O Sport Lisboa e Benfica vai, pela segunda vez consecutiva, entrar na terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões. Com um novo treinador ao comando das “águias”, Roger Schmidt, os encarnados tinham como possíveis adversários o Mónaco, Union Saint-Gilloise, Sturm Graz ou o vencedor do duelo entre Midtjylland e AEK Larnaca, relativo à segunda pré-eliminatória da competição.
O sorteio da Liga dos Campeões sorriu ao SL Benfica, que vai encontrar o Midtjylland – um adversário teoricamente mais acessível do que o do ano passado. Vamos analisar a caminhada do “Glorioso” pela Liga dos Campeões em 2021/22.
Pouco a pouco se foi longe
Em 2021/22, o sorteio da Liga dos Campeões ditou que o primeiro adversário do SL Benfica para a terceira pré-eliminatória fosse o Spartak Moscovo, equipa treinada na altura por Rui Vitória, curiosamente antigo treinador dos encarnados.
A primeira partida foi jogada na Rússia e a equipa levava a lição estudada. Jorge Jesus e companhia rubricaram uma vitória por 2-0, com golos de Rafa e Gilberto. No regresso à Luz, o resultado foi replicado, desta feita com um golo de João Mário e um autogolo, carimbando assim a passagem aos play-offs.
Na última qualificação antes da fase de grupos, foi o PSV a calhar em sorte ao SL Benfica, uma equipa treinada na altura por…Roger Schmidt. A primeira volta, disputada em Lisboa, foi vencida pela formação da casa, com uma boa primeira parte a ser coroada com golos de Rafa e Julian Weigl; Cody Gakpo reduziu no segundo tempo e levou a eliminatória em aberto para Eindhoven.
Já nos Países Baixos, o SL Benfica mostrou espírito de sacrifício e, apesar de jogar com apenas 10 elementos desde a meia hora de jogo, acabou por conseguir trazer o empate a zero para Portugal e, com ele, o tão almejado acesso à fase de grupos.
A Fase de Grupos
Os encarnados acabaram por ficar no grupo E, juntamente com Bayern Munique, Barcelona e Dínamo de Kiev.
Se a primeira partida terminou em empate contra os ucranianos, a segunda foi mais surpreendente. O SL Benfica recebeu os catalães e venceu por três golos sem resposta, num jogo em que estes não tiveram argumentos para suplantar o clube da Luz.
Nas duas partidas seguintes, jogadas frente ao Bayern Munique, os resultados não foram tão positivos: ambos terminaram em derrota, primeiro por 4-0, em casa, e depois por 5-2, no terreno dos bávaros.
As últimas duas jornadas foram ascendentes, primeiro com um empate a 0 em Camp Nou e, no último jogo da fase de grupos, frente ao Dínamo de Kiev, a vitória sorriu aos “encarnados” por 2-0. Com este conjunto de resultados, o SL Benfica terminou esta ronda em segundo lugar, à frente de Barcelona e Dínamo de Kiev.
Oitavos-de-final: o erro e a bonança
O adversário do Benfica, no primeiro sorteio dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões, havia sido o Real Madrid. Porém, um erro fez com que este emparelhamento tivesse de ser refeito e, assim sendo, ficou definido que a ronda dos 16 melhores seria disputada frente ao Ajax, dos Países Baixos.
Com um empate a duas bolas e uma vitória por 1-0, o SL Benfica avançou uma eliminatória, sendo nesse momento a única equipa portuguesa ainda a disputar a Liga dos Campeões, já que FC Porto e Sporting CP caíram nesta fase.
Foram então travados apenas pelo Liverpool, finalista dessa mesma edição, mas deixaram uma boa impressão em campo, chegando mesmo a empatar a segunda mão a três bolas, em Anfield. Apesar deste resultado, o 3-1 da primeira mão ditou o afastamento da equipa da caminhada europeia.
Liga dos Campeões 2022/23: Midtjylland no caminho
O sorteio da Liga dos Campeões 2022/23 ditou que o adversário do Benfica na Liga dos Campeões é o Midtjylland.
Midtjylland
Os dinamarqueses do Midtjylland contam com presença recente na Europa e, para além disso, trazem boas memórias aos portugueses.
Na temporada de 2001/02, a equipa do norte da Europa foi eliminada pelo Sporting CP na Taça UEFA. Mais tarde, em 2011/12, foi a vez do Vitória SC fazer o mesmo, desta feita para a Liga Europa.
Já na fase de grupos da Liga Europa, na temporada 2021/22, encontraram-se com o Sporting de Braga. A primeira partida sorriu aos “gverreiros” (3-1 foi o resultado final), enquanto a segunda foi mais feliz para o Midtjylland, que venceu por 3-2.
Será que o SL Benfica conseguirá também quebrar o “gelo nórdico”?
Foto de Capa: SL Benfica