O final da Liga Portugal bwin está ao rubro! Afinal, quem pensaria que na última jornada o SL Benfica teria perdido oito dos 10 pontos de avanço que levava no início de abril? Tudo pode acontecer e o capítulo 34 do nosso campeonato contará o desfecho decisivo para o campeão.
Mas, primeiro, vamos ver as contas para que os “encarnados” não deixem fugir o tão desejado 38.
As contas das equipas portuguesas na Liga
As contas do SL Benfica na Liga

À 33.ª jornada, o SL Benfica conta com 84 pontos, mais dois do que o FC Porto (82) e nove do que o SC Braga (75), este último que cimentou a sua posição e que irá discutir a 3.ª Pré-eliminatória da Liga dos Campeões.
SL Benfica Campeão 2023?
Para a equipa de Roger Schmidt, a regra é simples: vencer. Caso ganhe ao CD Santa Clara, a formação da Luz conquista a Liga Portugal bwin e celebra o 38.º título nacional, isolando-se como a equipa com mais campeonatos nacionais vencidos.
Do outro lado, se o adversário já foi relegado para a Liga 2, quererá deixar uma boa imagem no terreno “encarnado”, que será transformado num verdadeiro Inferno da Luz.
A falta de pressão por parte do CD Santa Clara poderá dificultar as pretensões da formação lisboeta, que acaba por entrar com a necessidade de ganhar para arrumar a questão.
Porém, um empate poderá bastar, visto que o FC Porto, mesmo vencendo, tem à sua frente um número difícil de bater: 11 golos. Vamos explicar já de seguida.
As contas do FC Porto na Liga

O FC Porto, tal como o SL Benfica, para poder sonhar com o 31.º troféu do campeonato português, terá de vencer obrigatoriamente o Vitória SC e esperar que o SL Benfica perca o jogo frente aos açorianos.
No entanto, em caso de igualdade pontual (vitória dos portistas e empate do SL Benfica), os “dragões” terão de colmatar a diferença de 11 golos para os “encarnados”.
Historicamente, a maior vitória em casa da formação do Porto frente aos vitorianos foi em 1944/45 e 1953/54, quando ganhou por 10-0. Aos dias de hoje, não ajudaria os “azuis e brancos” a vencer o campeonato.
Este último ponto coloca-se em caso de igualdade pontual, como referido, já que as equipas se anularam no confronto direto (o SL Benfica venceu no Estádio do Dragão por 1-0 e o FC Porto ganhou em Lisboa por 2-1).
Quais são os critérios de desempate da Liga Portugal bwin?
Segundo os regulamentos da Liga, há cinco critérios de desempate, que se desenrolam por esta ordem:
- Número de Pontos;
- Confronto direto (“maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si”);
- Diferença entre o número de golos marcados e sofridos ao longo da competição;
- Número de vitórias na Liga Portugal bwin;
- Número de golos marcados na Liga Portugal bwin
Já percebemos que os dois primeiros pontos poderão ser anulados com um empate do SL Benfica e uma vitória do FC Porto, bem como com os resultados entre ambas as equipas. Como explicámos anteriormente, o FC Porto precisa de marcar mais de 11 golos para anular o ponto 3 e sagrar-se campeão.
