O Mercado de Transferências deste verão, em Portugal, tremeu bastante. Desde a mudança de Draxler do PSG para o SL Benfica em cima do fecho do mercado à saída de jogadores fundamentais dos três grandes, muitas foram as mexidas nos plantéis portugueses.
Mercado de Transferências em Portugal
O Mercado de Transferências do FC Porto em 2022/23
A equipa de Sérgio Conceição viu escapar algumas das suas pérolas da formação: Vitinha, Fábio Vieira e Francisco Conceição saíram, respetivamente, para PSG, Arsenal e Ajax. Também Sérgio Oliveira deixou em definitivo a equipa azul e branca, rumo à Turquia (Galatasaray) e Marchesín irá dar continuidade à sua carreira no Celta de Vigo. Mbemba, habitual titular na defesa dos “dragões”, saiu a custo zero rumo ao Marselha, futuro adversário do Sporting CP na Liga dos Campeões.
Pela porta de entrada chegaram reforços que podem dar que falar. Desde já, Gabriel Veron, extremo-direito vindo do Palmeiras e que tem vindo a ser opção, vinda do banco, para o treinador português. Também David Carmo, do SC Braga, e André Franco reforçaram o plantel do FC Porto, o primeiro na defesa, e o segundo, vindo do Estoril, para o meio-campo. A última chegada aos “dragões” foi Samuel Portugal, guarda-redes vindo do Portimonense e que irá colmatar a saída de Marchesín.
O Mercado de Transferências do SL Benfica em 2022/23
O SL Benfica foi, provavelmente, a equipa com mais mexidas a nível de mercado. No que respeita a entradas, Mihailo Ristic, Petar Musa, Alexander Bah, João Victor, Enzo Fernandéz, Fredrik Aursnes, David Neres, Julian Draxler e John Brooks fazem, desde esta temporada, parte do plantel das “águias”. A principal curiosidade está em ver como poderá Draxler mexer na equipa de Roger Schmidt, mas uma coisa é certa: virá aumentar a qualidade da Liga Portugal bwin.
Grande parte dos reforços têm dado cartas pela formação da Luz: Enzo é um dos melhores jogadores a atuar em Portugal e David Neres tem espalhado classe pelos relvados nacionais. Não podíamos deixar de referenciar a novela Ricardo Horta, que fez várias capas de jornais e que acabou por não resultar em qualquer transferência.
Claro que também sofreram perdas avultadas. Desde já, Darwin Nuñez, que saiu para o Liverpool e que já mereceu a confiança de Jurgen Klopp para jogar a titular.
Qual dos 3️⃣ contratou melhor? 🤔 pic.twitter.com/K8BSiQA677
— bwin_pt (@bwin_portugal) September 2, 2022
Também Yaremchuk e Julian Weigl, bastante acarinhados pelos adeptos benfiquistas (afinal, todos nós sentimos o apoio dado ao ucraniano no jogo frente ao Vitória SC), Everton, Seferovic, Svillar, Gedson, Pizzi, Vertonghen abandonaram o clube da Luz.
No final do último dia de transferências também foi comunicada a rescisão de Adel Taraabt, que já não contava para as contas do técnico alemão, bem como a saída em definitivo de Carlos Vinícius.
O Mercado de Transferências do Sporting CP em 2022/23
O Sporting CP, dos três grandes, foi a formação que mais ficou desfalcada no que respeita aos seus principais jogadores. Neste mercado, saíram Matheus Nunes e João Palhinha, o “core” da equipa leonina e que muita falta farão ao esquema de Rúben Amorim. Também Bruno Tabata foi outro dos nomes que fez correr muita tinta, já que seria uma venda que seguraria a permanência de Matheus Nunes, mas, pelos vistos, não teve o efeito desejado, já que o médio saiu para o Wolverhampton.
Para colmatar as saídas, a direção liderada por Frederico Varandas contratou Morita ao Santa Clara e Alexandropoulos ao Panathinaikos para o meio-campo. Ainda reforçou as redes com a chegada de Franco Israel.
Na defesa, Jeremiah St. Juste chegou para a zona central e, para a frente de ataque, Francisco Trincão, Rochinha e Arthur Gomes – este último anunciado nos derradeiros minutos de mercado – foram as escolhas para este mercado de verão.
Curiosa é ainda a inscrição de Eduardo Henrique, médio que esteve afastado da equipa principal, por empréstimo ao Crotone, da Itália, e ao Al Raed, da Arábia Saudita.
O Mercado de Transferências do SC Braga em 2022/23
A par do SL Benfica, o SC Braga demonstrou também a sua atenção ao mercado, com contratações cirúrgicas e que já começam a mostrar as suas mais-valias.
Falamos, claro, de Banza, jovem francês contratado ao Lens (jogava no Famalicão na temporada passada) e que conta já com cinco golos na Liga Portugal bwin, contribuindo assim para o arranque altamente goleador dos bracarenses.
Até ao fecho de mercado, os “gverreiros” foram buscar o central Serdar Saatci, Diego Lainez, Víctor Gómez e Uros Racic, que regressa a Portugal depois de duas temporadas no Valencia.
O facto de manterem Ricardo Horta no seu plantel faz com que os comandados de Artur Jorge tenham, talvez, o grupo mais equilibrado da nossa Liga.
Mercado de Transferências Internacional
O mercado de transferências também contou com várias mexidas a nível internacional, sendo que algumas delas começam já a fazer a diferença.
Mercado de Transferências Premier League 2022/23
Na Premier League, a competição que valores mais altos fez mexer no mundo do futebol, temos de falar, desde já, de Erling Haaland. O norueguês, que já leva nove golos marcados em seis partidas disputadas pelo Manchester City, mostrou facilidade de adaptação à melhor liga de futebol e às ideias de Pep Guardiola.
Seguindo por Manchester, uma das maiores novelas (e que mexeu, e muito, em Portugal) foi a da permanência de Cristiano Ronaldo no Manchester United. O craque português, apesar das várias notícias lançadas, fica por Inglaterra, pelo menos, até janeiro. As chegadas de Casemiro e Antony prometem fazer a diferença na equipa de Ten Hag, que viu ainda chegar, como reforço, Christian Eriksen.
Em Liverpool, é impossível não falar de Darwin Nuñez e da chegada de Arthur, vindo da Juventus. Menção também para o português Fábio Carvalho, que ajudou à promoção do Fulham à Premier League na temporada passada, e que já fez um golo ao serviço dos “reds”.
É inevitável também falar da equipa de Marco Silva. No último dia de mercado foram apresentados quatro reforços: Willian, Daniel James, Kurzawa e Carlos Vinícius. Anunciado mais cedo tinha sido João Palhinha, que já se começa a destacar pela capital inglesa.
Ainda em Londres, o Chelsea também reforçou as suas fileiras com Aubameyang vindo do Barcelona e Fonfana, do Leicester. Por outro lado, o Arsenal de Mikel Arteta chegou a acordo com Gabriel Jesus para reforçar a veia atacante dos “gunners”.
O Wolverhampton anunciou mais dois portugueses para o seu plantel: Matheus Nunes, que entrou de caras para as escolhas de Bruno Lage, e Gonçalo Guedes, a quem se juntou Sasa Kalajdzic para o ataque.
Mercado de Transferências La Liga 2022/23
Já na La Liga, as principais alterações deram-se em Barcelona e em Madrid. Na equipa “culé”, a chegada do polaco Lewandowski fez as delícias dos adeptos, onde já marca. Também Raphinha poderá ser uma boa aposta do clube catalão. Na capital espanhola, foram anunciados Alaba, Rudiger e Tchouaméni, que prometem ajudar os “blancos” a conquistar vários troféus.
Mercado de Transferências Ligue 1 2022/23
Não nos podemos esquecer, também, de uma das grandes transferências a nível internacional, e que envolveu um português: Renato Sanches reforçou o Paris Saint-Germain, adversário do SL Benfica, fazendo companhia a Nuno Mendes, Vitinha e Danilo. O médio comprado ao Lille já marcou inclusivamente um golo pela formação parisiense.
Mercado de Transferências Serie A 2022/23
Terminamos em Itália, na Serie A, onde Paulo Dybala trocou a Juventus pelo AS Roma de Mourinho. Romelu Lukaku regressa ao Inter após uma temporada no Chelsea.
Mercado de Transferências: Treinadores
Por fim, não esquecer a dança nos bancos das principais equipas.
Roger Schmidt rendeu Nélson Veríssimo no SL Benfica, escolha que cada vez parece mais acertada pelo clube da Luz. Em Braga, Artur Jorge rendeu Carlos Carvalhal. O antigo jogador mostra que está nos “gverreiros” para vencer títulos e prova disso é o grande arranque da temporada.
A nível internacional, mencionamos ainda a chegada de Jorge Jesus ao Fenerbahce e Paulo Fonseca ao Lille.
Foto de Capa: SL Benfica