conecte-se conosco

Olá, o que procuras?

Conhece como nasceu a UEFA Champions League
Conhece como nasceu a UEFA Champions League
Fica a conhecer a história da Liga dos Campeões em futebol

Futebol

Liga dos Campeões, a história da maior competição de clubes em futebol

A Liga dos Campeões é uma competição anual de clubes europeus de futebol organizada pela União das Associações Europeias de Futebol (UEFA). Antes de mais nada, falamos de um dos torneios mais prestigiados do mundo, disputado pelas equipas mais bem classificadas nos respetivos campeonatos nacionais na época anterior. O número de vagas é atribuído consoante o ranking da UEFA.

Quando nasceu?

Criada em 1992, esta prova é a sucessora da Taça dos Clubes Campeões Europeus, disputada desde 1955. Juntamente com o decorrer dessa década, o formato foi expandido, onde se jogava uma fase de qualificação para incluir clubes “vice-campeões” nos seus campeonatos nacionais. Contudo, quem não se qualifica na Champions League, vai para a Liga Europa.

O formato atual começa em meados de julho com 3 rondas de qualificação e play-off. Posteriormente, as 10 equipas sobreviventes vão para a fase de grupos, juntando outras 22 previamente qualificadas. Em seguida, as 32 equipas são colocadas em 8 grupos de 4 equipas. A seguir, jogam numa de “ida e volta”. Ou seja, são depois 8 equipas – as primeiras de cada grupo – que passam para a fase a eliminar. Quem fica no 3.º posto vai para a Liga Europa. Por fim, o vencedor da Liga dos Campeões qualifica-se para a Supertaça europeia. Assim como, para o Mundial de clubes.

O histórico

O Real Madrid é o clube que mais vezes ganhou este torneio: 13. Aqui estão incluídas as primeiras 5 épocas. Da mesma forma, são os clubes espanhóis quem tem mais troféus, num total de 18. Segue-se Inglaterra com 13 e Itália 12.

Feitas as contas, 22 clubes diferentes conquistaram, até ao momento, esta prova. E destes 22, 12 venceram mais do que uma vez. Agora, a única equipa tricampeã consecutiva é o Real Madrid.

Hino

O hino da Liga dos Campeões foi escrito por Tony Britten e adaptaso por Zadok the Priest de George Frideric Handel. Posteriormente, em 1992, a UEFA fez o pedido a Britten para fazer um arranjo. Ao mesmo tempo, a Orquestra Filarmônica Real de Londres executou esse arranjo, tendo disso cantado pela Academy of Saint Martin in the Fields nas três línguas oficiais pela UEFA: inglês, alemão e francês.

Na final de 2009, em Roma, Andrea Bocelli entoou o hino da Liga dos Campeões, no ano seguinte foi a vez de Juan Diego Flórez. Anteriormente, em 2011, este hino foi tocado pela banda All Angels. Logo depois, no ano seguinte, foi cantado com a voz de Jonas Kaufmann. Em conclusão, há que referir, que este hino nunca foi lançado comercialmente na versão original.

quem será o campeão da liga portgal bwin de 2022-23
bwin-tv
aumenta-emocao
slot-races
liga-portugal-bwin-campeao-widget
03
aumenta-emocao
slot-races
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow
Anúncios

Artigos que também podes gostar

Apostas

A bwin chegou a Portugal a partir da compra através da Entain das licenças que a bet.pt possuí para operar em território nacional. Quer...

Futebol

Dezembro chegou e trouxe com ele o espírito natalício com o Passatempo Magia de Natal! De 1 a 24 de dezembro, a bwin vai...

Futebol

O Newcastle foi adquirido recentemente pelo Public Investment Fund, liderado pelo príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman. Segundo consta, tem uma fortuna...

Futebol

Pedro Correia, Ró-Ró para os amigos, nasceu no bairro do Casal de São José em Mem Martins, Sintra, e é atualmente é internacional pelo...