O mercado de transferências de janeiro já terminou e, com ele, houve várias mudanças a nível do futebol europeu e não só. Uma das mais sonantes foi a de Cristiano Ronaldo, que se transferiu para o Al-Nassr, mas há mais.
Mercado de Transferências de inverno em Portugal
Mercado de Transferências SL Benfica em 2022/23
O SL Benfica foi um dos clubes com mais atividade neste período de transferências, emagrecendo bastante o seu plantel.
Inevitavelmente, começamos pela novela de Enzo Fernández. O melhor jogador jovem do Mundial 2022, campeão pela Argentina no Catar, foi vendido por 121 milhões de euros ao Chelsea, sendo uma das transferências mais caras da história. Depois de vários capítulos, a venda foi mesmo consumada no último dia do mercado, o famoso “Deadline day”.
Também Helton Leite saiu para a Turquia, merecendo palavras de apreço vindas de Roger Schmidt, bem como Henrique Araújo, emprestado ao Watford, e Paulo Bernardo, que rumou a Paços de Ferreira igualmente por empréstimo. John Brooks, que tinha chegado no mercado de verão, e Gil Dias, transferiram-se para a Bundesliga, para o Hoffenheim e Estugarda, respetivamente. O extremo esquerdo chegou mesmo a marcar um golo no primeiro jogo ao serviço dos alemães.
No total, foram 13 os jogadores que saíram do clube da Luz. No sentido inverso, entraram os jovens nórdicos Andreas Schjelderup e Casper Tengstedt, extremo e ponta de lança respetivamente, e ainda Gonçalo Guedes, por empréstimo do Wolverhampton, que regressou à base e fez um golo no seu jogo de estreia frente ao Santa Clara.
Mercado de Transferências Sporting CP em 2022/23
O Sporting CP também viu o seu plantel sofrer alterações, principalmente na defesa. Pedro Porro, ao fim de dois anos e meio, abandonou o Sporting CP rumo ao Tottenham, com um empréstimo no valor de cinco milhões de euros e cláusula de venda por mais quarenta.
Para a sua posição chega Héctor Bellerín, defesa direito que passou por clubes como Bétis, Arsenal e Barcelona (onde fez a sua formação).
A chegada mais do que expectável de Tanlogo para o meio-campo, vindo do Rosario Central, e ainda a contratação de Ousmane Diomande para o centro da defesa, são os novos jogadores sob o comando de Rúben Amorim. Destaque ainda para Gonçalo Esteves, que regressou do empréstimo ao Estoril Praia.
Na porta de saída estão também Luiz Phellype, que partiu em definitivo para o OFI Creta, Jovane Cabral, emprestado ao Valladolid e ainda José Marsà, que rumou temporariamente ao Sporting Gijón.
Mercado de Transferências FC Porto em 2022/23
Dos grandes, o FC Porto foi o clube que menos alterações viu ocorrer no seu plantel. Apenas Nanu, que estava emprestado ao Dallas FC, foi novamente cedido temporariamente, mas desta feita ao Santa Clara.
Falou-se ainda na possibilidade de contratar Fran Navarro, do Gil Vicente, um dos jogadores em destaque na Liga Portugal bwin, mas nada ficou confirmado até ao fecho deste mercado, sendo necessário esperar até ao verão para ver mais desenvolvimentos.
Mercado de Transferências SC Braga em 2022/23
O SC Braga tem-se vindo a afirmar cada vez mais na Liga Portugal bwin, sendo um dos clubes que mais dinheiro tem arrecadado com a venda dos seus ativos.
Um desses exemplos é o de Vitinha, ponta de lança que já levava 13 golos ao serviço dos “gverreiros” esta época. No total, o Marselha da Ligue 1 vai desembolsar 32 milhões de euros pelo jovem português, num contrato válido por quatro temporadas.
Esta foi a maior transferência de sempre por parte dos bracarenses.
Para as contas de Artur Jorge entram Pizzi, que estava no Al-Wahda, e Bruma, por empréstimo do Fenerbahce de Jorge Jesus.
Mercado de Transferências Internacional 2022/23
Mercado de Transferências La Liga 2022/23
Na La Liga houve algumas mexidas, mas a mais sonante foi a de João Félix, emprestado ao Chelsea pelo Atlético de Madrid.
Por outro lado, o Barcelona vendeu Memphis Depay aos “colchoneros” e anunciou a saída de Bellerín para o Sporting e o fim de carreira de Gerard Piqué.
Um nome bem conhecido dos portugueses, Haris Seferovic, foi emprestado pelo SL Benfica ao Celta de Vigo, depois de uma passagem menos proveitosa pelo Galatasaray.
Mercado de Transferências Premier League 2022/23
Aquela que é considerada a melhor liga do mundo viu as suas equipas receberem diversos ativos, sendo um mercado bastante mexido.
O líder da tabela, Arsenal, viu entrar no seu plantel Trossard, extremo que vinha a dar cartas no Brighton, Jorginho, do Chelsea, e Kiwior, do Spezia. Já Cédric Soares foi emprestado ao Fulham. O mesmo aconteceu a Marquinhos, que representará o Norwich, e a Lokonga, que rumou ao Crystal Palace.
O Chelsea foi dos clubes mais ativos da Premier League, ao contratar nove jogadores. Para além de Enzo e João Félix, Mykhaylo Mudryk, comprado ao Shaktar por 70 milhões de euros, Badiashile, Madueke, Malo Gusto, Andrey Santos, David Fofana (do Molde) e Gabriel Slonina fazem agora parte da estrutura dos “blues”.
Já no Liverpool, o nome mais sonante foi o de Cody Gakpo, que depois da boa prestação no Mundial, foi contratado pelos “reds” ao PSV.
O Manchester City, por outro lado, emprestou João Cancelo ao Bayern Munique. Ainda em Manchester, mas desta feita no United, assistiu-se à saída turbulenta de Cristiano Ronaldo e à entrada de Weghorst, vindo do Burnley, Marcel Sabitzer, por empréstimo do Bayern, e Jack Butland.
Ao Nottingham Forrest chegam Felipe, vindo do Atlético de Madrid, e Keylor Navas, por empréstimo do PSG.
Em Londres aterraram ainda, para além de Pedro Porro, Danjuma, vindo do Villarreal, e Alfie Whiteman. Destaque também para a contratação de Lemina, Pablo Sarabia e Matheus Cunha pelo Wolverhampton. A saída mais sonante dos “wolves” foi mesmo a de Gonçalo Guedes.
Por outro lado, Matt Doherty assinou pelo Atlético de Madrid, Bryan Gil pelo Sevilha e Djed Spence pelo Rennes.
Perguntas Frequentes sobre o mercado de transferências:
O período do mercado de transferências deriva muito de país para país. Em Portugal, abriu no dia 3 de janeiro. Já em Espanha e Itália foi no dia 2 e na Alemanha, França e Inglaterra o mercado abriu no primeiro dia de 2023.
As principais ligas europeias fecham o seu mercado de transferências de inverno no último dia de janeiro. Este ano não foi exceção e fecharam dia 31.
A maior transferência de inverno em 2023 foi a de Enzo Fernández do SL Benfica para o Chelsea, no valor de 121 milhões de euros.
Lembraste do mercado de transferências de 2022? Recorda tudo aqui.