conecte-se conosco

Olá, o que procuras?

Futebol

Liga das Nações – Duelo ibérico abre o apetite

Mais de 100 anos passaram desde a primeira vez que soou um apito numa partida entre Portugal e Espanha. Desta feita, o estádio Benito Villamarín, a casa do Bétis de Sevilha, será o palco do início da caminhada da equipa lusa na Liga das Nações, começando então com o grande dérbi frente ao país vizinho.

Apesar de nem sempre ter sido assim, o equilíbrio tem pautado as disputas entre ambas as equipas. À exceção do Campeonato Europeu de 2012 (que os espanhóis viriam a vencer), as últimas partidas acabaram sempre em empate, sendo que os últimos não tiveram qualquer golo marcado.

No entanto, os comandados de Fernando Santos – que assumiu não haver adversários fáceis nem “sorteios desejáveis” – querem voltar a erguer o troféu de Campeão da Liga das Nações, já que foram os primeiros a conseguir essa proeza. No que toca à Espanha, a melhor posição alcançada foi um segundo lugar, fruto da derrota contra França na última edição.

As figuras do jogo

Importa destacar a grande qualidade dos jogadores envolvidos, especialmente a das estrelas em ascenção. Se do lado da equipa da casa, Ansu Fati é um dos jovens que mais cartas tem vindo a dar no panorama futebolístico, Rafael Leão, considerado o melhor jogador da Série A, entra nas contas de Fernando Santos e está preparado para mostrar que é carta no baralho para o Mundial que se apoxima.

Se sangue novo é algo que corre em ambos os plantéis, não nos podemos esquecer que as vozes da experiência poderão ser fundamentais. Casos como os de Rui Patrício, Danilo, Raphael Guerreiro, Pepe, João Moutinho, William Carvalho e, claro, Cristiano Ronaldo, poderão ser fundamentais para fazer a equipa chegar a bom porto.

Portugal procura vencer a segunda Liga das Nações. Foto: FPF

Do lado inverso, Luis Enrique conta nas suas fileiras com jogadores habituados a vencer, como Sergio Busquets (melhor jogador da final-four da Liga das Nações em 2021) e Jordi Alba, campeões europeus em 2012. Destaque ainda para a chamada de Pablo Sarabia (ex-Sporting) e para a ausência de David de Gea, guarda-redes que não tem contado para o selecionador espanhol.

Este jogo poderá também ser particularmente marcante para alguns jogadores portugueses. Prestes a atingir marcas redondas no número de internacionalizações estão João Moutinho, com 144 partidas disputadas até ao momento, André Silva, à beira do seu jogo 50, e Gonçalo Guedes – o marcador do golo que deu este mesmo troféu a Portugal na sua primeira edição – que poderá participar no 30.ª embate pela camisola das quinas.

Ambas as equipas têm muito a ganhar, pelo que existem todos os ingredientes para um jogo memorável. Será que Ronaldo vai fazer a festa frente a alguns dos seus ex-colegas de equipa, ou será a equipa espanhola a tocar a sinfonia perfeita?

Mostra que és o ás das previsões

Em bwin.pt podes encontrar as melhores odds e promoções para as partidas da Liga das Nações. Prova que dominas o mundo das seleções e faz de ti também um vencedor!

Mais artigos aqui.

Artigos que também podes gostar

Apostas

A bwin chegou a Portugal a partir da compra através da Entain das licenças que a bet.pt possuí para operar em território nacional. Quer...

Futebol

Dezembro chegou e trouxe com ele o espírito natalício com o Passatempo Magia de Natal! De 1 a 24 de dezembro, a bwin vai...

Futebol

O Newcastle foi adquirido recentemente pelo Public Investment Fund, liderado pelo príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman. Segundo consta, tem uma fortuna...

Futebol

Pedro Correia, Ró-Ró para os amigos, nasceu no bairro do Casal de São José em Mem Martins, Sintra, e é atualmente é internacional pelo...