A regra do fora de jogo é uma das questões que mais discussões traz para cima da mesa num jogo de futebol. É fora de jogo? Será que o braço conta? E o guarda-redes, qual é a sua função para um fora de jogo? Vamos tentar explicar tudo ao longo deste artigo, bem como dar-te a conhecer as mudanças que querem aplicar a esta regra que tanto debate trouxe.
O que é um fora de jogo?
É considerado fora de jogo quando um jogador recebe a bola de um colega de equipa e está à frente da bola e do penúltimo jogador da equipa adversária. No entanto, para fora de jogo, contam cabeça, tronco e pernas.
Braços e mãos (por não ser uma parte jogável por um jogador de campo), não são considerados para tirar vantagem.
A FIFA vai testar uma nova regra de fora de jogo 👇
➡️ Vendo o atacante com a camisola branca na imagem, já não basta ter uma parte do corpo jogável à frente do último defesa.
➡️ Este terá de ter todo o corpo à frente para que seja assinalada a irregularidade.
O que achas?🤔 pic.twitter.com/wHX2LWQN9Q
— bwin_pt (@bwin_portugal) July 5, 2023
Este é marcado a partir da linha de meio-campo. Outra questão muito importante é que apenas é contabilizado fora de jogo a partir do momento em que a bola é tocada pelo colega de equipa em direção ao jogador.
Também não é fora de jogo se a bola tiver partido por parte de um adversário (por exemplo, um passe mal calculado por um defesa para um guarda-redes).
Há duas formas de analisar um fora de jogo: pela posição e pela interferência no adversário.
O fora de jogo posicional foi aquele que já falámos, ou seja, o adiantamento de um jogador quando joga a bola. A interferência no adversário acaba por ser mais complexa de analisar.
Se um jogador interferir no campo de visão de forma clara, é considerado fora de jogo. Disputar a bola diretamente com um adversário é considerado igualmente infração, mas não só.
Tomar uma ação e inibir a ação de um defesa (fingir que “vai à bola”, mas depois, de facto, não o fazer), é fora de jogo.
Aproveitar uma bola que tenha vindo de um dos travessões da baliza (poste ou barra) e aproveitar a sua posição para marcar (ou vinda de um adversário que tenha feito uma defesa), é igualmente punida.
O guarda-redes conta para o fora de jogo?
Sim. Geralmente, considera-se o penúltimo jogador porque o guarda-redes é, normalmente, o último “obstáculo” entre um jogador e o golo.
No entanto, se o guarda-redes estiver avançado, passa a ser considerado como um jogador de campo, e o último jogador ao pé da linha de baliza é considerado o último jogador.
Nova regra do fora de jogo
Arsène Wenger, mítico treinador do Arsenal, propôs uma mudança radical à lei do fora de jogo que agora conhecemos.
O francês sugeriu que o jogador teria de estar completamente para lá da linha do último defensor e não apenas parte, justificando a medida com um menor tempo de análise dessa lei durante o jogo. Isto leva, na teoria, a mais tempo de jogo decorrido.
Já é oficial?
Apesar de não ser oficial para as competições oficiais, há três países que vão testar a implementação desta medida. Os escalões jovens da Suécia, Itália e Países Baixos irão ser as equipas-piloto este novo modelo, que poderá servir de referência para o futuro.