiorense; União de Leiria; Paços de Ferreira e Desportivo de Chaves.

Por fim, é sempre nos finais de maio, e no Jamor, que as equipas finalistas medem forças para saber quem é o vencedor da segunda prova mais importante do futebol em Portugal.

apostas final da Taça de Portugal da bwin

A primeira vez sem “grandes”

Em 1942 disputou-se a primeira edição da final da Taça sem a presença de qualquer um dos três “grandes”.

CF Belenenses e Vitória SC entraram em campo depois de deixarem pelo caminho, entre outras equipas, FC Porto e Sporting. Os azuis do Restelo foram os grandes vencedores, após marcarem dois golos sem resposta.

A final da Taça de Portugal com mais golos

A final com mais golos (sem prolongamento) teve lugar em 1952 e colocou frente a frente o Benfica, que dois anos antes tinha vencido a Taça Latina, e o Sporting, atual campeão nacional e que ainda contava com os violinos Albano e Travassos no plantel.

Após uma alternância louca no marcador, que deixou as duas equipas empatadas a 4 golos, Rogério Pipi deu a vitória aos encarnados a 15 segundos do final, fixando o placard em 5-4.

A final “política”

Estávamos em 1969, em plena crise académica. Os estudantes de Coimbra exigiam mais direitos e melhor qualidade de ensino, mas o governo não cedia à pressão, esforçando-se por a sufocar.

Nesse ano, a Académica chegou à final da Taça de Portugal junto com o Benfica, o que seria uma oportunidade perfeita para uma manifestação impactante por parte dos estudantes. Por esse motivo, a realização do jogo chegou a estar em causa, mas acabou por avançar, ainda que sem a presença de altas figuras do Estado e sem transmissão televisiva.

A partida decorreu normalmente durante a primeira parte, mas após o intervalo surgiram tarjas no estádio com críticas ao regime, tornando o evento uma manifestação pública contra a Ditadura.

Para a história ficou ainda o resultado final, que ditou a conquista do troféu pelo Benfica, após vencer por 2-1.

A maior goleada da Taça de Portugal: 21-0

A partida com o resultado mais dilatado aconteceu em 1971, com o Sporting a derrotar o Mindelense de Cabo Verde (nesse ano os campeões das colónias portuguesas ainda participavam na competição) em Alvalade por 21-0, em jogo a contar para os oitavos-de-final. Uma das maiores goleadas do futebol português.

Os africanos, que jogavam pela primeira vez num campo relvado, não tiveram qualquer hipótese frente a jogadores como Damas, Fernando Pires ou Marinho, que seguiram assim em frente na competição.

O dia em que o Sporting torceu pelo Benfica

O dia 7 de junho de 1980 ficou marcado por um acontecimento que hoje é, no mínimo, difícil de imaginar.

Adeptos do Sporting, que havia conquistado o campeonato nacional nessa época, juntaram-se aos do Benfica no Jamor, apoiando o clube da Luz na final da Taça de Portugal contra o FC Porto.

Nos cartazes de apoio verde-e-brancos podiam ler-se frases como “Benfica-Sporting unidos sempre”. No final o troféu foi mesmo para as águias, depois de vencerem por 1-0.

Os heróis improváveis

Depois de 22 anos, o nome Cláudio Oeiras ainda ressoa no imaginário futebolístico. Afinal, não é todos os dias que se elimina o FC Porto no seu próprio estádio.

Numa terça-feira de Carnaval de 1999, o Torreense deslocou-se às Antas para defrontar uma equipa que contava com nomes como Drulovic, Aloísio ou Capucho. O jogo seguia empatado aos 87 minutos, quando um jovem avançado de 19 anos, que havia saltado do banco alguns minutos antes, marcou o golo que apurou a equipa de Torres Vedras.

Os heróis da Taça, com Cláudio Oeiras em grande destaque, foram nessa noite recebidos em festa na cidade por milhares de foliões. Podemos ainda falar, por exemplo, de Cílio Souza, avançado brasileiro do Gondomar que eliminou o Benfica em 2002, de Orestes, defesa do V. Setúbal e autor do golo que colocou o Sporting fora da Taça em dezembro de 2003, ou de David, avançado do Atlético que eliminou o “golias” FC Porto em 2007 por 1-0.

Lista de finais da Taça de Portugal que se tornaram inesquecíveis

  • 1938/1939 – Académica de Coimbra 4 vs SL Benfica 3
    Foi a primeira final da Taça de Portugal de sempre. Realizada ali para os lados da Ajuda, no Campo das Salésias, em Lisboa, os Estudantes levaram a melhor sobre o emblema da águia.
  • 1941/1942 – Belenenses 2 vs V. Guimarães 0
    À terceira foi de vez, e depois de duas finais perdidas, o Belenenses ganhou numa final disputada com o Vitória minhoto a prova rainha do futebol nacional.
  • 1945/1946 – Sporting CP 4 vs Atlético 2
    Os leões venceram a Taça na primeira final jogada no Jamor.
  • 1960/1961 – Leixões 2 vs FC Porto 0
    Na primeira final jogada fora de Lisboa, o Leixões vestiu a “pele de David” e venceu “o Golias” nas Antas. Feito inédito no histórial do clube de Matosinhos.
  • 1962/1963 – Sporting CP 4 vs V. Guimarães 0
    A vitória neste jogo permitiu aos leões vencerem a Taça das Taças no ano seguinte.
  • 1965/1966 – SC Braga 1 vs V. Setúbal 0
    Mais uma daquelas finais sem os grandes Portugal. Os minhotos levaram a melhor.
  • 1966/1967 – V. Setúbal 3 vs Académica de Coimbra 2
    Um ano depois, a vingança sadina… embora o resultado final só se verificou após prolongamento.
  • 1973/1974 – Sporting CP 2 vs SL Benfica 1
    Na ressaca do 25 de abril de 74, realizou a última final no Jamor para uma pausa para obras. Este jogo teve a curiosidade de se ver o público junto ao campo.
  • 1975/1976 – Boavista 2 vs V. Guimarães 1
    Disputou-se nas Antas este jogo que se tornou um clássico no futebol luso.
  • 1989/1990 – Estrela da Amadora vs Farense (1-1 ap e 2-0)
    Este mítico jogo da história da Taça de Portugal disputou-se após uma finalíssima.
  • 1998/1999 – Beira-Mar 1 vs Campomaiorense 0
    Os aveirenses venceram este jogo numa época em que desceram de divisão e foram à Taça UEFA na seguinte.
  • 1999/2000 – FC Porto vs Sporting CP (2-0 e 1-1)
    Na época em que os leões foram campeões nacionais, os dragões foram mais fortes no Jamor.

Taça de Portugal 2022/23

A Taça de Portugal já conheceu os embates dos quartos de final. Fica a conhecer os próximos duelos da competição rainha do futebol português, que se aproxima cada vez mais dos derradeiros finalistas.

Meias-finais da Taça de Portugal:

CD Nacional 0 – 5 SC Braga (12/04 – 19:30)

SC Braga – CD Nacional (25/04 – 19:30)

FC Famalicão – FC Porto (26/04 – 20:30)

FC Porto – FC Famalicão (04/05 – 20:30)

Os quartos de final da Taça de Portugal:

SC Braga 1 – 1 SL Benfica (5-4 g.p)

FC Famalicão 4 – 1 BSAD

Académico Viseu 0 – 1 FC Porto

Casa Pia AC 2 – 5 CD Nacional

Os resultados dos oitavos de final da Taça de Portugal:

10 de janeiro

Leixões 1 – 2 Famalicão (a.p)

Varzim SC 0 – 2 SL Benfica

11 de janeiro

Lank Vilaverdense 1 – 4 BSAD

CD Nacional 1 – 0 Rabo de Peixe

SC Braga 3 – 2 Vitória SC

Académico Viseu 2 – 0 Beira Mar

FC Porto 4 – 0 FC Arouca

12 de janeiro

Vitória FC 0 – 1 Casa Pia AC

Os resultados da quarta eliminatória da Taça de Portugal:

08 de novembro

Lank Vilaverdense 7 – 0 Oliveira do Hospital

Gil Vicente FC 1 – 4 FC Arouca

Varzim 1 – 0 São João de Ver

CD Mafra 0 – 3 FC Porto

09 de novembro

Académico Viseu 3 – 0 Camacha.

Pêro Pinheiro 1 – 4 Vitória FC

Famalicão 4 – 1 Dumiense

Rabo Peixe 2 – 0 Sanjoanense

Nacional 1 – 0 Tondela

Leixões 3 – 1 Farense

Beira-Mar 3 – 2 Pevidém

Casa Pia AC 2 – 0 Valadares Gaia

Vitória SC 2 – 1 FC Vizela

Estoril Praia 0 – 1 SL Benfica

10 de novembro

B SAD 4 – 0 Machico

SC Braga 2 – 1 Moreirense FC

Resultados da Terceira Eliminatória da Taça de Portugal

14 de outubro

Olhanense 0 – 2 B SAD

Moreirense 3 – 0 Vilafranquense

Amora 2 – 3 Estoril

15 de outubro

Fontinhas 0 – 2 Arouca

Nacional 3 – 1 Oliveirense *após prolongamento

Trofense 0 – 1 Famalicão

Canelas 1 – 3 Vitória SC

Sanjoanense 3 – 2 Os Belenenses *após prolongamento

Mafra 4 – 2 Marítimo *após prolongamento

Serpa 0 – 3 Gil Vicente

Imortal 0 – 3 Farense

Ac. Viseu 1 – 0 Oriental

Penafiel (1) 3 – 4 (2) Vizela *após grandes penalidades

Tondela 2 – 0 Santa Clara

Caldas (3) 1 – 2 Benfica (5) * após grandes penalidades

16 de outubro

Valadares 3 – 2 Chaves *após prolongamento

Tirsense 1 – 4 Leixões

Vilaverdense 2 – 0 Portimonense

Bragança 0 – 1 Pevidém *após prolongamento

Dumiense 2 – 1 Real

Montalegre 1 – 3 São João de Ver

São Martinho 0 – 2 Casa Pia

Oliveira do Hospital 3 – 2 Rio Ave *após prolongamento

Rabo de Peixe 2 – 1 Sertanense

Vianense 1 – 2 Beira-Mar

Machico 1 – 0 Boavista

Vitória FC 2 – 0 Paços de Ferreira

Pêro Pinheiro 4 – 0 Pombal

Courense 0 – 6 Camacha

Felgueiras 1 – 2 SC Braga

Varzim 1 – 0 Sporting

Anadia 0 – 6 FC Porto

apostas final da Taça de Portugal da bwin

Taça de Portugal – SL Benfica, FC Porto, Sporting CP e SC Braga

Depois de uma intensa jornada de competições europeias, as quatro principais equipas da Liga Portugal bwin têm agora a tarefa de passar a sua primeira eliminatória da Taça de Portugal, e o sorteio ditou que seria frente a equipas que militam na Liga 3.

Uma coisa é certa: todas as equipas do escalão principal se vão deslocar aos recintos das respetivas equipas secundárias, uma medida que visa a que a festa do futebol chegue a todos os cantos do país.

Assim sendo, o SL Benfica vai ser recebido pelo Caldas SC, atual segundo classificado da Série B da Liga 3.

O Caldas SC vai receber o SL Benfica

Para chegar aqui, o clube caldense venceu na segunda eliminatória o Sporting Clube da Covilhã, da Segunda Liga, por uns expressivos 3-0, depois de estar isento de disputar a primeira eliminatória.

 Já o FC Porto tem igualmente uma visita curta até Anadia para jogar contra o clube local. À semelhança do Caldas, o Anadia FC foi igualmente dispensado de disputar a primeira eliminatória da Taça de Portugal, derrotando então o AD Fafe por 1-2 e seguindo em frente na prova. Recorde-se que o clube aveirense está na sétima posição da Série A da Liga 3.

O Sporting CP terá a deslocação mais longa, já que terá de ir até ao Norte, mais propriamente à Póvoa de Varzim, para jogar frente aos “lobos do mar”.

O Varzim SC jogou todas as eliminatórias até ao momento, derrotando o AC Vila Meã na primeira por 2-1 e o Feirense, da Segunda Liga, por 1-0, com um golo aos 89 minutos.

Por fim, o SC Braga joga contra o FC Felgueiras, da Liga 3. Os Felgueirenses venceram, na primeira eliminatória da Taça de Portugal, o Mondinense FC por 5-2 e, na segunda, o GD Resende por 1-2.

Quem tem mais Taças de Portugal?

A resposta é: SL Benfica com 26 vitórias.
Em segundo lugar: FC Porto com 18 vitórias.
Em terceiro lugar: Sporting CP com 17 vitórias.

E tu, tens alguma estória mítica da Taça para partilhar connosco?

Passa por bwin.pt e descobre odds imbatíveis para apostares na prova rainha.

Já sabes, a Taça de Portugal está de regresso, por isso segue os teus palpites e diverte-te, mas lembra-te, sempre com responsabilidade.

jogo sevilha roma prognósticos desportivos bonus bwin
Jogos casino bwin
banner de bonus de casino
slot-races
apostar online na app bwin
bwin-tv
slot-races
slot-races
slot-races
slot-races
wo-sports
slots-casino-wo
banner-bonus-casino
slot-races
app-apostas-online-bwin
03
slot-races
slot-buffalo
slot-races
slot-races
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow
Anúncios

Artigos que também podes gostar

Futebol

Marca no teu calendário! O encontro terá lugar na sexta-feira, 22 de setembro, às 20h10 (hora de Lisboa).

Futebol

SL Benfica vs Sporting CP: Supertaça Feminina

Apostas

Deixa-te imergir no RWC 2023 e descobre quando joga Portugal, onde assistir aos encontros e como apostar neste empolgante evento global de rugby com...

Futebol

À medida que Portugal se prepara para defrontar a Eslováquia na corrida rumo ao Euro 2024, os fãs e apostadores de futebol aguardam impacientemente...