A Liga das Nações é a nova competição para seleções europeias que visa substituir os jogos amigáveis. Dada a insatisfação das federações europeias de futebol com os jogos amigáveis, as pausas para seleções tornam-se mais competitivas e atraentes com esta nova prova. O blog da bwin vai explicar-te tudo sobre esta nova competição da UEFA.
Ao contrário do que se possa pensar inicialmente, o Campeonato da Europa vai continuar a existir nos mesmos moldes e não acabar, como muito se especulou.
Como foi criada?
A UEFA em conjunto com as federações que a compõem concluiu que os jogos amigáveis nos interregnos das competições não eram competitivos. Foi considerado que esses jogos não acrescentavam nada, dando pouco retorno financeiro e competitivo. Assim, as federações europeias e a UEFA, desde 2011, têm vindo a criar uma competição que traga emoção a tudo e a todos sem criar conflitos com as competições já criadas. A Liga das Nações é semelhante ao das ligas nacionais e fases de grupos da Liga Europa ou da Liga dos Campeões. Temos assim uma competição jogada a duas voltas, todos contra todos, vitória vale 3 pontos e no fim há um vencedor. O que acontece com o vencedor vai depender da liga em que este se encontra. É que se a base desta competição é já de si familiar para quem segue o futebol, já o formato em é original.
Ligas e grupos
Na prática, existem quatro ligas, designadas de A a D, sendo que a A é a primeira divisão enquanto a D é a quarta e última. Cada liga tem quatro grupos com quatro equipas cada. Os primeiros classificados de cada grupo da liga A disputam a Final Four para apurar o campeão da Liga das Nações. Já os vencedores dos grupos das outras ligas sobem para a liga acima, trocando de lugar com os últimos classificados de cada grupo dessas ligas. Aos últimos classificados dos grupos da liga D não acontece nada, ficam apenas em último. Nas ligas A e B têm as seleções mais fortes com grupos de três equipas cada. Nas ligas C e D, os grupos terão 4 equipas cada, exceto o grupo 1, que terá 3. Como se sabe, nunca é fácil arrumar um número ímpar de seleções. A UEFA conta atualmente com 55 federações.
Notas finais
A primeira Liga das Nações foi jogada em setembro de 2018 com a Final Four realizada em junho de 2019. Portugal foi campeão após triunfo sobre a Holanda com um golo de Gonçalo Guedes. A distribuição das seleções pelos grupos e ligas foi feita inicialmente com base no ranking da FIFA, com data de 15 de novembro de 2017. Ou seja, a organização da Liga das Nações começou a ser feita após a qualificação para o Mundial de 2018. Referir ainda que a Liga das Nações dá acesso a quatro lugares no Europeu de futebol seguinte através de um play-off. Vinte equipas apuradas via qualificação normal (os dois primeiros classificados de cada um dos dez grupos de qualificação) mais os quatro que vêm desta nova competição.