Os jogos entre SL Benfica e FC Porto são por norma bastante disputados, mas houve alturas em que uma das equipas mostrou uma superioridade evidente, dando origem a goleadas históricas. Vamos analisar algumas delas.
Os resultados de que vamos falar são referentes somente ao campeonato nacional. Excluímos os jogos da Taça de Portugal, Taça da Liga, Super Taça, e o já extinto Campeonato de Portugal.
Eis as 15 maiores goleadas entre SL Benfica e FC Porto:
5-1: Tudo começou em 1936
Dizem os relatos que o primeiro grande resultado entre estas duas equipas aconteceu no Campo das Amoreiras. A vitória sorriu aos encarnados.
6-0: Águias mandaram em casa
A 2 de maio de 1937, também nas Amoreiras, o SL Benfica voltou a levar a melhor sobre os nortenhos.
4-1: A terceira!
A 05 de março de 1939, as “águias” voltaram a ganhar por números expressivos. A título de curiosidade, Pinga marcou o tento de honra dos “dragões”.
5-2: A vingança azul e branca!
Depois de tantas goleadas sofridas, o FC Porto prova o sabor da glória. A 30 de março de 1941, Pratas fez um hat-trick no Estádio do Lima, contribuindo para a goleada final.

SL Benfica x FC Porto: uma rivalidade rica em golos | Sapo Desporto
4-1: Na Constituição!
Correia Dias marcou 3 golos ao Benfica no dia 22 de fevereiro de 1942, dando uma nova goleada a favor dos azuis.
5-1: O regresso encarnado
A 10 de maio de 1942, no Campo Grande, o Benfica volta a sorrir, impondo uma pessada derrota ao rival.
12-2: A maior de sempre!
7 de fevereiro de 1943 marca o resultado mais desnivelado de sempre entre as duas equipas. Julinho assinou um póquer a favor dos encarnados, deixando a sua marca na história.
6-3: Onde é que já vimos este filme?
Praticamente um ano depois da goleada anterior, o SL Benfica voltou ao Campo Grande para ganhar ao FC Porto, que até começou o jogo a vencer…
7-2: Mais nove golos marcados!
A 18 de março de 1945 houve mais uma goleada a favor do emblema da águia.
Duplo 4-0 em 1945 e 1947
Novas vitórias do SL Benfica, ambas no Campo Grande.
5-2 e 5-3: Vitórias à moda do Porto!
A década de 50 assistiu a duas goleadas azuis e brancas. O primeiro resultado aconteceu na Constituição. O segundo encontro aconteceu já no Estádio do Futebol Clube do Porto.
4-0: Um para cada lado nos anos 60!
O primeiro foi do Benfica, a 13 de dezembro de 1964, no Estádio da Luz com Eusébio e José Augusto a marcarem dois golos cada. O segundo “4-0” disputou-se a 31 de janeiro de 1971 e teve como palco o Estádio do Futebol Clube do Porto, com um póquer de António Lemos.
5-0: Ai Jesus que baile!
Foi assim que um jornal titulou a exibição e resultado dos dragões, então treinados por André Villas-Boas, a 7 de novembro de 2010. Foi o último resultado desnivelado entre estas duas equipas, mas os amantes destas goleadas esperam sempre por mais!
Foto de capa: Liga Portugal bwin
Vê também
