O SL Benfica desloca-se a Turim para disputar a segunda jornada da Liga dos Campeões frente à Juventus. De um lado, a equipa visitante procura mais uma vitória importante, do outro está a “Vecchia Signora” com necessidade de angariar os primeiros três pontos.
Este é, possivelmente, o adversário com quem as “águias” vão disputar o segundo lugar de acesso aos oitavos de final. Isto porque o PSG continua imbatível e o Maccabi Haifa é, teoricamente, a equipa menos forte do grupo.
O SL Benfica na Liga dos Campeões
A formação de Roger Schmidt chega à segunda jornada da Champions League numa forma invejável. Apesar de já ter disputado onze jogos oficiais até ao momento, entre qualificação para a Liga Milionária, fase de grupos e Liga Portugal bwin, não conta com nenhuma derrota ou empate.
Na Luz, o conjunto das “águias” venceu, na primeira jornada, o Maccabi Haifa. Os israelitas ainda conseguiram fazer frente à equipa da casa no primeiro tempo, no entanto, Rafa desfez o nulo praticamente no início da segunda parte.
A melhor parte da partida viria, contudo, cinco minutos depois. Num espetacular remate de Grimaldo, os benfiquistas voltaram a festejar nas bancadas. O lateral espanhol, “do meio da rua”, fez mira à baliza adversária e rematou em jeito. Tão depressa quanto subiu, a bola desceu, bateu perto do ângulo e acabou apenas no fundo da baliza, sendo um dos golos mais bonitos da jornada.
Agora o teste será mais exigente, e a equipa do técnico alemão terá de jogar ao seu melhor nível para alcançar a vitória. No entanto, a alta intensidade que têm colocado em todos os jogos e o cansaço acumulado de alguns jogadores poderão dificultar a tarefa.
Este é o caso, por exemplo, de Enzo Fernández, que já conta com 39 jogos realizados esta época, marca alcançada entre dois clubes: o River Plate e o SL Benfica.
Este jogo poderá também ficar marcado pela titularidade de Julian Draxler pelas “águias” na Liga dos Campeões (recorde-se que já havia sido titular frente ao Famalicão), que poderá ser uma boa adição ao ataque benfiquista.
Os jogos contra a Juventus poderão ser fundamentais para as aspirações do SL Benfica na Liga dos Campeões. O Maccabi Haifa procurará fazer uma boa caminhada, no entanto, será a equipa com menos possibilidades de passar.
Assim sendo, PSG, Juventus e SL Benfica serão os clubes com mais pretensões e argumentos para estarem presentes na fase seguinte. A formação parisiense, que conta com um plantel de luxo, será aquela a quem as previsões atribuem diretamente um lugar.
Será então numa luta entre portugueses e italianos que o segundo acesso se decidirá, sendo este um dos jogos mais importantes do grupo.
A Juventus na Liga dos Campeões
A Juventus, que perdeu frente ao Paris Saint-Germain na ronda inaugural, procura agora “lamber as feridas” em casa e conquistar os primeiros três prontos da Liga dos Campeões.
No entanto, a formação de Massimiliano Allegri não está a conseguir demonstrar a sua superioridade. Em sete jogos (seis para a Serie A e um para a Liga dos Campeões) o conjunto italiano conta somente com duas vitórias. Os restantes resultados contam-se com quatro empates e uma derrota, frente ao PSG.
Nesta última partida mencionada, a formação italiana nunca conseguiu surpreender os parisienses, e Kylian Mbappé podia até ter feito mais do que os dois golos que marcou.
A única alegria dada pela formação de Turim foi mesmo o golo de Weston Mackenzie, que saltou do banco no início da segunda parte, mas que de pouco valeu para mudar o rumo do jogo (2-1).
Por outro lado, a “Vecchia Signora” tem em dúvida duas importantes peças do seu plantel: Wojciech Szczesny, experiente guarda-redes polaco, que tem estado a contas com uma lesão muscular, e Dí Maria, que treinou parcialmente à parte da restante equipa, mas que, entretanto, já foi reintegrado.
Foto de Capa: SL Benfica