Tudo o que precisas saber sobre a história da Copa Libertadores
Quando foi criada a Copa dos libertadores da América?
A Copa Libertadores da América nasceu em 1960. O nome homenageia os líderes da independência das nações da América do Sul.
Falamos de Simón Bolivar, Dom Pedro I, José de San Martin, Antonio José Sucre e Bernardo O’Higgins.
Quando começa a Copa dos libertadores?
Desde 2017 que este torneio começa no final da janeiro e acaba em novembro. Nele participam os vencedores dos campeonatos nacionais das federações filiadas à Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL).
Para além dos campeões, participam também os melhores classificados dos torneios nacionais ou campeões de outros torneios. Sem esquecer o campeão da Libertadores e da Sul-Americana do ano anterior.
A final da edição de 2022 é jogada dia 29 de outubro, entre o Flamengo e o Athlético Paranaense, no Estádio Monumental, Equador.
Finais históricas da Copa Libertadores
A primeira final da Copa Libertadores: 1960
O Peñarol, do Uruguai, tornou-se no primeiro campeão da história da Copa dos Libertadores ao vencer em casa o Olimpia, do Paraguai, por 1-0 , e empatar (1-1) em Assunção.
Final da Copa Libertadores de 1962
O Santos de Pelé foi a primeira equipa brasileira a conquistar este troféu. A final, disputada frente ao Peñarol, foi disputada em três jogos. Houve vitórias brasileiras por 2-1 no primeiro jogo e no terceiro por 3-0. O segundo teve triunfo da formação uruguaia.
Final da Copa Libertadores de 1964
O Independiente ganharia a primeira de sete finais desta competição. Após um nulo no primeiro jogo, os argentinos foram superiores ao Nacional Montevideo (1-0).
Final da Copa Libertadores de 1977
O Boca Juniors ganhou a primeira Copa frente aos brasileiros do Cruzeiro. Foram disputados três jogos. O primeiro teve vitória do Boca e o segundo, vitória brasileira. No terceiro jogo, a decisão desenrolou-se até às grandes penalidades, caindo a favor dos argentinos.
Final da Copa Libertadores de 1981
Zico e companhia conquistaram a primeira Copa do Flamengo diante do Cobreloa do Chile. Uma final dividida novamente em três jogos. Os primeiros dois tiveram uma vitória para cada lado. No terceiro, o resultado terminou em 2-1 para o Flamengo, com dois golos de Zico e uma resposta insuficiente de Merello.
Final da Copa Libertadores de 1986
A final desta temporada foi vencida pelo River Plate. Dupla vitória sobre os colombianos do América de Cali (2-1 e 1-0).
Final da Copa Libertadores de 1991
O Colo-Colo é a única equipa do Chile a deter estre troféu no seu historial. Numa final decidida no segundo jogo, Pérez (dois golos) e Herrera garantiram a vitória contra o Olímpia do Paraguai.
Final da Copa Libertadores de 1992
Os brasileiros do São Paulo conquistaram neste ano a primeira Copa da sua história. O adversário foi o Newell’s Old Boys.
O duelo inaugural foi ganho pelos argentinos (1-0). No segundo, os tricolores venceram nas grandes penalidades por 3-2, após 1-0.
Final da Copa Libertadores de 2005
Foi o terceiro troféu para o São Paulo. No primeiro jogo com o Atlético Paranaense houve empate (1-1). No segundo, aconteceu um 4-0 “São Paulino”.
Final da Copa Libertadores de 2008
A Liga de Quito ganhou o primeiro encontro por 4-2. O Fluminense foi feliz no segundo jogo ao vencer por 3-1. Nas grandes penalidades, a vitória sorriu aos equatorianos por 3-1.
Final da Copa Libertadores de 2019
Jorge Jesus levou o Estádio Monumental (Lima) a uma explosão de loucura. O Flamengo venceu o River Plate por 2-1 no dia 23 de novembro, consumando assim uma reviravolta épica.
Os argentinos venciam desde os 14 minutos, com um golo de Borré. Gabriel Barbosa, aos 89 e aos 92 minutos, deu uma saborosa vitória aos brasileiros, que não venciam a competição desde 1981.
Final da Copa Libertadores de 2020
Jesus abriu caminho e Abel Ferreira depressa o seguiu. Em 2020, o técnico português venceu o troféu frente ao Santos por 1-0, no mítico Maracanã.
O Palmeiras já não festejava um título da Copa Libertadores há 21 anos.
A última final da Copa Libertadores
Em 2021, Abel Ferreira levou novamente o troféu, pela segunda vez consecutiva. O Flamengo, que tinha ganho a edição de 2019, foi a vítima do Verdão numa das noites mais gloriosas da sua história.
No final o placard mostrava 2-1 a favor da equipa treinada pela equipa de São Paulo.
E agora?
Pela primeira vez em três anos, não haverá um técnico português no banco.
No entanto, a final de 2022 contará com velhos conhecidos do futebol português, como David Luiz, Everton “Cebolinha” ou Gabriel “Gabigol” Barbosa, e ainda Luiz Felipe Scolari, ao comando do Athletico-PR.