Quem é Ayrton Senna?
Ayrton Senna foi um piloto brasileiro de automobilismo que marcou a história da Fórmula 1.
Nasceu a 21 de março de 1960, em São Paulo, e faleceu a 1 de maio de 1994, no hospital Maggiore, em Bolonha.
Ayrton Senna foi campeão mundial em 1988, 1990 e 1991.
Em 10 anos de Fórmula 1 competiu em 116 corridas, conquistando 65 pole position e 41 vitórias. Há ainda o registo de 2982 voltas na liderança, 19 das quais, foram as mais rápidas. Venceu em 6 ocasiões o Grande Prémio de Mónaco, onde se tornou conhecido como o “O Rei de Mónaco”.
Ínicio de carreira de Ayrton Senna
Distinguiu-se na condução desde muito cedo, onde venceu vários títulos na modalidade de karting. Tornou-se campeão sul-americano de “karts” em 1977 e em 1978. Por outro lado, antes de entrar na Fórmula 1, Senna ainda teve uma passagem pela Fórmula 1600 europeia, modalidade que abandonou devido à falta de apoios financeiros.
Em 1983 regressa à modalidade, com a ajuda de um patrocinado de um banco. Após os bons resultados obtidos, foi convidado para a Fórmula 3 britânica, onde conquistou o título no ano de estreia, confirmando desta forma o seu talento.
Ayrton Senna História: a entrada na F1
No ano seguinte, entra através da equipa Toleman na Fórmula 1. Porém, a primeira equipa podia ter sido a Brabham, mas Nélson Piquet mostrou-se muito desagrado com a possível contratação e esta possibilidade acabou por não se concretizar.
Em 1985, ruma à Lotus, onde alcança a sua primeira vitória no Grande Prémio de Portugal, realizado no Estoril. Nesse sentido, este feito representou, na altura, a primeira vitória da equipa em sete anos de competição. Senna alcançou desta forma o primeiro Grande Prémio na equipa dos seus ídolos: Fittipaldi e Jim Clark.
Foi contratado em 1988 pela Mclaren e, nesse mesmo ano, vence o mundial de pilotos. Além disso, é a rivalidade com Alain Prost que também marca a Fórmula 1 no final da década de 80, visto que os duelos e incidentes entre os dois foram muitos. O brasileiro venceu o mundial mais duas vezes, em 1990 e em 1991.
Após dois anos sem títulos, Ayrton Senna aceitou o convite da Williams para a temporada que se seguia. Porém, Senna não somou nenhum ponto por esta equipa.
Morte de Ayrton Senna
Ayrton Senna morreu no seguimento de um trágico acidente em maio de 1994, em Imola, quando disputava o Grande Prémio de San Marino.
Perdeu o controlo devido a uma barra da direção que partiu. Seguiu em direção aos muros laterais, onde chocou de forma violenta.
A telemetria mostrou que ao perceber que ia bater, tentou evitá-lo, mas sem sucesso.
Era o ponto final de uma carreira impar e que marca a história da Fórmula 1, para sempre.
Em suma, ao longo da sua carreira, Senna disputou 161 Grandes Prémios, tendo alcançado 41 triunfos em onze anos de Fórmula 1. Assim, e a título de curiosidade, em 2004, Senna ainda era o dono do recorde de pole positions com um total de 65. Por fim, referência ao seu estilo agressivo, à capacidade de levar o carro aos limites e a eficiência a condução à chuva tornaram-no numa lenda para os amantes desta modalidade.