É o que qualquer adepto de um clube não quer ver: um rival a fazer a festa no relvado do seu estádio. Porém, isso já aconteceu em Portugal e a bwin vai recordar esses momentos.
Campeões em casa de rivais
Benfica campeão em Alvalade – 1974/75
O título, nessa temporada, era decidido entre SL Benfica e FC Porto. À penúltima jornada, um empate bastava para que as “águias” se sagrassem campeãs e foi exatamente isso que aconteceu. Um golo de Franguito e outro de Diamantino fizeram as contas da partida.
Nesse ano houve respeito entre todos os jogadores, no entanto, não houve guarda de honra por parte dos “leões”, já que não havia esse histórico nos campeonatos portugueses.
FC Porto campeão na Luz – 2010/11 e 2021/22
Recentemente, o FC Porto sagrou-se campeão no Estádio da Luz por duas vezes: a primeira em 2010/11, com Jorge Jesus no comando técnico das “águias” e André Villas-Boas a orientar os “dragões”, e a segunda em 2021/22, já com Sérgio Conceição ao comando dos “azuis e brancos”.
Se a primeira não deixou boa memória – com luzes apagadas e aspersores ligados – da segunda vez, os ânimos foram mais calmos. O golo de Zaidou deu a vitória no campeonato mais recente e o FC Porto festejou mais um campeonato.
FC Porto campeão em Alvalade – 1994/95, 1998/99
Em 1994/95, Bobby Robson era o treinador que levava o FC Porto à conquista do campeonato. Com um penálti marcado em Alvalade, por Domingos, deu mais um título à nação portista, dedicado, na altura, a Rui Filipe, jogador do FC Porto que faleceu nesse ano num acidente de viação.
Este clássico viria a ficar marcado igualmente pela queda de um varandim, que vitimou duas pessoas. Domingos Gomes, médico dos “azuis e brancos” que já se encontrava em Alvalade, foi o primeiro a socorrer as várias vítimas desse acidente.
Alguns anos depois, o FC Porto voltaria a festejar um campeonato em Alvalade, mas, desta feita, ainda antes do apito inicial. A equipa “azul e branca” beneficiou do empate do Boavista para se sagrar campeã nacional e assim festejar o pentacampeonato, feito que nenhuma outra equipa em Portugal conseguiu alcançar.