É habitual falarmos dos salários de jogadores e treinadores, mas qual será o ordenado que um árbitro de futebol pode auferir em Portugal?
Quanto ganha um árbitro de futebol em Portugal?
Segundo dados revelados pela Marca, jornal desportivo espanhol, um árbitro, em Portugal, poderá receber até um máximo de 2.500 euros por mês, no entanto, a média de salário para esta profissão está entre 750 e 2500 euros.
No entanto, temos o orgulho também de ter, nos nossos quadros de futebol, juízes que arbitram jogos das competições europeias. Nesse caso, para estar presente num jogo europeu, um árbitro poderá receber 7000€.
No total, em Portugal, um árbitro poderá receber até um máximo de 30 mil euros anuais. Para termos noção, em Espanha, esse valor poderá ascender aos 250 mil euros.
Por outro lado, se um árbitro foi incumbido da tarefa da vídeo-arbitragem, poderá receber um máximo de 480 euros.
Comparando com outras ligas europeias, percebemos que é em Portugal que um árbitro é menos valorizado monetariamente. Por outro lado, e apesar de ser uma das melhores ligas do mundo, não é em Inglaterra que um árbitro recebe mais dinheiro, mas sim em Espanha.
Quando mais cotado for um árbitro, mais dinheiro irá receber porque é também chamado para mais jogos.
O número de jogos que arbitra um juiz de topo também difere de campeonato para campeonato. Se na Bundesliga não poderá estar presente em mais de 20 jogos por temporada (número similar à La Liga), em Inglaterra, um árbitro de topo pode participar em cerca de 28 jogos.
Em Portugal, para a temporada 2023/24, há 23 árbitros de primeira categoria, sendo Nuno Almeida o mais velho, com 47 anos. A idade máxima para ser árbitro de primeira categoria na nossa liga é de 50 anos.