Há estádios fantásticos ao redor do mundo, mas alguns são mais especiais do que outros. Porquê? Lê este artigo até ao fim, porque vais ter a resposta.
O estádio de um clube de futebol é a casa de qualquer adepto. Afinal de contas, é ali que se faz a festa em torno do jogo que vai decorrendo no campo, e onde nascem muitas vezes amizades para a vida.
Muitos dos estádios que conhecemos ganharam o seu nome como forma de eternizar várias personalidades – jogadores, treinadores, dirigentes, entre outros – que tiveram uma grande importância na história dos respetivos clubes.
Vamos mostrar-te alguns casos famosos.
Estádios com nomes de lendas
Estádio Diego Armando Maradona – Argentina
Casa do Argentinos Juniors, o estádio foi batizado em 2004 em homenagem ao astro argentino, que começou a sua carreira neste clube.
Estádio Diego Armando Maradona – Itália
Maradona é Deus! Teve uma grande carreira e a casa do Nápoles – anteriormente designada de San Paolo – parece pequena para dar eco ao legado que a sua habilidade deixou.
No dia do seu falecimento, o estádio do clube mudou de nome como forma de homenagear El Pibe, figura incontornável da história dos napolitanos.
Estádio Puskás Arena – Hungria
Ferenc Puskás, principal nome da história do futebol húngaro, tem este estádio em sua homenagem. Recebeu diversos jogos da Liga dos Campeões durante a pandemia e irá também ser o anfitrião da final da Liga Europa, em 2023.
Estádio Ali Daei – Irão
Foi o mais importante jogador da história do Irão. É o atleta que mais vezes vestiu a camisa da seleção deste país e o melhor marcador da mesma.
Estádio Mané Garrincha – Brasil
O atual Mané Garrincha foi construído para o Mundial 2014. Considerado um dos estádios mais caros de todos os tempos, recebeu o nome de um dos mais talentosos e irreverentes jogadores da história do futebol brasileiro.
Estádio Johan Cruyff Arena – Holanda
A casa do Ajax era conhecido como Amsterdam Arena antes de ser renomeado, em 2017, em memória da lenda da equipa holandesa.
Estádio Estádio Guus Hiddink – Coreia do Sul
A Coreia do Sul deu a este estádio o nome do treinador que conduziu o país ao quarto lugar no Mundial de 2002. Será que Paulo Bento vai ter a mesma sorte?
Estádio Jorge ‘Magico’ González – São Salvador
É mais um daqueles jogadores de futebol que entra para o grupo dos mais subestimados da sua geração. Levou São Salvador ao Mundial de 1982.
O estádio tem capacidade para 35 mil pessoas e já recebeu, por exemplo, um concerto dos Iron Maiden.
Estádio Santiago Bernabéu – Espanha
É o nome do homem que transformou o Real Madrid no gigante que é hoje. Jogou como avançado dos “blancos” e, posteriormente, foi presidente do clube até ao dia da sua morte.
Estádio Abe Lenstra – Holanda
Lenstra é considerado um dos maiores jogadores holandeses de todos os tempos, e o seu legado é lembrado pelo Heerenveen.
Estádio Marcelo Bielsa – Argentina
É a casa dos Newell’s Old Boys, equipa de Rosario e clube de formação de Lionel Messi. O nome foi dado em homenagem a Marcelo Bielsa, antigo treinador da formação argentina e que a levou a grandes êxitos.
Estádio Giuseppe Meazza – Itália
Giuseppe Meazza é considerado uma lenda italiana, sendo campeão mundial por duas vezes consecutivas. Por ser um nome incontornável da história do Inter, após a sua morte o estádio foi “rebatizado” com o nome do antigo jogador. Um facto curioso é que o mesmo estádio tem outro nome: San Siro, utilizado igualmente como casa do AC Milan.
Foto de Capa: UEFA