Após 5 épocas no Barcelona, Luís Figo mudou-se para o Real Madrid. Uma troca imperdoável para os adeptos dos Culés. A mudança do jogador português aconteceu no verão quente de 2000, com o Real Madrid pagou cerca de 60 milhões de euros por Luís Figo. O internacional luso estava no coração dos adeptos do Barcelona, mas deixou tudo isso trás para passar a ser uma das figuras indesejáveis na Catalunha.
No clássico da época 2002/03, ao minuto 24, Luís Figo foi bater um pontapé de canto, em pleno Estádio Camp Nou. Mal se aproximou da bandeirola de canto, sentiu a fúria dos Culé que sentiram a mudança do português como uma “traição”. Posteriormente, os protestos atiraram vários objetos, onde até Puyol tentou, em vão, acalmar os adeptos.
Para se ter ideia, a fúria foi tanta que até uma cabeça de porco foi atirada para o relvado. Dada essa situação, o jogo foi suspenso para acautelar a integridade do então camisola 10 do Real.
Figo voltou depois ao Camp Nou como adversário, tanto pelo Real Madrid, como dirigente, pelo Inter de Milão, mas nunca mais teve nenhuma reação como esta. Além disso, naquele histórico 21 de outubro de 2000, podia-se ver uma mensagem nas bancadas. “Figo, odiamos-te porque te amávamos.”, era a mensagem que se podia ler.
A cabeça de porco lançada contra Luís Figo pelos adeptos do Barcelona na visita o Camp Nou, tornou-se uma obra de arte. Com direito a várias réplicas. A primeira ficou em exposição, na Alemanha, na localidade de Essen. Posteriormente, seguiram-se outros locais. Relatos contam que é o objeto mais visitados.