As 10 maiores goleadas entre Benfica e Sporting. Qual é a tua preferida?
Um dérbi entre Sporting CP e SL Benfica anima o fim-de-semana de qualquer fã de desporto. Os principais rivais de Lisboa encontram-se mais uma vez para tentar alcançar a vitória.
Se virmos o histórico entre as duas equipas, percebemos que algumas partidas entre SL Benfica e Sporting CP tiveram resultados especialmente desnivelados, tanto para um lado, como para o outro.
Os resultados que te mostramos de seguida dizem respeito apenas ao Campeonato de Lisboa e à Liga Portuguesa.
As 10 maiores goleadas entre “águias” e “leões”
1910: Sporting CP 0-4 SL Benfica
O Campo da Carvalhã assistiu à primeira goleada num dérbi entre SL Benfica e Sporting CP. A vitória pendeu para a equipa de Cosme Damião e contou para a nona jornada do Campeonato de Lisboa.
Nesse ano, a formação das “águias” acabou por se tornar campeã, com mais um ponto do que o Carcavelos SC.
1936: SL Benfica 0-5 Sporting CP
Foi em outubro de 1936 que o Sporting CP, em visita ao Campo das Amoreiras, derrotou o SL Benfica por 0-5.
Jogava-se a segunda jornada do Campeonato de Lisboa – que o Sporting CP viria a vencer – e os golos foram marcados por João Cruz, Pedro Pireza, Manuel Soeiro (que bisou nesta partida) e António Faustino.
1937: SL Benfica 5-1 Sporting CP
O SL Benfica acabou por se “vingar” poucos meses depois. A 11 de abril de 1937, os “encarnados” voltaram a receber os “leões”, goleando a equipa de Alvalade por 5-1.
Pedro Pireza voltou a fazer o gosto ao pé no Campo das Amoreiras, mas de nada valeu face aos golos de Luís Xavier, Alfredo Valadas, Rogério de Sousa e Guilherme Espírito Santo, que também bisou.
1939: SL Benfica 5-0 Sporting CP
No final de 1939, o SL Benfica voltou a vencer por 5-0 o Sporting CP, quando decorria a nona jornada do Campeonato de Lisboa.
Os golos foram marcados por Francisco Rodrigues, Alfredo Valadas e Espírito Santo, que por três vezes festejou contra os “leões”.
1941: SL Benfica 0-5 Sporting CP
Dois anos depois, o Sporting CP viria a vingar o anterior mau resultado.
No dia 14 de dezembro, Fernando Peyroteo – um dos cinco violinos – mostrou a sua veia goleadora ao fazer dois dos cinco golos do Sporting CP. Os restantes foram apontados por Manuel Soeiro e João Cruz (bisou), que já haviam feito o gosto ao pé em 1936.
O jogo contou para a décima (e última) jornada do Campeonato de Lisboa, que o Sporting CP haveria de ganhar.
1946: SL Benfica 7-2 Sporting CP
Esta foi a maior goleada do SL Benfica perante o Sporting CP. A 28 de abril de 1946 o Benfica derrotou o Sporting por 7-2, no Campo Grande.
Foi no dia 28 de abril que os hat-tricks de Arsénio e Mário Rui e o golo solitário de Rogério Pipi fizeram a diferença frente aos “leões” que apenas reduziram por Albano e Peyroteo .
O jogo contou para a 18.ª jornada do Campeonato Nacional, que não foi ganho por nenhuma das equipas (o CF “Os Belenenses” levou a melhor e arrecadou o título de campeão). Curiosamente, os nove golos aconteceram apenas na segunda parte.
1947: Sporting CP 6-1 SL Benfica
Ouviu-se tocar a sinfonia dos “Cinco Violinos” num dia chuvoso, no Stadium de Lisboa.
O Sporting CP goleou o SL Benfica por 6-1, com Peyroteo, Albano, Vasques e Travassos, que marcou um hat-trick, a fazerem os golos dos “verdes e brancos”. Do outro lado, Vítor Baptista marcou o golo de honra.
Os “leões” viriam a ganhar esse Campeonato Nacional com seis pontos de vantagem sobre as “águias”, que ficaram na segunda posição.
1978: SL Benfica 5-0 Sporting CP
Já no Estádio da Luz, inaugurado em 1954, o SL Benfica derrotou o Sporting CP por 5-0.
Reinaldo e João Alves, que bisaram, e Nené, fizeram os golos benfiquistas, numa equipa que contava ainda com Bento, Humberto Coelho, Shéu, Toni e Chalana.
Decorria a 10.ª jornada do Campeonato Nacional da I Divisão, que foi vencido pelo FC Porto.
1986: Sporting CP 7-1 SL Benfica
O 14 de dezembro parece ser um dia de sorte para os “leões”. Foi neste dia, em 1986, que o Sporting goleou o SL Benfica por 7-1, para a 14.ª jornada do Campeonato Nacional da I Divisão.
O póquer de Manuel Fernandes foi decisivo para a vitória, aos quais se juntou um bis de Mário Jorge e outro golo de Ralph Meade.
Wando marcou o golo de honra do SL Benfica. No entanto, e como quem ri por último ri melhor, os “encarnados” acabaram mesmo por levar o título desta época.
Fica ainda a curiosidade que a bola deste jogo foi levada por Manuel Fernandes, para oferecer à sua filha que faz anos neste dia.
1994: Sporting CP 3-6 SL Benfica
A última goleada do nosso top aconteceu em maio de 1994, quando, num jogo eletrizante, o SL Benfica venceu o Sporting CP fora de portas.
Apesar de todos os problemas que o SL Benfica atravessava, a equipa encarnada conseguiu uma reviravolta fantástica pelos pés de João Vieira Pinto, que fez um hat-trick nessa partida. Os outros golos das “águias” foram marcados por Isaías (2) e Hélder Cristóvão.
Do lado da formação da casa marcaram Cadete, Luís Figo e Balakov.
O SL Benfica viria a sagrar-se campeão nessa temporada, alcançando o 30.º título nacional.
Sporting CP – SL Benfica: Qual será o resultado?
Qual achas que será o resultado do dérbi da 33.ª Jornada da Liga Portugal bwin? Com um título em jogo, “leões” e “águias” vão dar o máximo para poder levar de vencida este encontro. Quem achas que vai vencer o dérbi eterno?