Poucos acreditariam ser possível, mas a verdade é que Portugal não conseguiu carimbar a passagem à fase final do Mundial frente à Sérvia. Por isso, Portugal está no playoff de acesso ao Mundial. O golo de Mitrovic já no final da partida foi um balde de água fria, que veio castigar a falta de acutilância lusa na abordagem ao jogo, depois de estar a vencer logo aos 2 minutos.
No entanto, mais do que apontar culpados, é hora de levantar a cabeça e olhar em frente. Falhámos esta oportunidade, mas Portugal ainda pode conquistar o apuramento através do playoff. E já temos experiência nisso. Quem não se lembra da noite mágica de CR7 na Suécia em 2013, quando com um hat-trick nos levou ao Mundial do Brasil?
Desta vez, a mecânica do playoff será um pouco diferente, com Portugal a ter de enfrentar dois adversários para conseguir o objetivo. O sorteio, onde seremos cabeças de série, irá decorrer a 26 de novembro, e engloba os dez segundos classificados dos grupos de qualificação europeia, e os dois melhores classificados da última edição da Liga das Nações, que não tenham conseguido o apuramento direto ou um lugar no playoff.
Estes países serão então divididas por três “caminhos” de quatro equipas, que disputarão um mini-torneio com meias-finais e final a uma mão, a realizar entre 24 e 29 março (meias a 24 e 25 e finais a 28 ou 29). Os três vencedores de cada caminho garantem o bilhete para o Qatar.
Suécia, Rússia, Escócia, Áustria (através da Liga das Nações), Macedónia do Norte, República Checa e País de Gales são, até ao momento, as restantes equipas apuradas para o playoff. Dada a grande qualidade da maioria destas seleções não se adivinha uma tarefa fácil para Portugal, mas uma equipa com jogadores de classe mundial como Ronaldo, Bernardo Silva, Bruno Fernandes ou Rúben Dias, não pode ficar fora da competição. E acreditamos que isso não vai acontecer. E tu, apostas na presença da nossa Seleção no próximo Campeonato do Mundo?
Com Portugal no playoff de acesso ao Mundial podes continuar a acompanhar todos os jogos de qualificação em bwin.pt e aposta no melhor do futebol de seleções, mas lembra-te, sempre com responsabilidade!