Vencedores da Liga dos Campeões
Ser o vencedor de uma Liga dos Campeões é um marco histórico para qualquer clube, jogador ou treinador. Não só pelo prestígio inerente à competição, mas também pelo benefício monetário que daí advém e pela subida lugar no ranking europeu. Numa perspetiva mais abrangente, pode até ajudar a liga e o país onde esse mesmo clube está inserido.
Sucedendo à Taça dos Clubes Campeões Europeus, a Liga dos Campeões (ou Champions League) já conta com vários vencedores de vários países no seu histórico, entre eles Portugal.
O que vais encontrar neste artigo:
- Que clubes têm mais Champions League
- Clubes portugueses que venceram a Champions League
- SL Benfica no topo da Europa e a maldição de Béla Gutmann
- FC Porto: onde Mourinho se uniu à Liga dos Campeões
- Quais são os clubes com mais participações na Champions?
- Quanto ganha o vencedor da Liga dos Campeões?
Que clubes têm mais Champions League?
- Real Madrid (14)
- AC Milan (7)
- Liverpool e Bayern Munique (6)
- Barcelona (5)
O clube com mais Ligas dos Campeões vencidas é o Real Madrid. Os espanhóis já alcançaram o primeiro lugar da prova por 14 vezes até ao momento, em 17 finais disputadas.
O 𝐑𝐞𝐚𝐥 𝐌𝐚𝐝𝐫𝐢𝐝 é Campeão Europeu e conquista a 14.ª Champions League da sua história 🏆⚪️ pic.twitter.com/A8rJNqD1oA
— bwin_pt (@bwin_portugal) May 28, 2022
Em segundo lugar, com sete troféus conquistados, está o AC Milan. A última Liga dos Campeões conquistada pelo emblema italiano foi em 2006/2007, com um plantel onde figuravam jogadores como Kaká, Inzaghi, Pirlo e Nesta, e com Carlo Ancelotti no comando dos rossoneri.
Logo atrás seguem Liverpool e Bayern Munique, com seis Ligas dos Campeões conquistadas e, a fechar os cinco primeiros lugares da lista de clubes mais titulados, aparece o Barcelona, que venceu a prova por cinco vezes.
Clubes portugueses que venceram a Champions League
Houve também clubes portugueses a subirem ao mais alto lugar do pódio. O Sport Lisboa e Benfica e o Futebol Clube do Porto já venceram por duas vezes cada um a competição de clubes mais importante a nível internacional.
SL Benfica no topo da Europa e a maldição de Béla Gutmann
A equipa de Lisboa foi a primeira a conquistar a Liga dos Campeões. Sob o comando de Béla Guttmann e a batuta de Eusébio e Coluna, as “águias” foram mais fortes do que Barcelona e Real Madrid nas finais de 1960/61 e 61/62, respetivamente.
No entanto, esta era de ouro do SL Benfica ficou igualmente marcada pela “Maldição de Béla Guttmann”, histórico treinador que levou o clube da Luz à conquista dos seus dois troféus e que, com a sua assertividade, afirmou que o clube não voltaria a vencer uma competição continental nos próximos 100 anos.
Certo é que, até ao momento, muitas foram as vezes em que o “glorioso” chegou aos momentos decisivos de várias provas europeias, não tendo conquistado mais nenhuma desde esta mítica afirmação.
FC Porto – Onde Mourinho se uniu à Liga dos Campeões
Também o Futebol Clube do Porto levantou a “orelhuda”, no entanto, este facto só aconteceu mais de 20 anos após o último título do rival de Lisboa.
O primeiro troféu foi erguido na temporada de 1986/87, na altura com Artur Jorge ao comando. O rival era o Bayern Munique e o palco, Viena. Os “dragões” começaram a perder, mas conseguiram dar a volta através de Madjer e Paulo Futre, voltando assim a colocar Portugal no topo do estrelado.
Já nos anos 2000, voltou-se a escrever história, desta feita com o inigualável José Mourinho, um dos treinadores com mais títulos, à frente da armada azul e branca.
Apesar das poucas esperanças depositadas no Futebol Clube do Porto (afinal, jogavam contra adversários poderosíssimos, como era o caso dos Galáticos do Real Madrid), a formação portuguesa não vacilou e chegou à final, onde defrontou o AS Mónaco.
Com muita confiança no seu potencial, o FC Porto venceu “sem espinhas” os franceses por 3-0, com golos de Carlos Alberto, Deco e Alenitchev.
Este jogo marcou igualmente a saída de José Mourinho do comando dos “dragões”, rumando ao Chelsea.
Quais são os clubes com mais participações na Champions?
Nesta listagem, destaca-se igualmente o Real Madrid como o clube com mais participações na competição (47).
No segundo posto, fala-se português: o Sport Lisboa e Benfica conta com 41 participações até ao momento, sendo seguido pelo Dínamo de Kiev (39), Ajax (38) e Juventus (35).
O próximo clube nacional a surgir na listagem é o Futebol Clube do Porto, em décimo lugar, com 30 participações na competição. Já o Sporting Clube de Portugal aparece no 25.º posto, com 23 presenças na Liga dos Campeões.
A título de curiosidade, o AC Milan atuou 24 vezes na competição, o Liverpool 25, e o Bayern Munique 34.
Quanto ganha o vencedor da Liga dos Campeões?
O prémio monetário da final da Liga dos Campeões para a temporada 2021/22 foi de cerca de 20 milhões de euros. Já o finalista vencido, acaba por ganhar, só por ter disputado essa partida, mais de 15 milhões de euros.
O Real arrecadou assim cerca de 82 milhões de euros e o Liverpool à volta de 80 milhões de euros.
Apenas por se classificarem para a fase de grupos, os clubes recebem mais de 15 milhões de euros, aos quais se poderão somar ainda prémios por vitória e por empate durante os seis jogos disputados.
A qualificação para as várias rondas a eliminar também rende algum dinheiro para os clubes (9,6 milhões na qualificação para os oitavos, 10,6 milhões para os quartos e 12,5 milhões por garantirem presença na meia-final).
Foto de Capa: UEFA