Seleção Feminina de Portugal no Europeu Feminino de Futebol
- A aventura pelos Países Baixos
- Euro 2022: A qualificação
- Europeu Feminino de futebol – Última chamada para Inglaterra
- Europeu 2022 – Grupo C de Campeãs?
- Europeu Feminino 2022 – Quando joga Portugal?
- Europeu de Futebol Feminino com a bwin
A seleção nacional de futebol feminino chegou, pela segunda vez, à fase de grupos do Campeonato da Europa da modalidade. A estreia aconteceu na edição de 2017, disputada nos Países Baixos, onde falhou por um golo o apuramento para os quartos-de-final. A equipa portuguesa vai tentar fazer melhor na prova deste ano, que será disputada em Inglaterra, entre os dias 6 e 31 de julho.
A aventura pelos Países Baixos
Depois de vencer os play-offs de acesso à fase de grupos, o sorteio ditou que Portugal ficasse no grupo D, em conjunto com Escócia, Espanha e Inglaterra.
Após vencer uma partida e perder outra, a seleção das “quinas” estava obrigada a vencer o último jogo frente à Inglaterra para continuar a sua senda histórica.
Apesar do esforço, a diferença de golos não permitiu que Portugal fosse mais além. No entanto, Francisco Neto, selecionador nacional, prometeu que a equipa portuguesa iria voltar, não defraudando as expectativas.
Euro 2022: A qualificação
Portugal ficou incluído no grupo E da qualificação do Europeu, junto com Finlândia, Escócia, Albânia e Chipre. O primeiro lugar neste grupo assegurava a qualificação direta e o segundo garantiria, pelo menos, a presença no play-off de acesso.
A equipa portuguesa começou a lutar por um lugar no Europeu de Futebol Feminino de 2022 a 4 de outubro de 2019, numa partida contra a Albânia, que venceu por 1-0. Logo de seguida, enfrentou o adversário mais complicado – as finlandesas – empatando a uma bola. Na verdade, foi apenas contra a equipa do Norte da Europa que Portugal perdeu pontos (somou também uma derrota).
Desta forma, Portugal garantiu a presença no play-off de acesso ao Europeu, onde encontrou a Rússia.
Numa primeira partida, disputada em Lisboa, um erro de Patrícia Morais deu vantagem à seleção de leste. Na segunda mão da eliminatória, Portugal não conseguiu desfazer o nulo e ficou, na altura, fora da fase final do Europeu Feminino.
No entanto, em fevereiro de 2022, a vida das comandadas de Francisco Neto deu uma volta. Com o início da guerra na Ucrânia, e num ato histórico, a seleção da Rússia foi impedida de participar no Europeu, sendo que o lugar foi assumido por Portugal.
Europeu Feminino de futebol – Última chamada para Inglaterra
A seleção de Portugal vai, certamente, mais e melhor preparada para esta edição do Europeu. Conta nas suas fileiras com jogadoras mais velhas, com experiência nesta fase de decisões, como é o caso de Ana Borges, Dolores Silva, Diana Silva ou Jéssica Silva, e também com jogadoras irreverentes e que poderão causar boas surpresas, como Kika Nazareth, Telma Encarnação, Lúcia Alves ou Andreia Jacinto.
No entanto, o que poderá mesmo valer à armada lusa é a força do coletivo. Das 23 escolhidas para representar Portugal, apenas duas estão a jogar fora do país: Inês Pereira, guarda-redes do Servette FC (Suíça), e Tatiana Pinto, média do Levante, de Espanha.
De resto, as jogadoras dividem-se entre o SC Braga, SL Benfica, Sporting CP, CS Marítimo e FC Famalicão, provando assim a cada vez maior aposta no futebol feminino português pelos grandes clubes.
É ainda importante ressalvar que Francisco Neto repete 13 dos nomes escolhidos para o Euro 2017, e que a equipa conta com jogadoras que participaram em competições importantes de formação, como os Europeus de sub-19 e sub-17.
Europeu 2022 – Grupo C de Campeãs?
Portugal está inserido no grupo C do Europeu Feminino 2022, junto com Suíça, Países Baixos e Suécia.
O grupo não é fácil, na verdade. Os Países Baixos venceram a última edição da prova e perderam a final do mundial; as suecas ficaram no pódio do Mundial de 2019, disputado em França (alcançaram o 3.º lugar), estando igualmente no segundo lugar do ranking mundial; e, por fim, as suíças – na teoria, a equipa mais acessível do grupo, mas que conta com jogadoras que participam nos principais campeonatos europeus, como é o caso de Ana-Maria Crnogorcevic, do FC Barcelona.
Apesar destas aparentes contrariedades, Francisco Neto já demonstrou que a sua equipa tem capacidade para chegar mais longe e elevar o nome de Portugal além-fronteiras, mostrando muita confiança para este torneio.
🗓️ Anota na agenda as datas e horários de jogos da Seleção Nacional feminina no Euro 2022! 🇵🇹 pic.twitter.com/6TACcEvEOu
— bwin_pt (@bwin_portugal) July 8, 2022
Europeu Feminino 2022 – Quando joga Portugal?
Portugal entrará em campo no dia 9 de julho (sábado), iniciando a sua caminhada frente à Suíça, às 17h00. Na quarta-feira seguinte, dia 13, as adversárias serão os Países Baixos, às 20h00. A fase de grupos termina com o embate frente à Suécia, no dia 17 (domingo) às 17h00.
Portugal jogará sempre no mesmo estádio, o Wigan & Leigh, nos arredores de Manchester, casa da equipa feminina do Manchester United. O objetivo será assegurar um dos dois primeiros lugares que dão acesso à continuidade na prova.
As fases a eliminar começam com os quartos-de-final, a partir do dia 20 de julho, e estendem-se até ao dia 23 do mesmo mês. As meias-finais serão jogadas entre os dias 26 e 27.
A grande final está marcada para o dia 31 de julho, no mítico estádio de Wembley, palco de alguns dos mais importantes confrontos da história do futebol europeu.
Portugal joga também na bwin!
A bwin vai estar a acompanhar o Europeu de Futebol Feminino. Confere as melhores odds, procura dar voz aos teus prognósticos e mostra que conheces esta vertente do futebol como ninguém!
Foto de Capa: FPF