Até 6 de fevereiro, as melhores seleções da Europa irão disputar o título de Campeão Europeu de Futsal. O Euro 2022 realiza-se nas cidades holandesas de Amesterdão e Groningen, e é o primeiro realizado desde a alteração de formato da prova – de um evento bianual com 12 selecções, passamos agora para uma fase final com 16, realizada de quatro em quatro anos.
As equipas estão divididas pelos seguintes grupos:
- Grupo A: Países Baixos, Sérvia, Ucrânia, Portugal
- Grupo B: Cazaquistão, Itália, Eslovénia, Finlândia
- Grupo C: Rússia, Polónia, Eslováquia, Croácia
- Grupo D: Geórgia, Espanha, Azerbaijão, Bósnia e Herzegovina
Os dois primeiros classificados de cada grupo avançam para a fase a eliminar. A fase de grupos decorre até 29 de janeiro, os quartos-de-final entre 31 de janeiro e 1 de fevereiro, as meias-finais a 4 de fevereiro, e a final e atribuição dos terceiro e quarto lugares, a 6 de fevereiro.
A participação portuguesa
Portugal, atual campeão, iniciou ontem a defesa do título com uma difícil vitória frente à Sérvia, por 4-2. Depois de um começo menos conseguido, que permitiu aos sérvios estarem a vencer por 2-0, Portugal empatou ainda antes do intervalo, consumando depois a reviravolta.
Os comandados de Jorge Braz voltam a jogar este domingo frente aos Países Baixos, que também venceram o jogo de estreia frente à Ucrânia, por 3-2.
Os favoritos por grupo
Grupo A – Sendo o atual campeão europeu e mundial, Portugal é claramente um dos grandes favoritos à vitória no torneio. A equipa das quinas não deverá ter problemas em conseguir o apuramento para a fase a eliminar, em que também deverão estar presentes as seleções que, no nosso entender, partilham o favoritismo com a nossa seleção.
Grupo B – Depois de alcançar o terceiro lugar em 2016 e o quarto em 2018, o Cazaquistão procura a sua primeira vitória na prova. Com uma equipa recheada de jogadores brasileiros naturalizados, esta seleção aposta na sua elevada capacidade técnica para levantar o troféu.
Grupo C – Sendo um dos poucos países que estiveram presentes em todas as fases finais de Europeus, a Rússia deverá puxar dos seus galões e conseguir o apuramento no grupo C. Se o fizer, poderá ter uma palavra a dizer na discussão do título.
Grupo D – A Espanha é uma super potência da modalidade, tendo conseguido ganhar sete dos onze europeus realizados até à data. Na última edição da prova perderam o título na final frente a Portugal, uma seleção que podem vir a encontrar nas meias-finais, caso ambos os países terminem a primeira fase do torneio na liderança dos seus grupos.
As melhores odds de Futsal estão na bwin
Sente as emoções do melhor Futsal da Europa com as fantásticas odds e mercados que temos para ti. Visita-nos em bwin.pt e ganha com o Euro 2022, sempre com responsabilidade.