Liga dos Campeões

Liga dos Campeões – O duelo entre SL Benfica e Midtjylland

O que podes encontrar neste artigo:

Pela terceira vez consecutiva, o SL Benfica vai disputar a terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões. Depois de enfrentar em 2020/21 e 2021/22 o PAOK e Spartak Moscovo, o adversário desta fase é o Midtjylland, da Dinamarca. Vamos então conhecer o oponente da equipa da Luz.

O percurso europeu do Midtjylland

O Midtjylland é um clube da primeira divisão da Dinamarca, com sede em Herning, e foi criado em 1999. A equipa dinamarquesa já venceu por três vezes a liga nacional, tendo ficado em segundo lugar na temporada passada.

A formação do norte da Europa tem alguma experiência internacional, tendo já participado na fase de grupos da Liga dos Campeões em 2020/21, partilhando palco com Ajax, Atalanta e Liverpool no grupo B.

Já em 2021/22, os “Lobos” estiveram presentes nas três competições europeias de clubes: disputaram a qualificação da Champions League, onde venceram o Celtic e caíram aos pés do PSV (que viria a perder com o Benfica no play-off dessa temporada), sendo relegados para a Liga Europa.

O Midtjylland venceu o AEK Larnaca na segunda pré-eliminatória da Liga dos Campeões.
Foto: Midtjylland

Na fase de grupos da segunda competição europeia, encontraram o SC Braga, o Estrela Vermelha e o Ludogoretz, acabando no terceiro lugar, que deu acesso à Liga Conferência UEFA.

O adversário do Midjtylland na terceira competição foi o PAOK, que derrotou a equipa dinamarquesa nas grandes penalidades do play-off, terminando assim a caminhada europeia dessa temporada.

A nível de encontros com equipas portuguesas, os “lobos” defrontaram o SC Braga, como já referido acima, o Sporting CP e o Vitória SC. Dos jogos disputados, apenas contra os bracarenses conseguiram alcançar uma vitória, em 2021/22, tendo empatado e/ou perdido os restantes.

O que esperar do Midtjylland para esta eliminatória

O Midtjylland, a nível competitivo, está numa fase mais avançada do que o SL Benfica. Para além de já ter começado o campeonato dinamarquês, também já disputou a segunda pré-eliminatória da Liga dos Campeões, onde derrotou o AEK Larnaca (empatou ambos os jogos a 1-1, vencendo nas grandes penalidades por 3-4).

No entanto, a equipa dinamarquesa apenas venceu um jogo em cinco disputados ao momento, frente ao Odense, por 5-1. Os restantes resultados dividem-se por três empates (dois para a competição europeia), e uma derrota.

É preciso ter ainda atenção à “dança das cadeiras” no comando da equipa dinamarquesa. O treinador Bo Henriksen foi demitido do cargo antes do jogo frente às “águias”, entrando para o seu lugar, de forma interina, Henrik Jensen, outrora treinador-adjunto.

Como se apresenta o SL Benfica?

A equipa da Luz conta igualmente com um novo treinador, Roger Schmidt, que trouxe muito do que é a cultura de jogo alemã para os princípios táticos das “águias”: um ataque consolidado a partir da defesa, com muita pressão e avançados com “faro de golo”.

Como reforços, o SL Benfica conta com Ristic, Alexander Bah e João Victor na defesa (apesar de não poder contar com o sérvio e com o brasileiro, ambos a contas com uma lesão), Enzo Fernández entrou para médio centro e David Neres e Petar Musa para o ataque.

Da época transata, o treinador alemão conta ainda com Rafa Silva, Yaremchuk, que já mostrou que quer agarrar o lugar em 2022/23, e ainda com a jovem promessa Henrique Araújo, preparado para mostrar que a idade é apenas um número quando a qualidade é notória.

É talvez nessa mesma zona do campo que as “águias” ficaram mais desfalcadas, já que Darwin Nuñez saiu para o Liverpool (onde já dá cartas) e Seferovic assinou pelo Galatasaray, da Turquia. Também Pizzi abandonou a formação portuguesa, para jogar pelo Al-Wahda de Carlos Carvalhal.

O SL Benfica mostra-se em grande forma antes de começar a Liga dos Campeões.
Foto: SL Benfica

Apesar de ainda não ter disputado nenhuma partida oficial, o SL Benfica mostrou-se bem preparado e com a lição bem estudada nos jogos particulares, onde venceu todas as partidas, culminando numa exibição sólida na Eusébio Cup, vencida ao Newcastle por 3-2. O onze utilizado por Schmidt não deve fugir muito à base apresentada aos benfiquistas, que poderão ter razões para sorrir nesta eliminatória.

Apostar na Liga dos Campeões é na bwin!

Na bwin podes encontrar as melhores odds da Liga dos Campeões! Estuda bem as tuas equipas favoritas e aproveita para conhecer todos os mercados disponíveis para ti. Lembra-te que a responsabilidade é a palavra de ordem. Se tiveres dúvidas sobre como efetuar uma aposta, lê este artigo onde ensinamos tudo sobre apostas de futebol.

Foto de Capa: SL Benfica

Artigos que também podes gostar

Futebol

A Liga dos Campeões da UEFA é, desde a sua fundação em 1955 (altura em que era conhecida por “Taça dos Clubes Campeões Europeus”,...

Futebol

Índice 1. O início da jornada: as primeiras participações do Benfica na Liga dos Campeões 2. História de conquistas: os títulos europeus do Benfica...

Futebol

Na qualidade de um dos clubes de futebol mais icónicos de Portugal, inserido no grupo dos aclamados “Três Grandes”, em que se faz acompanhar...

Futebol

Fica a conhecer as contas das equipas portuguesas nas competições europeias.

bwin.pt | Todos os direitos reservados