A fina da Taça de Portugal é sempre um momento único. O piquenique no Jamor, o convívio, os golos (e os “quases”), as defesas, as histórias e a emoção. Isto tudo pode resumir a história daquela que é a prova rainha em Portugal. Mas estes jogos também se fazem de heróis. Fica então a conhecer os salvadores da Pátria – neste caso, dos clubes – que marcaram a Taça de Portugal à sua maneira.
Jogadores que fizeram história na Taça de Portugal
Arnaldo Carneiro
Arnaldo Carneiro é o primeiro jogador a quem damos destaque. Em 1938/39, marcou dois golos diante do SL Benfica, e deu assim à Académica primeira Taça de Portugal não só da história da “Briosa”, mas também da história do futebol português. O jogo terminou num 4 – 3 a favor da formação de Coimbra.
Artur Quaresma
Em 1942, o tio-avô do Ricardo Quaresma, o Artur Quaresma, marcou um dos dois golos d’Os Belenenses na final da Taça de Portugal diante do Vitória SC. O resultado viria a terminar num 2 – 0 para os lisboetas.
Rogério Pipi
Rogério Pipi foi o herói da final da Taça de Portugal na época 1951/52 ao apontar três golos frente ao Sporting. O último tento marcado por este herói foi em cima do minuto 90, fazendo desta uma final muito emocionante. O resultado? 5 – 4 para as “águias”.
Silva e Oliveirinha
Esta final tinha tudo para ser memorável. Afinal, o FC Porto alegou que deveria ser disputada no norte porte ambos os clubes eram daí (seria um FC Porto x SC Leixões), pedido que foi acedido. Silva e Oliveirinha acabaram por gelar o Estádio das Antas fazendo com que o Leixões vencesse em 1961 a única Taça de Portugal da sua história, vencedo os “dragões” no seu próprio estádio por 2-0.
Miguel Perrichon
A primeira Taça de Portugal do SC Braga foi conquistada diante do Vitória FC, onde venceu por 1 – 0. O único golo desta partida jogada em 1966, foi apontado pelo argentino Miguel Perrichon.
Eusébio
Eusébio da Silva Ferreira é um nome incontornável do futebol português, por isso não podia passar despercebido nas finais da Taça de Portugal. Foi o herói na edição de 1971/72 depois de apontar três golos ao Sporting, o último já no prolongamento (3-2). O SL Benfica conquistou assim a 15.ª Taça de Portugal.
Marinho
Em 1973/74, Marinho o herói do Sporting CP na Taça de Portugal. Num duelo renhido entre “leões” e “águias”, marcou o tento do triunfo verde e branco, após prolongamento, culminando numa vitória por 2-1.
Nené
Nené era conhecido por não sujar os calções, o que não impediu que marcasse três golos na final da Taça de Portugal de 1980/81. O “hat-trick” marcado ao FC Porto estabeleceu o resultado de 3-1 frente ao FC Porto, levando assim a mais uma conquista das “águias”.
Paulo Bento
Começava a década de 1990 e o Estrela da Amadora estava na final da Taça de Portugal. Num embate frente ao SC Farense, Paulo Bento viria a marcar o primeiro de dois golos do emblema tricolor. O resultado ficou então definido em 2 – 0 e a equipa da Amadora levantou o seu primeiro troféu da Taça de Portugal.
Erwin Sánchez
Em 1996/97, o boliviano Erwin Sánchez marcou dois golos num xeque-mate axadrezado às “águias” por 3-2. Curiosamente, nessa equipa jogava Nuno Gomes, que também marcou um golo, e que na temporada seguinte se transferiu para os “encarnados”.
Ricardo Sousa
Dois dos históricos do campeonato nacional português encontraram-se na última final da Taça de Portugal do milénio, em 1998/1999. Num jogo épico a todos os níveis entre o Beira-Mar e o Campomaiorense, valeu o golo de Ricardo Sousa para os aveirenses levantarem a Taça na época 1998/99, terminando assim numa vitória do Beira-Mar por 1 – 0.
Tiuí
“Tiui, Tiui, Tiui mete a bola dentro, e faz o Sporting ganhar”, foi o que muito adepto leonino cantou na altura numa canção inspirada numa música do Iran Costa. Estávamos na época 2007/08′, e os “azuis e brancos” perderam a final da Taça de Portugal com um bis do sportinguista Tiuí no prolongamento. O Sporting CP venceu por 2-0 e conquistou a 15.ª Taça de Portugal.
Marinho
A Académica, um dos clubes históricos que já estiveram na Primeira Liga, voltou a vencer a Taça de Portugal mais de 70 anos da primeira, aquando da final inaugural. O rapidíssimo Marinho marcou o único golo da final da Taça de Portugal de 2011/12, frente ao Sporting CP, e tornou-se no herói da equipa de Coimbra.
Ricardo Pereira
Na 2012/13, aos 81 minutos, Ricardo Pereira, então às ordens de Rui Vitória, deu o triunfo ao Vitória SC na final da Taça de Portugal. Os vitorianos venceram o SL Benfica por 2-1, com uma reviravolta no marcador nos últimos 11 minutos, e conquistaram a primeira Taça de Portugal para Guimarães.
Alexandre Guedes
A equipa 2017/18 foi inesquecível para os sportinguistas, mas pelos piores motivos. Mas o azar de uns tornou-se no sonho de outros. O Jamor recebeu o jogo entre Desportivo das Aves e Sporting CP, e a formação da Vila das Aves acabou por levar a melhor sobre um leão ferido.
Venceram por 2-1 e Alexandre Guedes foi o herói do jogo, ao apontar um bis para a equipa nortenha. Assim, o CD Aves conquistou a primeira Taça de Portugal do seu palmarés.