O mês de maio terminou com grandes decisões para os clubes portugueses, no que respeita ao habitual “elevador” da manutenção. GD Chaves e Moreirense FC debateram-se em duas partidas de grande nível, para saber quem ficaria com a última vaga da Liga Portugal bwin da próxima temporada.
Vamos então focar naqueles que garantiram a subida de divisão: Rio Ave FC, Casa Pia AC e GD Chaves.
Rio Ave de frente para os grandes
A formação de Vila do Conde carimbou, com sucesso, a subida direta ao escalão principal, depois da surpreendente descida de divisão na temporada passada (recordemo-nos que na época de 2020/2021, estiveram à beira de eliminar o AC Milan no playoff de acesso à Liga Europa). À entrada para a última jornada, frente ao GD Chaves, tanto vilacondenses como flavienses tinham a passagem direta em aberto. A equipa de Luís Freire, treinador jovem mas já habituado às subidas, foi mais competente e mesmo com alguns precalços pelo meio, conseguiu sagrar-se campeã. Para além da II Liga, o Rio Ave ainda lutou por uma vaga na Taça da Liga e foi derrotado na Taça de Portugal pelo finalista CD Tondela.
A festa pintou-se a verde e branco e, apesar do entrosamento da equipa, houve algumas figuras-chave que ajudaram a concretizar o objetivo da formação vilancondense. Se Ukra e Vítor Gomes trouxeram a experiência de largos anos nas divisões principais, a irreverência de Guga trouxe também bons momentos à equipa agora primodivisionária. Não nos podemos esquecer ainda de Aziz, principal goleador da equipa com 11 golos, e de Pedro Mendes, habituado também a grandes palcos.
Com todos os ingredientes colocados na altura certa, vai ser interessante ver qual a posição que o Rio Ave irá ocupar na próxima temporada, sabendo que o grau de dificuldade será agora acrescido.
Um ano depois de descer, o Rio Ave vence o campeonato e regressa à Liga Portugal bwin 👏 pic.twitter.com/hB475lwSXq
— bwin_pt (@bwin_portugal) May 15, 2022
2022: o ano de glória para o Casa Pia AC
83 anos. Pouco mais de oito décadas depois, o Casa Pia AC volta a nadar na “piscina dos grandes”, tendo garantido a passagem à Liga Portugal bwin de forma direta. O objetivo não era fácil, mas a equipa lisboeta conseguiu marcar presença no principal escalão português.
Para além da disputa do título, ainda participou na taça rainha, sendo derrotado pelo Sporting CP nos oitavos de final da prova.
Contudo, Filipe Martins, técnico da equipa casapiense, manteve-se fiel à meta da subida. Com a importante ajuda de Saviour Godwin e de Jota no ataque, para além do capitão Vasco Fernandes e de Leonardo Lelo, a equipa manteve-se em grande rendimento na segunda divisão, cumprindo assim o objetivo de subir à Liga Portugal bwin em três anos.
Pela primeira vez desde 1938/39, o Casa Pia regressa à Liga Portugal bwin 👏 pic.twitter.com/lgJnyaWiAv
— bwin_pt (@bwin_portugal) May 15, 2022
GD Chaves e a luta até ao fim
Sina mais complicada teve a equipa do GD Chaves. Depois de três temporadas na segunda divisão, os flavienses conseguiram, finalmente, subir ao principal escalão. Após várias jornadas de bastante luta, ainda esgrimaram um duelo final com o Moreirense FC, a duas mãos, no playoff do campeonato.
A lutar pela subida direta com o Rio Ave FC, os flavienses conseguiram derrotar a equipa da primeira divisão, fazendo assim a festa e levando o principal escalão outra vez para a região de Trás-os-Montes.
A bwin dá as boas-vindas aos três clubes que agora subiram
As emoções do campeonato principal podem esfriar, mas na próxima temporada tens já à tua espera os novos desafios que Rio Ave FC, Casa Pia AC e GD Chaves vão encontrar na Liga Portugal bwin. Até lá, aproveita para mostrar os teus conhecimentos em bwin.pt.
