O início da Liga Portugal bwin 2022/23 está aí e já não conseguimos conter a ansiedade. Deixamos aqui uma pequena antevisão aos jogos da primeira jornada:
05/08
SL Benfica x FC Arouca (20h30)
O SL Benfica começa a Liga Portugal bwin muito motivado. Sem derrotas até ao momento e a meio de uma eliminatória importante para a Liga dos Campeões, os comandados de Roger Schmidt terão pela frente um adversário acessível, antes da deslocação até à Dinamarca para carimbar a passagem ao play-off da Champions.
O FC Arouca, que entra no Estádio da Luz menos pressionado, passou igualmente por diversas mudanças. O objetivo de Armando Evangelista é fazer melhor do que na época passada, garantido a manutenção o mais cedo possível. Apesar da saída de vários jogadores importantes, os arouquenses contam com algumas entradas que tentarão colmatar esses lugares.
Ausências/Dúvidas: João Victor, Lucas Veríssimo Ristic (Lesionados); Nico Galovic, Sema Velázquez e Pedro Moreira (Lesionados), David Simão (dúvida).
06/08
Rio Ave FC – FC Vizela (15h30)
A subida à primeira divisão do Rio Ave era algo bastante esperado por Vila do Conde, depois da caminhada consistente feita na segunda liga. Luís Freire – que, apesar de jovem, é já bastante experiente nos campeonatos portugueses – procura agora manter a equipa rioavista no principal escalão do futebol nacional. Um dos nomes a ter em conta é Guga, que sobressaiu na temporada passada e que se espera estar ao melhor nível na que se avizinha.
O Vizela foi uma das equipas em destaque na temporada passada na Liga Portugal bwin. Com pouco movimento no mercado de transferências, Álvaro Pacheco procura então cimentar a posição dos vizelenses na primeira divisão e, se possível, sofrer menos golos do que na temporada passada.
Ausências/Dúvidas: Vítor Gomes, Patrick William (dúvida); Ivanildo Fernandes (expulsão).
Estoril Praia – FC Famalicão (18h00)
O Estoril Praia começou bem a temporada 2021/22 da Liga Portugal bwin. No entanto, a mudança de treinador já no início desta temporada, com Nélson Veríssimo (ex-SL Benfica) a assumir o comando dos estorilistas, trouxe também várias mexidas na equipa da linha. Para já, a saída mais notada foi a de André Franco, anunciado no FC Porto, e as entradas de Gonçalo Esteves, Bernardo Vital e Tiago Araújo, demonstram que a formação da Amoreira procura apostar nos jovens para fazer render a sua época.
Já o Famalicão procura ir à Amoreira começar a temporada da melhor forma. Com Rui Fonte (que vai defrontar a sua antiga equipa) e André Simões como os principais nomes a chegar à formação nortenha, mas com outras saídas igualmente importantes, vai ser interessante ver como Rui Pedro Silva construirá o seu plantel para discutir a manutenção na Liga Portugal bwin esta temporada.
Ausências/Dúvidas: Lucas Áfrico (Lesão); Riccieli (Expulsão).
FC Porto – CS Marítimo (20h30)
O campeão nacional entra em campo sábado, em casa, frente ao Marítimo. A equipa azul e branca viu muitas das suas jovens promessas sair para outras ligas europeias (Vitinha para o PSG, Fábio Vieira para o Arsenal e Francisco Conceição para o Ajax), peças importantes do xadrez de Sérgio Conceição. No entanto, as entradas de Gabriel Veron, André Franco, David Carmo e Stephen Eustáquio parecem dar algum equilíbrio à equipa. Também a grande forma de Taremi e a irreverência de Otávio (de fora esta jornada por castigo) prometem dar que falar na equipa dos “dragões”.
Por outro lado, Vasco Seabra, que trouxe a formação do Marítimo da despromoção até à manutenção na liga Portugal bwin 2021/22 (num contundente décimo lugar), chega ao Dragão com poucas mexidas, mas com uma a ser sonante, a de Ali Alipour. Há curiosidade para ver o que o técnico conseguirá fazer com a equipa insular esta temporada.
Ausências/Dúvidas: David Carmo e Otávio (Castigo), Wilson Manafá (lesionado), Evanilson (em dúvida).
Começa hoje a #LigaPortugalbwin 🔥 pic.twitter.com/WDS6LOipVM
— bwin_pt (@bwin_portugal) August 5, 2022
07/08
Santa Clara – Casa Pia (15h30)
A equipa açoriana ficou sem dois jogadores importantes esta época: Morita, que saiu para o Sporting CP, e Lincoln, transferido para o Fenerbahce. Contudo, Mário Silva deseja certamente alcançar um dos principais objetivos: a manutenção. Para tal, contará igualmente também com a experiência do capitão João Afonso para ter uma época um pouco mais descansada. A receção abrirá as portas da Liga Portugal bwin ao recém-promovido Casa Pia.
Já os “gansos”, que voaram directamente para a Liga Portugal bwin, são uma das boas notícias do nosso campeonato. Filipe Martins e a sua armada procuram manter a qualidade mostrada na época transata, onde a permanência de Saviour Godwin e Afonso Taira poderão ser fundamentais para o estilo de jogo da equipa.
Ausências/Dúvidas: Carnejy Antoine e Fernando Varela (Lesão).
SC Braga – Sporting CP (18h00)
Este será o grande jogo da jornada. O SC Braga, com um novo treinador – Artur Jorge substituiu Carlos Carvalhal que saiu para o Al-Wahda – o objetivo dos “gverreiros” é claro: vencer, pelo menos, um troféu. Apesar de algumas saídas, a entrada de Diego Lainez poderá dar que falar.
O Sporting CP viu sair do seu plantel Pablo Sarabia, João Virgínia (fim de empréstimo) e João Palhinha (Fulham). Por outro lado, as entradas de Franco Israel (em boa hora devido à lesão de Antonio Adán), Jeremiah St. Juste, Morita, Trincão e Rochinha vieram colmatar algumas lacunas da equipa de Rúben Amorim. Pedro Gonçalves já deu bons indicadores na pré-temporada, ficando no ar a importância que o médio irá ter na equipa.
Ausências/Dúvidas: Antonio Adán, Daniel Bragança (Lesão) e Manuel Ugarte (em dúvida)
GD Chaves – Vitória SC (20h30)
Este será, certamente, um jogo importante para ambas as equipas. O GD Chaves volta à Liga Portugal bwin após três anos no escalão secundário do futebol português.
A formação flaviense conseguiu manter alguns dos jogadores primordiais para o sucesso da temporada passada, como é o caso de João Correia e João Teixeira, e encontra na primeira jornada uma equipa que enfrenta uma grande decisão em breve.
Isto porque o ritmo competitivo começou mais cedo para o Vitória SC, que disputa o acesso à Liga Conferência UEFA. O jogo da Liga Portugal bwin disputa-se a meio de uma eliminatória complicada para os vitorianos, que não obtiveram um bom resultado na primeira mão. Mais ainda por causa da saída de Pepa antes do arranque da nova época, deixando a Moreno pouco tempo para moldar a equipa à sua maneira. O ex-jogador vai ter agora uma prova de fogo, procurando deixar os vitorianos o mais bem classificados possível, tentando ainda chegar aos lugares de acesso a uma prova europeia.
Ausências/Dúvidas: Rodrigo Moura e Euller (Lesão) e Obiora (dúvida); Jorge Fernandes e Tomás Handel (Lesão).
Portimonense SC – Boavista FC (20h30)
O Portimonense SC veio igualmente de uma época atribulada, com Paulo Sérgio a ter de tomar as rédeas de um plantel que rapidamente ficou desfalcado após a saída de Beto. A preparação da temporada 2022/23 foi algo intermitente. O mais recente reforço foi Diaby para o meio-campo, tentando colmatar o lugar de Lucas Fernandes.
Já o Boavista FC, com Petit ao comando, vai procurar melhorar as exibições da época passada, após a saída de vários jogadores importantes (como Musa e Porozo). Com a chegada de Salvador Agra e de Bruno Lourenço, vê nas alas uma forma de reforçar o ataque.
Ausências/Dúvidas: Carlinhos, Gustavo Klismahn e Bryan Róchez (lesão).
08/08
Gil Vicente FC – FC Paços de Ferreira
A primeira jornada da Liga Portugal bwin termina com um Gil Vicente FC – FC Paços de Ferreira.
A equipa de Barcelos luta igualmente por um lugar numa competição europeia, recebendo o Paços de Ferreira antes da derradeira decisão no que à permanência na Liga Conferência Europa diz respeito.
Por outro lado, o facto de ter sido uma das equipas “maravilha” da temporada passada dá mais pressão à formação de Ivo Vieira (que substituiu Ricardo Soares no comando dos “galos”, que procurará fazer, pelo menos, uma caminhada semelhante.
Do lado do Paços de Ferreira, a pressão não será a mesma, decerto. De “cabeça limpa” para o início da temporada, a formação de César Peixoto começou desde cedo a preparar a temporada 2022/23.
A permanência de Nico Gaitán ajuda a dar experiência e sabedoria à equipa. Também Luiz Carlos, em dúvida por causa de uma lesão, tem vários anos de primeira liga, o que poderá ajudar a dar a estabilidade necessária à formação de Paços de Ferreira.
Ausências/Dúvidas: Kritciuk (dúvida); Jorge Silva (lesão) e Luiz Carlos (dúvida).
A Liga Portugal bwin joga-se aqui!
Em bwin.pt encontras as melhores odds para a Liga Portugal bwin. Faz a tua análise às partidas e aproveita todas as promoções que temos reservadas para ti. Também temos várias ofertas para outras Ligas Europeias.
Foto de Capa: Liga Portugal