A história da Taça de Portugal já é longa, aquela que é considerada, de forma unanime, como a prova rainha do futebol português. Onde clubes não profissionais medem forças com os chamados grandes de forma igual, exaltando o público para a festa que se quer no futebol.
A primeira
A Taça de Portugal teve o seu pontapé de saída na temporada 1938/39, com a final a ser jogada no lendário Campo das Salésias, em Lisboa. Nesse jogo entre a a Associação Académica de Coimbra e o Sport Lisboa e Benfica, a vitória foi dos estudantes por 4-3. Assim, Albano Paulo foi o primeiro treinador a conquistar esta competição.
Dados históricos
Desde então, aconteceram mais de 75 finais, com duas interrupções pelo meio. Mais concretamente, na época 1946/47, por constrangimento de calendários, e, ainda, em 1949/50, não se realizou porque o Jamor estava reservado para a Taça Latina. Também neste capítulo, as finais da Taça de Portugal também tiveram vários palcos escolhidos para as suas finais: Campo das Salésias; Estádio do Lumiar; Antas; José de Alvalade e Cidade de Coimbra, mas a maior parte das finais é sempre no histórico Estádio Nacional, no Jamor. Por sua vez, Otto Glória e José Maria Pedroto são treinadores que mais vezes conquistaram este torneio.
Os títulos desta competição estão divididos pelo SL Benfica, com 26 títulos; FC Porto e Sporting CP com 17 títulos cada um; Boavista 5 títulos, “Os Belenenses” e Vitória Futebol Clube e SC Braga com 3 títulos cada um. Seguem-se a Académica de Coimbra com 2 títulos; Beira-Mar; Estrela da Amadora; Leixões, Vitória Sport Clube e o Desportivo das Aves, inscreveram o seu nome na lista de vencedores por uma vez.
Agora, destaque para os clubes que nunca venceram, mas que chegaram a finais. Falamos do Atlético CP, Marítimo e Rio Ave, duas vezes cada um, seguindo-se a presença por uma vez do Estoril-Praia; Olhanense, Torreense; Sporting Covilhã; Farense; Campomaiorense; União de Leiria; Paços de Ferreira e Desportivo de Chaves.
Por fim, é sempre nos finais de maio, e no Jamor, que as equipas finalistas medem forças para saber quem é o vencedor da segunda prova mais importante do futebol em Portugal.
