O CF Estrela da Amadora é um clube com uma história quase centenária (festejou em 2022 o 90.º aniversário) e que é indissociável da cronologia do futebol português.
Entre várias conquistas e obstáculos, vamos-te contar um pouco da história do tricolor.
História do CF Estrela da Amadora
Criado na Amadora em 1932, o CF Estrela da Amadora era um sonho de sete pessoas que partilhavam a paixão pelo futebol. O nome, diz-se, veio de um dos fundadores, que apontou para o céu e sugeriu assim o “Estrela da Amadora Foot-ball Clube”.
A partir daí, e não obstante as dificuldades iniciais, começaram a sua ascensão no futebol. Conta-se também que, no primeiro jogo, frente ao Palmense (clube de São Domingos de Benfica), os jogadores fizeram o percurso a pé, tendo isso contado como aquecimento para a partida, acabando mesmo por vencer esse jogo por 2-1.
Oito anos depois, mudaram definitivamente o nome para Clube de Futebol Estrela da Amadora, permanecendo assim atualmente.
Participou pela primeira vez na Primeira Divisão no ano 1988/1989, terminando na oitava posição, permanecendo nesta competição por três temporadas.
No entanto, foi neste período que alcançou uma das suas maiores conquistas: venceu a Taça de Portugal frente ao SC Farense quando, após empate no primeiro jogo, se decidiu o vencedor através de uma finalíssima, que os amadorenses venceram por 2-0.
Esta conquista foi bastante saborosa, já que o Estrela da Amadora acabou por entrar na Taça das Taças, perdendo na segunda ronda frente aos belgas do RFC Liège. Na primeira eliminatória, venceram os suíços do Neuchâtel.
Os desafios e o renascer do CF Estrela da Amadora
Na temporada 2008/09 começaram os problemas financeiros do Estrela. A equipa tricolor foi relegada à segunda divisão e desclassificada de algumas provas, por falta de pagamento de inscrições e por dívidas a várias entidades.
O fim inevitável acabaria por ser escrito em 2011, quando o CF Estrela da Amadora foi dado como extinto e insolvente. Nesse mesmo ano, um grupo de sócios não quis deixar cair o clube da Amadora e criou o CDE – o Clube Desportivo Estrela.
Este, em 2020, fundiu-se com o Club Sintra Football, nascendo, assim, o Club Football Estrela da Amadora.
Os Estrelistas foram subindo dos distritais ao Campeonato de Portugal, vencendo o play-off de acesso à Segunda Liga em 2020/21. Em 2022/23, subiu, finalmente, à Primeira Divisão de Portugal.
O equipamento do CF Estrela da Amadora
Se os equipamentos do Estrela da Amadora fazem lembrar um outro clube, o Fluminense, não é por coincidência.
Isto porque, após uma visita de entidades ligadas ao tricolor brasileiro, foram enviados alguns equipamentos, cores que os Estrelistas começaram a representar no futebol português.
O Estádio do CF Estrela da Amadora
O Estádio José Gomes é a casa do histórico clube lisboeta. As cores das bancadas fazem lembrar o equipamento da equipa, pintadas de verde, vermelho e branco. Este foi um dos estádios com mais espetadores na Segunda Liga em 2022/23.
Foi recentemente renovado para poder albergar os jogos da Primeira Liga.
Jogadores emblemáticos do CF Estrela da Amadora
Do Estrela da Amadora saíram vários jogadores que fizeram parte do futebol português.
Falamos de Chalana, Rui Águas, Abel Xavier, Jorge Andrade, Pedro Barbosa, Paulo Bento, Paulo Fonseca, Dimas, Sérgio Conceição, Miguel, José Fonte, entre outros.
Treinadores emblemáticos do CF Estrela da Amadora
Não nos podemos esquecer ainda dos vários treinadores que passaram pelo banco do Estrela da Amadora.
De Fernando Santos a Jorge Jesus, passando por Jesualdo Ferreira a João Alves – que ficou na história do clube enquanto vencedor da Taça de Portugal – muitos são os nomes que já orientaram a equipa tricolor.