O dia é importante: hoje começa a derradeira caminhada do Gil Vicente FC para alcançar a glória na Europa e chegar a um lugar nunca antes alcançado pelos “galos”: uma posição na fase de grupos da Liga Conferência Europa.
Para tal, a equipa de Barcelos terá de ser mais forte do que o AZ Alkmaar dos Países Baixos. Mas os “galos” já mostraram que são um osso duro de roer. Na terceira pré-eliminatória de acesso à Liga Conferência Europa, apesar de um empate contra o Riga, na Letónia, os “gilistas” mostraram a raça lusitana e derrotaram os adversários, na segunda mão, por uns expressivos 4-0, mantendo acesa a chama da esperança.
Ivo Vieira tem neste play-off um adversário complicado, mas vamos analisar todos os pormenores de seguida.
O AZ Alkmaar
O AZ Alkmaar chega à Liga Conferência Europa depois de vencer o Heerenveen e o Vitesse no play-off interno da Eridivisie.
Entrou posteriormente na segunda pré-eliminatória da Liga Conferência Europa, onde encontrou pela frente o Tuzla City, da Bósnia e Herzegovina, vencendo as duas mãos por 1-0 e 4-0, em casa e fora, respetivamente.
O segundo sorteio ditou o Dundee United da Escócia como adversário, que colocou a equipa neerlandesa em sentido, ao vencer a primeira mão por 1-0. No entanto, os expressivos 7-0 da segunda mão colocaram o AZ Alkmaar na rota do Gil Vicente FC.
A derrota na primeira mão da terceira pré-eliminatória foi a única sofrida pela formação dos Países Baixos esta temporada. Também a última partida, disputada frente ao Sparta Roterdão, para a segunda jornada da Eridivise, foi a primeira onde sofreu golos.
Também na equipa comandada por Pascal Jansen há que ter em atenção o atacante Vangelis Pavlidis, que conta já com cinco golos marcados em seis partidas. Já na temporada passada, o grego de 23 anos marcou 25 tentos em 51 jogos, somando ainda 7 assistências com sucesso.
Comparativamente ao Gil Vicente FC, o AZ Alkmaar é uma equipa habituada aos grandes palcos da Europa, tendo assim o peso da responsabilidade de eliminar uma equipa, na teoria, menos forte e com menos experiência neste tipo de decisões.
No entanto, e apesar do forte arranque de temporada e de toda a história que aparentemente favorece os neerlandeses, há algo que joga a favor dos “gilistas”: o AZ Alkmaar não se dá bem em território português.
Adversários Portugueses do AZ Alkmaar
A história entre o AZ Alkmaar e equipas portuguesas remonta à temporada de 2004/2005. Aí, e a contar para a meia-final da Taça UEFA, o Sporting CP alcançou um feito épico.
Após a vitória na primeira mão no Estádio José Alvalade por 2-1, com golos de Douala e Pinilla (quem não se recorda daquele pontapé fora da área gritado a plenos pulmões pelos adeptos “verdes e brancos”?), a ida aos Países Baixos foi bem mais dramática, mas com um herói a sobressair.
O AZ Alkamaar igualou o resultado da primeira mão em tempo regulamentar e, na segunda parte do prolongamento conseguiu mesmo dar a volta à eliminatória. O Sporting CP estava prestes a perder a oportunidade de disputar a final da Taça UEFA no seu próprio estádio. No entanto, nos últimos segundos do prolongamento, e através de um canto, Miguel Garcia coloca a bola no fundo das redes, fazendo assim o golo necessário para carimbar a passagem à final. Os ânimos dos neerlandeses gelaram com o golo daquele que ficou conhecido como o “Herói de Alkmaar” e só quase 10 anos depois voltariam a encontrar um adversário português.
Desta vez, e para os quartos de final da Liga Europa, os neerlandeses mediram novamente forças com um adversário de Lisboa, mas, desta vez, foi o SL Benfica.
Na primeira mão, as “águias” venceram por apenas 1-0. Apesar de solitário, o golo de Salvio mostrou a magia do argentino, fazendo assim o AZ Alkmaar recordar o seu pior pesadelo.
Na volta a Lisboa, a equipa portuguesa, na altura treinada por Jorge Jesus, voltou a vencer por 2-0, com um bis de Rodrigo. O jogador brasileiro elevou a exibição do SL Benfica ao mais alto patamar, eliminando novamente a equipa neerlandesa das competições europeias.
O Gil Vicente FC
2022/23 é uma época histórica para o Gil Vicente FC, apesar de estarmos apenas no seu começo. Graças à fantástica posição na temporada passada, os “gilistas” conseguiram um lugar na terceira pré-eliminatória da Liga Conferência Europa.
Os “galos” já mostraram a veia lutadora frente ao Riga, onde a vitória contundente contra a equipa letã fez a formação do Norte sonhar um bocadinho mais alto. O nome que elevou a formação de Ivo Vieira foi, claro, Fran Navarro, o grande destaque desde a temporada passada e que cada vez mais se mostra preparado para outros voos.
O treinador conta também já com alguma experiência em palcos europeus: em 2019/20, com o Vitória SC, disputou a fase de grupos da Liga Europa com Arsenal, Eintracht Frankfurt e Standard Liège.
Com quatro jogos disputados, duas vitórias, um empate e uma derrota, a pressão não está do lado da equipa de Barcelos, pelo contrário. A história já está a ser escrita e poderá aqui ter um capítulo de ouro para o futebol nacional.
Mais do que elevar o seu estatuto a clube de cariz europeu, o Gil Vicente FC tem nesta eliminatória dois objetivos muito importantes a nível nacional. Em primeiro lugar, o clube de Barcelos poderá ser o primeiro representante português na Liga Conferência Europa, após tentativas goradas de Santa Clara e Paços Ferreira em 2021/22, e do Vitória SC já na presente época.
De seguida, e igualmente importante, iria eliminar um clube dos Países Baixos, com quem Portugal disputa uma melhor posição no ranking da UEFA, amealhando assim mais pontos para o nosso país.
Foto de Capa: Gil Vicente FC